Independent Renault Forums banner

Luz do visor do relógio/rádio sempre acesa (Fica acesa quando trancado, etc.) - Renault Clio 2001

1 reading
15K views 21 replies 2 participants last post by  wozz  
#1 ·
Tenho um problema recente em que o visor/luz do relógio/rádio não desliga, tentei seguir as sugestões de outros tópicos, mas sem sucesso.

Tentei:
Desconectar o terminal negativo da bateria e deixá-lo desligado por pelo menos 12 horas.
Remover o rádio, mas sem alterações.
O carro está numa garagem, por isso não deve haver problema com a humidade?

Só quando removo o fusível de 20 amperes para (sistema de áudio, relógio, espelhos retrovisores elétricos, lâmpadas interiores) é que o visor desliga. Volta a ligar assim que o fusível é recolocado.

Alguém tem a solução mágica?

(Apenas uma lâmpada funciona, tem sido o habitual há muito tempo)

#2 · (Edited)
Esta é difícil sem um diagrama de fiação relevante. Eu não tenho mais o carro com aquele visor, mas parece-me que me lembro dele ligando (a luz) com as luzes de presença, ou com o rádio. Ele escurece quando está ligado com as luzes de presença?
Você trancou o carro com o rádio removido para ver se ele apagava depois de um tempo? Não me lembro se é cronometrado?
Olhando para a pouca informação que consigo encontrar, onde os números podem não ser os mesmos, parece haver um par de diodos entre a alimentação e as lâmpadas dentro desse visor, F7 15A F27 10A conectam-se aos diodos (e também há uma alimentação de F29 20A, mas não parece alimentar as lâmpadas). Esses são os números no meu diagrama.
A primeira coisa a fazer é verificar esses diodos quanto a vazamento reverso e ver qual a voltagem neles. Tudo o que foi dito acima é especulação baseada em informações limitadas e não acho que as regras do fórum me permitam postar o diagrama que tenho (que encontrei online. Desculpe, este é o melhor que posso fazer).

#3 ·
Esta é difícil sem um diagrama de fiação relevante. Eu não tenho mais o carro com aquele display, mas parece-me lembrar que ele acendia (a luz) com as luzes de presença, ou com o rádio. Ele diminui quando está ligado com as luzes de presença?
Você trancou o carro com o rádio removido para ver se ele apagava depois de um tempo? Não me lembro se é cronometrado?
Olhando para a pouca informação que consigo encontrar, onde os números podem não ser os mesmos, parece haver um par de diodos entre a alimentação e as lâmpadas dentro daquele display, F7 15A F27 10A conectam-se aos diodos (e também há uma alimentação de F29 20A, mas não parece alimentar as lâmpadas). Esses são os números no meu diagrama.
A primeira coisa a fazer é verificar esses diodos quanto a vazamento reverso e ver qual é a voltagem neles. Tudo o que foi dito acima é especulação com base em informações limitadas e não acho que as regras do fórum me permitam postar o diagrama que tenho. Desculpe, isso é o melhor que posso fazer.
Ele não diminui com as luzes de presença (na operação normal, acho que sim). Acabei de tentar trancar o carro com o rádio removido, mas não houve diferença. Mas notei algo que pode ajudar. Depois de trancar o carro, a luz do interruptor de travamento da porta permanece acesa como deveria, ela permanece acesa por cerca de 1 minuto e depois apaga. 10 segundos depois disso, o display pisca. Como devo verificar vazamentos?

