Independent Renault Forums banner

Como trocar a correia dentada do Trafic 1.9 dci 100

18K views 2 replies 3 participants last post by  Joegrey  
#1 ·
Aqui está o que eu fiz para quem quer tentar.

Desligue a bateria.

Levante e apoie o veículo em um cavalete.

Remova a proteção inferior do motor e solte a braçadeira da mangueira no lado esquerdo do radiador e drene em um balde. Remova a tampa do reservatório de expansão para ajudar a drenar. Também soltei os parafusos de sangria nos tubos que passam pela antepara.

Remova a roda direita, a cobertura plástica da caixa de roda e a cobertura plástica interna que protege a correia auxiliar. (Eu não sabia que era chamada de correia auxiliar, mas é aquela que serpenteia para frente e para trás ao redor da polia inferior do virabrequim e aciona o alternador)

Image

Polia do virabrequim e correia auxiliar.

Eu quebrei a porca na polia do virabrequim (a inferior com a roda grande na frente do cárter). Usei uma pistola de impacto para isso. Comprei uma barata no eBay há alguns anos para trocar os freios do meu trailer Ifor Williams.

Image

Posição do tensor da correia auxiliar.

Usei um soquete de 16 mm em uma barra de força na porca do tensor da correia auxiliar e empurrei para cima (no sentido horário) para liberar a tensão para soltar a correia e removê-la. (Levei um tempo para descobrir como fazer). Depois que a correia saiu, solte a porca central do tensor e retire-o. Isso torna muito mais fácil tirar a carcaça da correia dentada.

Image

Esta é a porca para empurrar para liberar a tensão da correia auxiliar. A porca abaixo a mantém no lugar.

Solte, afrouxe e remova a polia do virabrequim.

Apoie o motor na extremidade direita com um macaco e um bloco de madeira para proteger o cárter e, em seguida, solte e remova o suporte do motor direito.
Depois que o suporte foi removido, soltei os 2 parafusos superiores de 10 mm que prendem a carcaça da correia dentada e recuei-a para ver se havia alguma marca no motor marcando o ponto morto superior.
(A caixa é flexível e bastante frágil, por isso tome cuidado com ela.) Neste caso, havia uma marca. Eu também pude ver o ponto branco na roda do eixo de comando, que estava praticamente ao lado da marca do PMS. Eu sei que há um pequeno orifício na carcaça da correia dentada (veja a foto) através do qual você pode ver o ponto ou a marca na roda do eixo de comando, mas você precisa de um espelho ou algo para poder ver dentro e eu não tinha um pequeno disponível.

Image

Orifício na tampa e marca do PMS no eixo de comando. Alinhar a marca através do orifício deve dar o PMS.

Image

Orifício na caixa e marca do PMS no eixo de comando.

Usei um soquete em uma barra de força para mover o eixo de comando um pouquinho para frente para alinhar o ponto na roda do eixo de comando com o ponto no motor e, em seguida, verifiquei a posição na polia do virabrequim. Parecia correto, pois deveria apontar de cerca de 25 para 5 horas.

Remova as duas porcas restantes de 10 mm e retire a carcaça da correia dentada para baixo.

Usei uma caneta Tippex para remarcar os pontos do PMS no eixo de comando e no bloco do motor, bem como o dente da roda em ambos os lados da correia naquele ponto. Em seguida, repeti isso com a roda da bomba de combustível e o virabrequim. Então, tudo foi bem marcado antes que a correia fosse removida.

Image

A parte inferior é o virabrequim, o lado esquerdo é o tensor da correia, o lado direito é a bomba d'água e a parte superior direita é a bomba de combustível. Fora da vista no centro superior está o eixo de comando.

