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Como trocar a correia dentada do Trafic 1.9 dci 100

18K views 2 replies 3 participants last post by  Joegrey  
#1 ·
Aqui está o que eu fiz para quem quer tentar.

Desligue a bateria.

Levante e apoie o veículo em um cavalete.

Remova a proteção inferior do motor e solte a braçadeira da mangueira no lado esquerdo do radiador e drene em um balde. Remova a tampa do reservatório de expansão para ajudar a drenar. Também soltei os parafusos de sangria nos tubos que passam pela antepara.

Remova a roda direita, a cobertura plástica da caixa de roda e a cobertura plástica interna que protege a correia auxiliar. (Eu não sabia que era chamada de correia auxiliar, mas é aquela que serpenteia para frente e para trás ao redor da polia inferior do virabrequim e aciona o alternador)

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Polia do virabrequim e correia auxiliar.

Eu quebrei a porca na polia do virabrequim (a inferior com a roda grande na frente do cárter). Usei uma pistola de impacto para isso. Comprei uma barata no eBay há alguns anos para trocar os freios do meu trailer Ifor Williams.

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Posição do tensor da correia auxiliar.

Usei um soquete de 16 mm em uma barra de força na porca do tensor da correia auxiliar e empurrei para cima (no sentido horário) para liberar a tensão para soltar a correia e removê-la. (Levei um tempo para descobrir como fazer). Depois que a correia saiu, solte a porca central do tensor e retire-o. Isso torna muito mais fácil tirar a carcaça da correia dentada.

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Esta é a porca para empurrar para liberar a tensão da correia auxiliar. A porca abaixo a mantém no lugar.

Solte, afrouxe e remova a polia do virabrequim.

Apoie o motor na extremidade direita com um macaco e um bloco de madeira para proteger o cárter e, em seguida, solte e remova o suporte do motor direito.
Depois que o suporte foi removido, soltei os 2 parafusos superiores de 10 mm que prendem a carcaça da correia dentada e recuei-a para ver se havia alguma marca no motor marcando o ponto morto superior.
(A caixa é flexível e bastante frágil, por isso tome cuidado com ela.) Neste caso, havia uma marca. Eu também pude ver o ponto branco na roda do eixo de comando, que estava praticamente ao lado da marca do PMS. Eu sei que há um pequeno orifício na carcaça da correia dentada (veja a foto) através do qual você pode ver o ponto ou a marca na roda do eixo de comando, mas você precisa de um espelho ou algo para poder ver dentro e eu não tinha um pequeno disponível.

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Orifício na tampa e marca do PMS no eixo de comando. Alinhar a marca através do orifício deve dar o PMS.

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Orifício na caixa e marca do PMS no eixo de comando.

Usei um soquete em uma barra de força para mover o eixo de comando um pouquinho para frente para alinhar o ponto na roda do eixo de comando com o ponto no motor e, em seguida, verifiquei a posição na polia do virabrequim. Parecia correto, pois deveria apontar de cerca de 25 para 5 horas.

Remova as duas porcas restantes de 10 mm e retire a carcaça da correia dentada para baixo.

Usei uma caneta Tippex para remarcar os pontos do PMS no eixo de comando e no bloco do motor, bem como o dente da roda em ambos os lados da correia naquele ponto. Em seguida, repeti isso com a roda da bomba de combustível e o virabrequim. Então, tudo foi bem marcado antes que a correia fosse removida.

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A parte inferior é o virabrequim, o lado esquerdo é o tensor da correia, o lado direito é a bomba d'água e a parte superior direita é a bomba de combustível. Fora da vista no centro superior está o eixo de comando.