#4 · (Edited)
Acho que o tempo que fica ligado é determinado pela UCH, esperemos que não seja isso.
No mínimo, você sabe que parte dela (a uch) está funcionando porque a luz se apaga, então isso é esperançoso.
Você tentou remover um ou ambos os fusíveis que mencionei para ver o que acontece?
Além disso, com o plugue conectado, meça as tensões nos pinos do plugue em relação à terra em várias condições. Luzes laterais ligadas/desligadas (certifique-se de que o medidor está em volts, NÃO em corrente e tome cuidado para não curto-circuitar nada). Meça quando tudo estiver ativo e após um minuto, quando estiver travado, talvez?
Você precisa de outra pessoa para relatar qual é o comportamento normal desta lâmpada, quando você tranca o carro com o rádio ligado, acho que ela deve desligar quase imediatamente, e sem rádio não deve ficar ligada?
Em seguida, desconecte o plugue e meça a voltagem nos pinos do plugue*, tranque o carro e espere até que a outra luz diminua e veja qual é a voltagem nos pinos, se você estiver recebendo 12V sólidos nessa condição, está começando a apontar para a UCH (ou é chamado de BCM, não me lembro) Não tenho diagramas completos, mas se alguma água entrou na uch e houver corrosão no circuito, isso pode causar.
*Você também tem uma lâmpada de teste de 12v de baixa potência que você pode usar, há um problema com um medidor de alta resistência, ele pode dar uma leitura falsa porque pode haver voltagem com pouca corrente e ainda lerá, mas você deve testá-lo de qualquer maneira)
Se a voltagem desaparecer em um dos pinos quando ele entrar em suspensão, então é hora de verificar os diodos.
Ou com a unidade desconectada, você precisará de um multímetro com uma faixa de resistência ou com ela conectada, use uma configuração de teste de diodo se o seu medidor tiver um LINK
Desconectado com os fios no caminho, a resistência será muito alta (milhares de ohms, troque os fios e o diodo deve conduzir e a resistência será muito baixa (como um curto-circuito 0 ohms)
Estou no fim do meu conhecimento aqui, talvez outra pessoa possa mostrar onde está a uch, eu nunca precisei remover a minha.

#5 ·
Eu acho que o tempo que ele permanece ligado é determinado pelo UCH, esperemos que não seja isso. Pelo menos você sabe que parte dele está funcionando porque a luz se apaga, então isso é esperançoso.
Seja com a unidade desconectada, você precisará de um multímetro com uma faixa de resistência ou com ela conectada, use uma configuração de teste de diodo se o seu medidor tiver um LINK
Desconectado com os fios em volta, a resistência será muito alta (milhares de ohms, troque os fios e o diodo deve conduzir e a resistência será muito baixa (como um curto-circuito 0 ohms)
Você tentou remover um ou ambos os fusíveis que mencionei para ver o que acontece?
Você também deve conectá-lo e medir as tensões nos pinos do plugue em várias condições (certifique-se de que o medidor esteja em volts, NÃO em corrente e tome cuidado para não curto-circuitar nada).
Eu retirei todos os três fusíveis. Apenas F29 desliga a luz/display. Onde estão localizados os diodos?

#6 · (Edited)
edição posterior
Estou sem saber o que fazer, de acordo com o diagrama, a alimentação das luzes é feita por um fusível diferente, mas não mostra muitos detalhes. Tanto quanto posso dizer a partir das informações limitadas, os diodos estão na unidade de exibição.
Pensando um pouco mais sobre isso, talvez olhe primeiro para o uch, o que pode ser a melhor ideia, pois é provavelmente mais fácil, você terá que tirar a tela para medir como acima. Não tenho nenhum detalhe sobre a fiação do uch, mas não fará mal inspecioná-lo em busca de entrada de água ou corrosão.
Basicamente, se ainda houver uma alimentação de tensão viável para as lâmpadas nesses plugues na unidade de exibição quando eles estiverem desconectados e tudo estiver desligado, incluindo a ignição, então não é a unidade de exibição que está com defeito, a alimentação está vindo de outro lugar.
Desculpe, eu deveria ter sugerido verificar isso primeiro.
Tudo mais está funcionando corretamente?

#7 ·
edição posterior
Estou sem saber o que fazer, de acordo com o diagrama a alimentação das luzes é através de um fusível diferente, mas não mostra muitos detalhes. Tanto quanto posso dizer a partir da informação limitada, os díodos estão na unidade de exibição.
Pensando um pouco mais sobre isso, talvez olhe primeiro para o uch, o que pode ser a melhor ideia, pois é provavelmente mais fácil, você vai ter que tirar o display para medir como acima. Não tenho nenhum detalhe para a fiação do uch, mas não fará mal inspecioná-lo quanto à entrada de água ou corrosão.
Basicamente, se ainda houver uma alimentação de tensão viável para as lâmpadas nesses plugues na unidade de exibição quando eles estiverem desconectados e tudo estiver desligado, incluindo a ignição, então não é a unidade de exibição que está com defeito, a alimentação está vindo de outro lugar.
desculpe, eu deveria ter sugerido verificar isso primeiro.
Tudo o mais está funcionando corretamente?
Tudo o mais está funcionando perfeitamente bem. Pensando nisso, quando estava limpando o interior recentemente, tirei o F7, pois é onde minha câmera de painel está conectada. Tenho quase certeza de que, ao removê-lo, desliguei o display, mas ao colocá-lo de volta, ele ligou novamente. Obviamente, não estou recebendo isso agora, talvez isso possa ajudar a diagnosticar?
Suponho que terei que remover o painel para localizar o plugue e os díodos.

