Independent Renault Forums banner

Luz do airbag - códigos de falha fornecidos.

12K views 14 replies 5 participants last post by  Brendan W  
#1 ·
Alguém pode ajudar, por favor. A inspeção expira na próxima semana e a luz do airbag está acesa.
Renault Grand Scenic 1.9 dci

Os códigos de falha são

DTC900761

Circuito do condutor dianteiro: Circuito NÃO fechado / Desconectado

DTC900861

Condutor: Circuito NÃO fechado / Desconectado

DTC900161

- Monitoramento do cinto de segurança (lado do motorista): Circuito aberto

Tentei o Google, mas não há muita informação lá.

#5 ·
Olá, sou novo neste fórum. Tenho um Clio MK3 2006 e a luz do airbag e a luz de serviço estão acesas na maior parte do tempo. Ocasionalmente, as luzes apagam-se, mas voltam a acender-se repetidamente. Verifiquei os conectores sob o banco do motorista, mas todos parecem estar bem. Li que você pode usar resistores conectados aos conectores para identificar qual conector pode ser o problema. Alguém pode me esclarecer com mais detalhes? Os códigos que vejo são DTC900761 e DTC900861.

#6 ·
Olá Eagle e Bem-vindo:)
O seu scanner dá detalhes como 'Circuito do airbag do condutor 1 ou 2'?
Assumindo que estes são defeitos do airbag do condutor, pode ser o próprio airbag, a mola espiral no volante ou a fiação para o volante.
Para testar o airbag, desligue-o e coloque um resistor ou Emulador no lugar dele, que imita o airbag. Se a falha desaparecer, o airbag é suspeito. O valor da resistência é específico do veículo.
Se não, vá para a ficha na coluna de direção, abra-a, coloque o Emulador. Se o código desaparecer, a mola espiral é suspeita.
Alternativamente, identifique os quatro fios para os circuitos de disparo do airbag 1 e 2, e verifique a continuidade através do cabo de fita da mola espiral, que é a causa mais provável da descontinuidade do airbag do condutor.
Há alguma chance de você poder pedir emprestado ou roubar um scanner Renault? Códigos DTC genéricos podem não estar apontando na direção certa.
Não trabalhe em airbags ou pré-tensores sem primeiro desconectar a bateria e esperar dez ou quinze minutos.

#7 ·
Olá Eagle e Bem-vindo:)
O seu scanner dá detalhes como 'Circuito do airbag do condutor 1 ou 2'?
Assumindo que estes são defeitos do airbag do condutor, pode ser o próprio airbag, a mola espiral no volante ou a fiação para o volante.
Para testar o airbag, desligue-o e coloque um resistor ou Emulador no lugar dele, que imita o airbag. Se a falha desaparecer, o airbag é suspeito. O valor da resistência é específico do veículo.
Se não for o caso, vá para a ficha na coluna de direção, abra-a, instale o Emulador. Se o código desaparecer, a mola espiral é suspeita.
Alternativamente, identifique os quatro fios para os circuitos de disparo do airbag 1 e 2, e verifique a continuidade através do cabo de fita da mola espiral, que é a causa mais provável da descontinuidade do airbag do condutor.
Alguma hipótese de pedir emprestado ou roubar um scanner que fale Renault? Os códigos DTC genéricos podem não estar a apontar na direção certa.
Não trabalhe em airbags ou pré-tensores sem primeiro desligar a bateria e esperar dez ou quinze minutos.
Estes são os resultados que tenho através de dois scanners diferentes. Removi o airbag do volante e verifiquei a continuidade da mola espiral da fita e tudo parece ok. Preciso saber que tipo de resistor colocar no conector para substituir o airbag? Tenho um modelo clio MK3 2006. Deve ser 3 ohms ou mais? Quaisquer comentários para me guiar para a fonte são bem-vindos. Obrigado.

#10 ·
Fórum errado para perguntar como ignorar o sistema de airbag com resistores,
Olá, observe que não quero ignorar o airbag, mas quero saber qual resistor instalar para imitar o airbag. Se a luz apagar, sei que o circuito do airbag do volante está com defeito. Mais uma vez, pergunto a todos os leitores: um resistor de 3 ohms seria adequado para imitar os circuitos do airbag do volante 1 e 2?

#11 ·
Eu não sei a resistência para esse carro.
Se eu tivesse uma falha CCT 2 como essa, eu verificaria a continuidade dos fios do circuito de ignição através do cabo de fita da mola do relógio.
Basta desconectar o plugue no airbag e o do relógio.
Você pode ter que provocá-lo girando, pois a conexão pode quebrar quando a fita dobra.
Espero que não e você encontre o culpado imediatamente.
As molas do relógio geralmente têm um parafuso ou pino de travamento para fixá-lo no centro morto quando você o abre.
Se você remontar em qualquer outra posição, corre o risco de quebrar a fita com o bloqueio total para o lado "curto".

#12 ·
Eu não sei a resistência para esse carro.
Se eu tivesse uma falha cct 2 como essa, eu verificaria a continuidade dos fios do circuito de ignição através do cabo de fita da mola do relógio.
Basta desconectar o plugue do airbag e o da mola do relógio.
Você pode ter que provocá-lo girando, pois a conexão pode quebrar quando a fita dobra.
Espero que não e você encontre o culpado imediatamente.
As molas do relógio geralmente têm um parafuso ou pino de travamento para fixá-lo no centro morto quando você o abre.
Se você remontar em qualquer outra posição, corre o risco de quebrar a fita na trava total para o lado 'curto'.
Oi Brendan, você estava certo. Eu tenho a fita na minha mola do relógio quebrada, pois tenho uma conexão intermitente usando meu multímetro. Alguém neste fórum sabe se posso comprar a fita, digamos, do Ebay?
Obrigado

#14 ·
Tentei localizar um usado, mas não consegui encontrar um aqui em Malta. Bastante escasso como modelo para encontrar peças usadas. Posso comprar no eBay, mas vi vídeos que as unidades do mercado de reposição tendem a não funcionar totalmente, por isso estou um pouco cético em comprar. Consideraria um usado de um ferro-velho no Reino Unido se eu pudesse encontrar alguém que pudesse ajudar! Alguém pode sugerir um ferro-velho que esteja disposto a me enviar um conjunto de mola de contato? Precisarei de um e-mail de contato para comunicar! Alguém?