Independent Renault Forums banner

Falha no sistema de travagem do Kadjar

28K views 13 replies 6 participants last post by  Jorge carvalho  
#1 ·
Olá, o carro da patroa apresentou esta mensagem, falha no sistema de travagem. Fui e mandei verificar e não consigo levar o carro até daqui a 2 semanas, verifiquei o fluido dos travões que está ok, as pastilhas têm cerca de 8 mm, é um edc 16 automático com interruptor de travão de mão automático, alguém tem alguma ideia do que poderá ser? Disseram-me que estes não têm sensor abs (sensores de travão) por isso estou um pouco confuso agora, e significa que não consigo entrar na oficina, preciso tentar encontrar a avaria para reparar

#2 ·
Um carro moderno sem sensores ABS?
Quem te disse isso?

É provável que seja um problema de cabo com a caixa do travão de estacionamento eletrónico mais antiga.
Se não estou enganado, o Kadjar usa tambores traseiros para o travão de estacionamento (disco para os travões traseiros) e o sistema de tambor é operado por cabo.
Suspeito que uma das suas rodas não esteja a ser bloqueada pelo FE e que a unidade tenha emitido um erro.

#4 ·
A traseira é disco e pastilhas, então qual seria a melhor solução a fazer e verificar? Eu ia trocar todas as pastilhas e ver se isso ajudaria?
Eu acho que você vai descobrir que não são apenas discos, mas aceito correções. Seu Kadjar pode ser diferente e eu posso ter me precipitado.

Sistema no qashqai que eu tenho.
Discos e pastilhas traseiras para o freio de pé normal
Mas esse disco tem um cubo central profundo que funciona como um tambor de freio e abriga as sapatas de freio para o freio de mão.
Falha da inspeção do freio de estacionamento Nissan Qashqai - Substituição do cabo do freio de mão - YouTube

Os carros Q mais recentes parecem ter apenas discos e pastilhas e motores piggy back nas pinças para o sistema EPB
O que seu Kadjar pode ter?

Dê uma olhada na parte de trás... se houver cabos do freio de mão, então há uma unidade central e tambores
SE houver carcaças de plástico nas pinças com conexão elétrica, então piggy back

Se este último for o caso, a pinça ou as pastilhas podem estar presas, e a remoção e limpeza podem possivelmente corrigir.

#8 ·
Removi as pinças, limpei-as, coloquei borrachas novas nos pistões e a mensagem ainda aparece, tem um motor elétrico na parte traseira que testei e funciona bem, tanto quanto sei, operei o EPB enquanto a pinça estava desligada e vi que o pistão saiu e entrou como deveria em ambas as rodas traseiras, coloquei pastilhas novas também, alguma ideia do que fazer a seguir?

#12 ·
Gostaria de saber qual foi o resultado? Meu carro estava funcionando bem. No caminho para a escola, tive que subir na calçada para estacionar. Sensatamente, dirigi de forma agradável e lenta no caminho. Liguei o carro para sair e recebi aquela luz e aviso no visor.

Carro e estacionamento eletrônico funcionando exatamente como esperado. Será que bati em alguma coisa com meu movimento constante na calçada?