Solte a porca central do tensor e remova a correia. Remova o tensor.
Remova a bomba. É provável que algum líquido de arrefecimento derrame, então tenha uma tigela à mão.
Instale o novo tensor.
Instale a nova bomba. Os dois parafusos mais curtos entram nos orifícios rebaixados da bomba. Usei um pouco de silicone de alta temperatura para manter a junta no lugar na bomba e também apertei um pouco nos parafusos da bomba d'água quando eles entraram (não faço ideia se isso foi útil ou não, mas me deixou mais feliz). Fiz tudo até o torque recomendado.
Instale a nova correia. Ela veio com uma marca para o PMS e para a ranhura chavetada do virabrequim, que, para minha agradável surpresa, realmente se alinhou. Alinhei os dois primeiros e segurei a correia dentada na posição com um prendedor de roupa e, em seguida, alisei a correia quando a coloquei na bomba de combustível, certificando-me de que as marcas não haviam se movido.
Depois que a correia foi colocada, você precisa de um parafuso M6 para tensionar a correia. Há um orifício no tensor no qual você coloca o parafuso e o enrola para tensionar a correia. Se você tiver todo o equipamento, há uma ferramenta especial para pré-tensionar a correia e outra para ouvir a frequência da correia tensionada para dizer se ela está apertada o suficiente. Eu não tinha nenhum dos dois, mas segui o conselho de outras pessoas e usei um afinador de guitarra no meu celular para verificar a frequência quando toquei a correia entre o tensor e o virabrequim. É como dedilhar uma corda de guitarra.
Deve ser cerca de 95 Hz desta vez.
Então, você solta o tensor e enrola o parafuso M6, aperta o tensor e dedilha a correia com o telefone próximo a ela até chegar a 95 Hz.
Em seguida, você gira o motor algumas voltas. Eu fiz isso com a barra de força no eixo de comando. Não sei se é assim que deve ser feito, mas foi assim que eu fiz.

Verifique se todas as marcas Tippex estão correta e precisamente alinhadas. Se não estiverem, a correia precisará ser movida até que estejam.

Espero que eles se alinhem, então execute o processo de ajuste da tensão novamente. Verifique a leitura, aperte e verifique novamente se a correia está a 90 Hz esta segunda vez. Não sei quantas vezes fiz isso, mas provavelmente muitas. Toda vez que eu verificava, a frequência era boa e as marcas de tempo eram boas.
Depois de satisfeito, remova o parafuso M6 e recoloque a tampa da correia dentada.
Reconecte a mangueira do radiador e encha o reservatório de expansão e deixe começar a encher.

Recoloque a polia do virabrequim e o parafuso. Você deve apertá-lo com o torque especificado e, em seguida, girá-lo no sentido horário mais 115 graus. Marquei o parafuso com Tippex às 12 horas e usei um transferidor para adicionar 115 graus e, em seguida, marquei com Tippex para saber até onde sacudi-lo.

Recoloque a correia de acionamento auxiliar empurrando para cima no tensor para encaixá-lo no lugar. Parece mais complicado do que é, pois só pode realmente caber de uma maneira se você alinhar as ranhuras e o rolo da correia.

Recoloque o suporte do motor com o torque especificado.

Complete o líquido de arrefecimento.

Reconecte a bateria.

Cruze os dedos e ligue o motor.

Deixei-o funcionando por 15 minutos, completando o líquido de arrefecimento conforme necessário e sangrando o ar.

Substitua as tampas de plástico, etc.

Espero não ter esquecido nada e talvez isso ajude alguém que gostaria de tentar (ou, como no meu caso, não pode pagar para que outra pessoa o faça).

#3 ·
Tendo acabado de fazer este trabalho ontem e inúmeras outras correias/correntes de distribuição ao longo dos anos.
Aqui estão alguns pontos que gostaria de adicionar, para quem gostaria de experimentar.
Eu diria que a parte mais difícil do trabalho é o acesso limitado e colocar a correia auxiliar de volta (que tem que ser feito por baixo).
Bloquear a cambota... Você não precisa, ela não se moverá a menos que você a mova!
Desde que você tenha colocado o motor em PMS, marcado a cambota/árvore de cames e a bomba, a cambota não se moverá.
Eu sei que você não precisa marcar a bomba, pois ela não é cronometrada, mas eu fiz de qualquer maneira.
O parafuso da cambota saiu muito facilmente com uma pistola de impacto... também ao reapertar, fiz para as especificações corretas de torque/ângulo sem travar o motor.
Aperto do tensionador manual.
Usei dois aplicativos diferentes para obter a frequência da correia, você descobrirá que ambos dão uma leitura ligeiramente diferente.
Também quando você aperta o parafuso central do tensionador, isso mudará a frequência um pouco mais alta.
Quando você tiver ajustado o tensionador e, em seguida, girado o motor à mão duas vezes (2 rotações da cambota), a tensão precisará ser ajustada novamente, fiz isso algumas vezes e cheguei à conclusão de que você só precisa chegar perto.
A primeira vez que ajustei a correia para 93 Hz e a segunda para 90 Hz.
A última vez que verifiquei antes de começar a remontar, a correia estava em 92 Hz.

Não tenha medo de tentar, no que diz respeito aos trabalhos de correia de distribuição, eles não ficam muito mais fáceis.