Independent Renault Forums banner

Perda ligeira de água do líquido de refrigeração - rastreada. Mas precisa-se de aconselhamento, por favor.

1 reading
7.3K views 53 replies 7 participants last post by  arudge  
#1 ·
É a minha vez de pedir conselhos.

Sou proprietário do meu Clio 1.5 dCi S/S 2013 (63 plate) desde fevereiro de 2021. Pouco tempo depois de ser proprietário, notei que o nível de água de expansão do líquido de arrefecimento estava um pouco baixo, mas não no mínimo. Obviamente, eu o completei. Ele continuou a cair muito ligeiramente desde então, mas não o suficiente para causar preocupação imediata, pois estava apenas perdendo uma tampinha a cada 100 milhas ou mais. Como não dirijo muito, não foi um problema, mas sempre esteve no fundo da minha mente.

No início, estava preocupado que estivesse entrando no óleo do motor, no entanto, quando fiz uma troca completa de óleo/filtro, guardei alguns litros do óleo velho em uma garrafa plástica transparente e deixei-o assentar. Nenhum sinal de contaminação por água e não há 'maionese' branca na tampa de enchimento e o nível do óleo permaneceu constante. Então, estou tão confiante quanto posso estar de que o vazamento não está entrando no sistema de óleo.

Há algum tempo, despejei um pouco de corante traçador UV na garrafa do líquido de arrefecimento, na esperança de ter uma chance melhor de detectar um vazamento se ele estivesse fora do motor. Eu estava me perguntando se poderia estar vindo da bomba d'água e ia mandá-la substituir ao mesmo tempo em que troco a correia dentada, o que é a coisa normal a se fazer de qualquer maneira. No entanto, hoje, usando um endoscópio barato do fleeBay, acho que descobri de onde vem o vazamento.

Suspeito que esteja vazando da carcaça do termostato do líquido de arrefecimento. Usando o endoscópio, posso ver o corante verde apenas saindo de onde a carcaça se junta à cabeça/bloco. Não muito (mas como eu disse, foi uma pequena perda de fluido de qualquer maneira). Consegui empurrar uma toalha de papel seca para baixo e ao redor e, quando a puxei, ela tinha manchas de líquido de arrefecimento e fluoresceu sob luz UV, então é obviamente um vazamento, espero que o único.

Agora, após a descrição de 'Guerra e Paz', gostaria de saber se é um trabalho para o DiYer doméstico? Estou perguntando aqui antes mesmo de olhar para o manual da oficina, pois muitos de vocês são mecânicos com experiência prática.
O que a tarefa implicaria?

Preciso drenar o óleo?
Posso me safar sem drenar totalmente o líquido de arrefecimento e apenas completar quando terminar?
Uma nova junta é necessária ou são apenas as coisas borrifadas hoje em dia?
Quais peças são necessárias?
Uma chave de torque é essencial?

Qualquer outro conselho seria muito apreciado, mesmo que seja para dizer para levá-lo a uma oficina para ser feito!

TIA.

#2 ·
Aye Oop Grommet.
Como é o seu termostato?
Este?
Renault Clio Logan Kangoo Thalia 1.5 DCI (01-13) Carcaça do Termostato do Líquido de Arrefecimento | eBay

Se sim, não é um dos que também abrigam uma passagem de óleo, então não se preocupe com óleo.
Sim, basta drenar líquido de arrefecimento suficiente e completar quando terminar... se estiver a planear correias e bomba de água, basta recolher o líquido de arrefecimento num recipiente limpo e reutilizá-lo, caso contrário, eu consideraria drenar e começar de novo, bom por mais 5 anos assim.
Sim, pode simplesmente substituir a junta, mas estas carcaças de plástico podem e deformam-se, por isso pode ser melhor substituir tudo.

Chave de torque (pequena) não seria demais.
Não que eu usasse uma nesse tipo de termostato, mas sou eu.
Menos problema do que com os termostatos planos longos, mas ainda assim irá distorcer se for apertado em excesso ou de forma desigual.
Pessoalmente, eu simplesmente usaria um conjunto de soquetes de 1/4 e uma chave e daria a cada parafuso um ajuste, depois um grunhido final... a chave pequena significa que você não pode exercer muita força sobre ele... puxe-os uniformemente, eu prefiro duas ou três mordidas da cereja em vez de apertar cada um totalmente e depois o próximo.
Lubrifique a junta, eu não uso selante, mas alguns podem.
E certifique-se de que as faces de vedação estão limpas

#5 ·
Isso não parece certo. Mas o meu não parece ter a porta e o anel 'O' na extremidade. Além disso, diz que é para o k9k628, o meu é o k9k608.

Edição: Olhando mais de perto, parece que eu teria que tirar uma pequena carcaça de tubo na parte de trás e colocá-la onde está o anel 'O' adicional, então pode ser a peça correta e por que é um pouco mais barata.

