Independent Renault Forums banner

Aviso de sobreaquecimento do motor

2.4K views 14 replies 4 participants last post by  Rene3001  
#1 ·
Na noite passada, voltando para casa de Birmingham (cerca de 50 milhas), quando eu estava a cerca de 2 milhas de casa, de repente recebi um aviso de 'MOTOR SUPERAQUECIDO' no painel. O painel estava me aconselhando a parar. O medidor de temperatura estava no meio da faixa superior, mas não totalmente. Imediatamente reduzi as rotações e diminuí a velocidade e deixei o carro em ponto morto, o que permitiu que a temperatura caísse abaixo da zona superior e consegui levar o carro por arrasto nas últimas duas milhas para casa.

Então deixei o motor esfriar por algum tempo e verifiquei o nível do líquido de arrefecimento, que estava muito baixo. Não vi água em nenhum lugar embaixo do carro, então não parecia haver vazamento. Nunca tive problemas com o nível do líquido de arrefecimento antes, mas admito que não verifico há muito tempo. Esta manhã ainda não há vazamento, então a água evidentemente evaporou.

Estou supondo que o termostato provavelmente falhou. Como a maioria das coisas neste Clio, é difícil de alcançar, então o que deveria ser um trabalho de 5 minutos provavelmente vai me levar meio dia. Antes de fazer isso, eu queria perguntar se há algum teste que eu possa fazer para confirmar que é o termostato? A outra coisa que me preocupa é a possibilidade de uma junta queimada?

Agora que o reservatório de líquido de arrefecimento está cheio, seria seguro fazer um curto trajeto para observar se o medidor de temperatura se estabiliza no nível esperado?

#2 ·
Junta queimada, verifique a vareta/tampa do óleo quanto a borra bege parecida com maionese. Fora isso, um "kit de teste de cheiro" pode ajudar.

Uma viagem curta "não deve" prejudicar, mas vá com calma.

• Like
Reactions: BehnK
#4 · (Edited)
Ok, acabei de fazer um teste de cerca de 4 milhas de ida e volta. O indicador de temperatura subiu para a segunda marca quando cheguei ao meu destino e ficou parado, que é o que normalmente faz. Sendo assim, conduzi o carro um pouco mais vigorosamente no caminho de volta e ele ainda ficou parado, então parece que o termostato está funcionando. Preciso deixá-lo esfriar por alguns minutos e então verificarei o nível do líquido de arrefecimento.

#5 ·
Parece que você pode estar certo sobre a junta, afinal. Acabei de ter que completar o líquido de arrefecimento em cerca de um litro. A questão é que eu liguei o motor brevemente depois de completar na noite passada, então não deveria ter havido ar preso. Posso fazer o teste novamente um pouco mais tarde, só para ter certeza, mas se este for um problema de junta queimada, então terá que ser tratado por uma oficina. Eu costumava fazer esse tipo de coisa anos atrás, quando eu tinha 20 e 30 anos. Eu poderia ter tentado substituir o termostato e a carcaça, mas remover a cabeça e substituir a junta seria um esforço para fazer agora, infelizmente.

#7 ·
Ok, é um Renault Clio Estate registado em 2008/9 ('Estate' é um pouco forte demais - é apenas uma traseira ligeiramente estendida), 1.5L diesel.

Falei com uma oficina que me disse que não faziam uma junta da cabeça há anos e explicou que não são projetados para serem reparados hoje em dia. Ainda assim, ambos concordamos que o líquido de arrefecimento deve estar indo para algum lugar. Infelizmente, o mais cedo que ele pode dar uma olhada é em duas semanas.....

#8 ·
papelão por baixo para procurar pingos e localização, se nenhum parecer falha interna possível junta da cabeça, etc. - olhe para o radiador para cristais rosa reveladores mostrando anticongelante seco

#12 ·
Fiz a mesma corrida uma última vez esta manhã e desta vez pareceu não haver perda de líquido de arrefecimento, por isso estou um pouco perplexo. Talvez o líquido de arrefecimento tenha baixado um pouco com o tempo e eu não tenha notado e quando o reabasteci pela primeira vez ainda havia algum ar no sistema?

#13 ·
Eu entrei na cidade esta manhã, aproximadamente 10 milhas em cada sentido e com uma série de paradas enquanto estava lá e não parecia ter um problema. Nenhuma perda de líquido de arrefecimento no retorno. O líquido de arrefecimento pode ter ficado um pouco baixo devido ao tempo quente recentemente? Ainda acho isso um pouco estranho. Estou planejando ir trabalhar em Birmingham amanhã (cerca de 50 milhas em cada sentido). Será interessante ver o que acontece. Tenho assistência rodoviária caso eu fique preso!

#14 ·
Se não houve mais perda de líquido de arrefecimento "aparente", eu estaria procurando em todas as braçadeiras das mangueiras de arrefecimento, braçadeiras de mangueira, etc., por 1 que não esteja assentada corretamente, enferrujada, etc. Eu também estaria olhando para uma vedação da bomba d'água com vazamento. A lista continua. Mas continue verificando a umidade em todo o motor.

• Helpful
Reactions: LvR