É a minha vez de pedir conselhos.
Sou proprietário do meu Clio 1.5 dCi S/S 2013 (63 plate) desde fevereiro de 2021. Pouco tempo depois de ser proprietário, notei que o nível de água de expansão do líquido de arrefecimento estava um pouco baixo, mas não no mínimo. Obviamente, eu o completei. Ele continuou a cair muito ligeiramente desde então, mas não o suficiente para causar preocupação imediata, pois estava apenas perdendo uma tampinha a cada 100 milhas ou mais. Como não dirijo muito, não foi um problema, mas sempre esteve no fundo da minha mente.
No início, estava preocupado que estivesse entrando no óleo do motor, no entanto, quando fiz uma troca completa de óleo/filtro, guardei alguns litros do óleo velho em uma garrafa plástica transparente e deixei-o assentar. Nenhum sinal de contaminação por água e não há 'maionese' branca na tampa de enchimento e o nível do óleo permaneceu constante. Então, estou tão confiante quanto posso estar de que o vazamento não está entrando no sistema de óleo.
Há algum tempo, despejei um pouco de corante traçador UV na garrafa do líquido de arrefecimento, na esperança de ter uma chance melhor de detectar um vazamento se ele estivesse fora do motor. Eu estava me perguntando se poderia estar vindo da bomba d'água e ia mandá-la substituir ao mesmo tempo em que troco a correia dentada, o que é a coisa normal a se fazer de qualquer maneira. No entanto, hoje, usando um endoscópio barato do fleeBay, acho que descobri de onde vem o vazamento.
Suspeito que esteja vazando da carcaça do termostato do líquido de arrefecimento. Usando o endoscópio, posso ver o corante verde apenas saindo de onde a carcaça se junta à cabeça/bloco. Não muito (mas como eu disse, foi uma pequena perda de fluido de qualquer maneira). Consegui empurrar uma toalha de papel seca para baixo e ao redor e, quando a puxei, ela tinha manchas de líquido de arrefecimento e fluoresceu sob luz UV, então é obviamente um vazamento, espero que o único.
Agora, após a descrição de 'Guerra e Paz', gostaria de saber se é um trabalho para o DiYer doméstico? Estou perguntando aqui antes mesmo de olhar para o manual da oficina, pois muitos de vocês são mecânicos com experiência prática.
O que a tarefa implicaria?
Preciso drenar o óleo?
Posso me safar sem drenar totalmente o líquido de arrefecimento e apenas completar quando terminar?
Uma nova junta é necessária ou são apenas as coisas borrifadas hoje em dia?
Quais peças são necessárias?
Uma chave de torque é essencial?
Qualquer outro conselho seria muito apreciado, mesmo que seja para dizer para levá-lo a uma oficina para ser feito!
TIA.
Sou proprietário do meu Clio 1.5 dCi S/S 2013 (63 plate) desde fevereiro de 2021. Pouco tempo depois de ser proprietário, notei que o nível de água de expansão do líquido de arrefecimento estava um pouco baixo, mas não no mínimo. Obviamente, eu o completei. Ele continuou a cair muito ligeiramente desde então, mas não o suficiente para causar preocupação imediata, pois estava apenas perdendo uma tampinha a cada 100 milhas ou mais. Como não dirijo muito, não foi um problema, mas sempre esteve no fundo da minha mente.
No início, estava preocupado que estivesse entrando no óleo do motor, no entanto, quando fiz uma troca completa de óleo/filtro, guardei alguns litros do óleo velho em uma garrafa plástica transparente e deixei-o assentar. Nenhum sinal de contaminação por água e não há 'maionese' branca na tampa de enchimento e o nível do óleo permaneceu constante. Então, estou tão confiante quanto posso estar de que o vazamento não está entrando no sistema de óleo.
Há algum tempo, despejei um pouco de corante traçador UV na garrafa do líquido de arrefecimento, na esperança de ter uma chance melhor de detectar um vazamento se ele estivesse fora do motor. Eu estava me perguntando se poderia estar vindo da bomba d'água e ia mandá-la substituir ao mesmo tempo em que troco a correia dentada, o que é a coisa normal a se fazer de qualquer maneira. No entanto, hoje, usando um endoscópio barato do fleeBay, acho que descobri de onde vem o vazamento.
Suspeito que esteja vazando da carcaça do termostato do líquido de arrefecimento. Usando o endoscópio, posso ver o corante verde apenas saindo de onde a carcaça se junta à cabeça/bloco. Não muito (mas como eu disse, foi uma pequena perda de fluido de qualquer maneira). Consegui empurrar uma toalha de papel seca para baixo e ao redor e, quando a puxei, ela tinha manchas de líquido de arrefecimento e fluoresceu sob luz UV, então é obviamente um vazamento, espero que o único.
Agora, após a descrição de 'Guerra e Paz', gostaria de saber se é um trabalho para o DiYer doméstico? Estou perguntando aqui antes mesmo de olhar para o manual da oficina, pois muitos de vocês são mecânicos com experiência prática.
O que a tarefa implicaria?
Preciso drenar o óleo?
Posso me safar sem drenar totalmente o líquido de arrefecimento e apenas completar quando terminar?
Uma nova junta é necessária ou são apenas as coisas borrifadas hoje em dia?
Quais peças são necessárias?
Uma chave de torque é essencial?
Qualquer outro conselho seria muito apreciado, mesmo que seja para dizer para levá-lo a uma oficina para ser feito!
TIA.