Na noite passada, voltando para casa de Birmingham (cerca de 50 milhas), quando eu estava a cerca de 2 milhas de casa, de repente recebi um aviso de 'MOTOR SUPERAQUECIDO' no painel. O painel estava me aconselhando a parar. O medidor de temperatura estava no meio da faixa superior, mas não totalmente. Imediatamente reduzi as rotações e diminuí a velocidade e deixei o carro em ponto morto, o que permitiu que a temperatura caísse abaixo da zona superior e consegui levar o carro por arrasto nas últimas duas milhas para casa.
Então deixei o motor esfriar por algum tempo e verifiquei o nível do líquido de arrefecimento, que estava muito baixo. Não vi água em nenhum lugar embaixo do carro, então não parecia haver vazamento. Nunca tive problemas com o nível do líquido de arrefecimento antes, mas admito que não verifico há muito tempo. Esta manhã ainda não há vazamento, então a água evidentemente evaporou.
Estou supondo que o termostato provavelmente falhou. Como a maioria das coisas neste Clio, é difícil de alcançar, então o que deveria ser um trabalho de 5 minutos provavelmente vai me levar meio dia. Antes de fazer isso, eu queria perguntar se há algum teste que eu possa fazer para confirmar que é o termostato? A outra coisa que me preocupa é a possibilidade de uma junta queimada?
Agora que o reservatório de líquido de arrefecimento está cheio, seria seguro fazer um curto trajeto para observar se o medidor de temperatura se estabiliza no nível esperado?
Então deixei o motor esfriar por algum tempo e verifiquei o nível do líquido de arrefecimento, que estava muito baixo. Não vi água em nenhum lugar embaixo do carro, então não parecia haver vazamento. Nunca tive problemas com o nível do líquido de arrefecimento antes, mas admito que não verifico há muito tempo. Esta manhã ainda não há vazamento, então a água evidentemente evaporou.
Estou supondo que o termostato provavelmente falhou. Como a maioria das coisas neste Clio, é difícil de alcançar, então o que deveria ser um trabalho de 5 minutos provavelmente vai me levar meio dia. Antes de fazer isso, eu queria perguntar se há algum teste que eu possa fazer para confirmar que é o termostato? A outra coisa que me preocupa é a possibilidade de uma junta queimada?
Agora que o reservatório de líquido de arrefecimento está cheio, seria seguro fazer um curto trajeto para observar se o medidor de temperatura se estabiliza no nível esperado?