Solte a porca central do tensor e remova a correia. Remova o tensor.
Remova a bomba. É provável que algum líquido de arrefecimento derrame, então tenha uma tigela à mão.
Instale o novo tensor.
Instale a nova bomba. Os dois parafusos mais curtos entram nos orifícios rebaixados da bomba. Usei um pouco de silicone de alta temperatura para manter a junta no lugar na bomba e também apertei um pouco nos parafusos da bomba d'água quando eles entraram (não faço ideia se isso foi útil ou não, mas me deixou mais feliz). Fiz tudo até o torque recomendado.
Instale a nova correia. Ela veio com uma marca para o PMS e para a ranhura chavetada do virabrequim, que, para minha agradável surpresa, realmente se alinhou. Alinhei os dois primeiros e segurei a correia dentada na posição com um prendedor de roupa e, em seguida, alisei a correia quando a coloquei na bomba de combustível, certificando-me de que as marcas não haviam se movido.
Depois que a correia foi colocada, você precisa de um parafuso M6 para tensionar a correia. Há um orifício no tensor no qual você coloca o parafuso e o enrola para tensionar a correia. Se você tiver todo o equipamento, há uma ferramenta especial para pré-tensionar a correia e outra para ouvir a frequência da correia tensionada para dizer se ela está apertada o suficiente. Eu não tinha nenhum dos dois, mas segui o conselho de outras pessoas e usei um afinador de guitarra no meu celular para verificar a frequência quando toquei a correia entre o tensor e o virabrequim. É como dedilhar uma corda de guitarra.
Deve ser cerca de 95 Hz desta vez.
Então, você solta o tensor e enrola o parafuso M6, aperta o tensor e dedilha a correia com o telefone próximo a ela até chegar a 95 Hz.
Em seguida, você gira o motor algumas voltas. Eu fiz isso com a barra de força no eixo de comando. Não sei se é assim que deve ser feito, mas foi assim que eu fiz.

Verifique se todas as marcas Tippex estão correta e precisamente alinhadas. Se não estiverem, a correia precisará ser movida até que estejam.

Espero que eles se alinhem, então execute o processo de ajuste da tensão novamente. Verifique a leitura, aperte e verifique novamente se a correia está a 90 Hz esta segunda vez. Não sei quantas vezes fiz isso, mas provavelmente muitas. Toda vez que eu verificava, a frequência era boa e as marcas de tempo eram boas.
Depois de satisfeito, remova o parafuso M6 e recoloque a tampa da correia dentada.
Reconecte a mangueira do radiador e encha o reservatório de expansão e deixe começar a encher.

Recoloque a polia do virabrequim e o parafuso. Você deve apertá-lo com o torque especificado e, em seguida, girá-lo no sentido horário mais 115 graus. Marquei o parafuso com Tippex às 12 horas e usei um transferidor para adicionar 115 graus e, em seguida, marquei com Tippex para saber até onde sacudi-lo.

Recoloque a correia de acionamento auxiliar empurrando para cima no tensor para encaixá-lo no lugar. Parece mais complicado do que é, pois só pode realmente caber de uma maneira se você alinhar as ranhuras e o rolo da correia.

Recoloque o suporte do motor com o torque especificado.

Complete o líquido de arrefecimento.

Reconecte a bateria.

Cruze os dedos e ligue o motor.

Deixei-o funcionando por 15 minutos, completando o líquido de arrefecimento conforme necessário e sangrando o ar.

Substitua as tampas de plástico, etc.

Espero não ter esquecido nada e talvez isso ajude alguém que gostaria de tentar (ou, como no meu caso, não pode pagar para que outra pessoa o faça).
 
#3 ·
Tendo acabado de fazer este trabalho ontem e inúmeras outras correias/correntes de distribuição ao longo dos anos.
Aqui estão alguns pontos que gostaria de adicionar, para quem gostaria de experimentar.
Eu diria que a parte mais difícil do trabalho é o acesso limitado e colocar a correia auxiliar de volta (que tem que ser feito por baixo).
Bloquear a cambota... Você não precisa, ela não se moverá a menos que você a mova!
Desde que você tenha colocado o motor em PMS, marcado a cambota/árvore de cames e a bomba, a cambota não se moverá.
Eu sei que você não precisa marcar a bomba, pois ela não é cronometrada, mas eu fiz de qualquer maneira.
O parafuso da cambota saiu muito facilmente com uma pistola de impacto... também ao reapertar, fiz para as especificações corretas de torque/ângulo sem travar o motor.
Aperto do tensionador manual.
Usei dois aplicativos diferentes para obter a frequência da correia, você descobrirá que ambos dão uma leitura ligeiramente diferente.
Também quando você aperta o parafuso central do tensionador, isso mudará a frequência um pouco mais alta.
Quando você tiver ajustado o tensionador e, em seguida, girado o motor à mão duas vezes (2 rotações da cambota), a tensão precisará ser ajustada novamente, fiz isso algumas vezes e cheguei à conclusão de que você só precisa chegar perto.
A primeira vez que ajustei a correia para 93 Hz e a segunda para 90 Hz.
A última vez que verifiquei antes de começar a remontar, a correia estava em 92 Hz.

Não tenha medo de tentar, no que diz respeito aos trabalhos de correia de distribuição, eles não ficam muito mais fáceis.