#8 ·
Tem a certeza absoluta de que ligou a dashcam corretamente? Remova a alimentação e coloque um fusível direto para verificar.
Não quero enviá-lo por caminhos errados para começar qualquer desmontagem pesada quando pode ser algo em que não pensámos.
... e eu realmente não me lembro quais eram as condições para o visor acender. Já faz muito tempo desde que tive o meu. O visor costumava acender quando movia a chave de ignição para a posição 1, mesmo que as luzes de presença estivessem desligadas? (isso é F7) E então, quando ligava as luzes de presença, era controlado pelo dimmer? (F27). Mas se a ignição estivesse desligada e você ligasse apenas as luzes de presença, o visor não acendia?
A tomada do isqueiro funciona quando a ignição está desligada? Não me lembro.
Pode ligar o rádio sem colocar a ignição na posição 1?
Então, se F7 não parar as lâmpadas, então presumivelmente as lâmpadas ainda estão a receber uma alimentação de tensão de um dos outros fios...?

Você não poderá verificar as tensões dos pinos do uch sem um diagrama e números dos pinos, a menos que tenha sorte e haja um sinal físico óbvio de entrada causando o problema. Houve outra publicação sobre alguém que substituiu alguns dos capacitores no uch, eles são mais propensos a falhar do que os diodos no visor, mas isso é tudo adivinhação sem medir o que está no plugue que entra no visor. Se remover F7 não parar as lâmpadas, então presumivelmente as lâmpadas ainda estão a receber uma alimentação de tensão de um dos outros fios..
Eu acho que isso precisa da opinião de outra pessoa.

#9 ·
Tem a certeza absoluta de que ligou a dashcam corretamente? Remova a alimentação e coloque um fusível direto para verificar.
Não quero enviá-lo por caminhos errados para começar qualquer desmontagem pesada quando pode ser algo em que não pensámos.
... e eu realmente não consigo lembrar quais eram as condições para o visor acender. Já faz muito tempo desde que tive o meu. O visor costumava acender quando você movia a chave de ignição para a posição 1, mesmo que as luzes laterais estivessem desligadas? (isso é F7) E então, quando você ligava as luzes laterais, era controlado pelo dimmer? (F27). Mas se a ignição estivesse desligada e você ligasse apenas as luzes laterais, o visor não acendia?
A tomada do isqueiro funciona quando a ignição está desligada? Não me lembro.
Você pode ligar o rádio sem colocar a ignição na posição 1?
Então, se F7 não parar as lâmpadas, presumivelmente as lâmpadas ainda estão recebendo uma alimentação de tensão de um dos outros fios...?

Você não poderá verificar as tensões de pinagem da uch sem um diagrama e números de pinos, a menos que tenha sorte e haja um sinal físico óbvio de entrada causando o problema. Houve outra postagem sobre alguém que substituiu alguns dos capacitores na uch, eles são mais propensos a falhar do que os diodos no visor, mas isso é tudo adivinhação sem medir o que está no plugue que entra no visor. Se remover F7 não parar as lâmpadas, presumivelmente as lâmpadas ainda estão recebendo uma alimentação de tensão de um dos outros fios..
Eu acho que isso precisa da opinião de outra pessoa.
Tenho quase a certeza absoluta de que está instalado corretamente. Está instalado há mais de 5 anos sem ter este problema. Eu tentei um fusível direto antes de postar. Tenho quase a certeza de que ele liga quando a chave está na segunda posição, que é também quando o isqueiro funciona. O rádio funciona sem ter uma chave. Com base no que posso ver, a alimentação vem de F29. Vou dar uma olhada e voltar.

#11 · (Edited)
Ok, coloquei um multímetro nos contatos da lâmpada do display. Tirei o UCH/BGM e ainda há voltagem. Tentei mais combinações de x e y, mas nada mudou. A única coisa que consigo reproduzir é que cerca de 1 minuto e 10 segundos depois que o carro é trancado, ele cai para 0 volts e depois volta para 12.

Desisti por enquanto, substituí as duas lâmpadas por novas. Então agora pode descarregar a bateria duas vezes mais rápido! Talvez seja um problema com o display ou possivelmente um relé?

#12 · (Edited)
@Gazah Com a ignição desligada, pode remover F7 15A e F27 10A e F26 10A (o que não acho que esteja envolvido, mas só por via das dúvidas) e ver se a luz apaga? O que foi para 0V e voltou para 12V?, e a luz apagou quando foi para 0V? Abriu a unidade de exibição e olhou para dentro? Esses diodos estão dentro. edição tardia - texto anterior removido, pois não tenho certeza sobre os relés, os números que dei podem estar errados, alguém sabe se existe um relé de luz de presença e sua localização?

#13 ·
@Gazah Com a ignição desligada, você pode remover F7 15A e F27 10A e F26 10A (o que eu não acho que está envolvido, mas só por via das dúvidas) e ver se a luz apaga?
O que foi para 0V e voltou para 12V?, e a luz apagou quando foi para 0V?
Você abriu a unidade de exibição e olhou para dentro? Esses diodos estão dentro.
Há um relé de luz de presença, 7, você pode tentar removê-lo e o relé dos circuitos auxiliares 15. Mas se esses relés estivessem com defeito, tenho certeza de que outras coisas não funcionariam
Vai passar por isso em um minuto. Desconectei a lâmpada e, em vez disso, coloquei meu multímetro para ver a voltagem. Quase o tempo todo foi 12V, exceto pela parte explicada acima. Abri a unidade de exibição e verifiquei os diodos, tenho quase certeza de que as leituras que obtenho estavam boas e definitivamente permitindo que a corrente fluísse apenas em uma direção. Tenho quase certeza de que verifiquei a coisa certa, estou certo em pensar que os diodos são os componentes marcados "14 12"? Aqui estão também as extremidades dos plugues para a unidade.

192000
192001

#15 ·
Sim, os díodos parecem os 14 12.
Estou sem ideias aqui e sem um circuito detalhado do visor é impossível saber se isto é causado por uma falha de um componente na unidade, e teria que estar habituado a encontrar falhas ao nível dos componentes. ALGUÉM SABE ONDE SE PODE OBTER UM CIRCUITO? Qual a possibilidade de conseguir outra unidade de visualização? O facto de não diminuir a intensidade quando se ligam as luzes de presença e se usa o dimmer leva-me a pensar que a falha está dentro da unidade. Também estou a enviar-lhe uma DM com algumas dicas.
Na ausência de poder curá-lo por enquanto, pode ser uma boa ideia arranjar algumas lâmpadas LED e instalá-las, o consumo de corrente será muito, muito menor e pode ser capaz de o deixar assim por um tempo?

#16 ·
Sim, os díodos parecem os 14 12
Estou sem ideias aqui e sem um circuito detalhado do visor é impossível saber se isto é causado por uma falha de um componente na unidade, e você teria que estar acostumado a encontrar falhas ao nível dos componentes. ALGUÉM SABE ONDE PODE OBTER UM CIRCUITO? Qual a possibilidade de obter outra unidade de visualização? O facto de não diminuir a intensidade quando se ligam as luzes laterais e se utiliza o dimmer leva-me a pensar que a falha está dentro da unidade. Também estou a enviar-lhe uma DM com algumas dicas.
Na ausência de poder curá-lo por enquanto, pode ser uma boa ideia arranjar algumas lâmpadas LED e instalá-las, o consumo de corrente será muito, muito menor e pode ser capaz de deixá-lo assim por um tempo?
Também estou a pensar que é o visor. A drenagem é de cerca de 0,25 amperes. Tendo em conta a saúde da bateria, etc., levaria 5 dias para descarregar totalmente. Vou apenas remover o fusível F29 quando estiver parado.

Fiz algumas pesquisas e descobri que o mesmo visor foi usado em Lagunas e Megane do mesmo período de tempo. Há casos em que as pessoas estão a ter exactamente o mesmo problema. Por isso, espero que um visor de substituição resolva isto.

Poderia fazer uma reparação ao nível dos componentes, mas não vale o meu tempo e preferia comprar a peça por 10 libras. Vou encomendar uma hoje.

#18 · (Edited)
Fiz mais algumas pesquisas em fóruns franceses, parece que alguém conseguiu resolver o problema com um novo visor.
Sim, mas isso seria muito fácil! Não suponho que você tenha conseguido encontrar um diagrama de circuito?
Isso foi com as duas lâmpadas? As lâmpadas devem ter 1,2 W, o que é 100mA cada, talvez um pouco mais se a voltagem da bateria for maior.