#6 ·
Isso não parece certo. Mas o meu não parece ter a porta e o anel 'O' na extremidade. Além disso, diz que é para o k9k628, o meu é o k9k608.
Estou apenas a usar o número da peça em comparação com o que você postou... e posso estar errado.
A diferença entre os dois parece-me ser que o seu mostra a carcaça/colector da extremidade (você pode ver a junção), enquanto o meu mostra-o sem.... Eu compraria o que tem para evitar qualquer problema... a menos que haja uma economia de custo decente.
O ponto importante na montagem é como ele se encaixa na cabeça e se há um canal de óleo.

#8 ·
É uma daquelas peças que eu iria comprar na minha loja de peças local.
Assim, se se verificar que está errado, é muito mais fácil e com menos atraso trocá-lo pela peça certa.
Você tem alguns preços online para comparar, então pode sempre pedir-lhes para igualar... educadamente.
Eu costumo usar o "Eu não quero comprar online, mas você pode ajudar com o preço?"

Aliás, antes de começar, veja se consegue chegar às abraçadeiras e soltá-las... Eu costumo usar alicates de bomba de água para as de mola, pois consegue abri-las mais e entrar em mais ângulos... mas depende das abraçadeiras montadas, em caso de dúvida, tire uma foto e podemos ver.

#9 ·
Só para constar. Sempre pensei que meu motor fosse um k9k608 porque é o que um aplicativo que uso para fornecer meus dados de inspeção e impostos de carro me diz.
Como posso realmente verificar com certeza, pode ser um k9k628, afinal.

Obrigado pelos seus conselhos sensatos.

#12 ·
Está tudo a ficar um pouco confuso. Enviei um e-mail ao vendedor do fleeBay com o meu número VIN a perguntar se a peça era correcta para o meu carro. Ele respondeu que não era e encaminhou-me para outra. O estranho é que a peça que escolhi parece idêntica à do meu carro e a que ele escolheu não. Por isso, estou bastante confuso.

#16 ·
Está tudo a ficar um pouco confuso. Enviei um e-mail ao vendedor do fleeBay com o meu número VIN a perguntar se a peça era correcta para o meu carro. Ele respondeu que não era e encaminhou-me para outra. O estranho é que a peça que escolhi parece idêntica à do meu carro e a que ele escolheu não. Por isso, estou bastante confuso.
Precisamente por isso prefiro comprar peças localmente, onde pode haver variações ou erros de pesquisa.

Mas já resolveu agora com a confirmação do número da peça, por isso procure por aí.

#17 ·
Apenas uma atualização rápida e outra pergunta.

A nova carcaça do líquido de arrefecimento chegou hoje, pelo que posso ver, parece idêntica à existente, mas ainda não removi a antiga. Parece bom, no entanto.
A substituição veio completa com termóstato e sensor de temperatura do líquido de arrefecimento e, claro, o anel de vedação de 'borracha'.
A minha pergunta é: devo/devo usar composto de vedação adicional, bem como o anel de vedação? O que você faria?

Eu planejo fazer o trabalho no início da próxima semana, ao mesmo tempo que a troca anual de óleo/filtro.

#18 ·
Eu uso uma camada de graxa sobre a vedação, antes de encaixar a vedação na carcaça.
Em seguida, encaixe a carcaça, mas aperte os parafusos com os dedos (uma extensão pequena, com soquete, é suficiente).
Em seguida, depois que todos os parafusos estiverem encaixados, aperte os parafusos, verificando duas vezes se apertei todos os parafusos.
Encaixe as mangueiras e os plugues, encha apenas para que eu possa ver o líquido de arrefecimento no reservatório.

Ligue o carro e acelere e mantenha em 2000 rpm
Ventilador do aquecedor no quente soprando para mim através das saídas de ar até eu sentir calor,
Em seguida, complete o líquido de arrefecimento até o nível máximo, deixe em marcha lenta, desligue, espere apenas para ter certeza de que não há ar preso e, em seguida, recoloque a tampa do reservatório.

#23 ·
Obrigado.

Eu só tenho graxa de grafite, servirá?
Provavelmente... tudo o que você está fazendo é lubrificá-lo para que a vedação possa flexionar e se formar nas faces e não grudar/torcer.
Vaselina servirá.
Surpreso que um rapaz da sua idade não tenha um pote de Castrol LM em algum lugar... pensei que fosse obrigatório para nós, velhos rabugentos....
EEEK... Acabei de pesquisar e descobri que foi descontinuado
Image

#30 ·
........you pressed the plate and the grease would come up like a thick worm.
Yup, the idea was that you sucked that worm into the grease gun, all clean and mess free....hah!

Os bons e velhos tempos em que os carros tinham bicos de lubrificação por toda parte e você podia facilmente passar um fim de semana e um tubo de LM indo em volta de todos eles.
Limpava as velas e os platinados a cada 1000 milhas e os substituía a cada 12K
Tinha que ajustar os freios com aquela unidade quadrada na placa traseira.
As falhas na junta do cabeçote eram comuns, mas tudo bem, porque você tinha que descarbonizá-los de qualquer maneira.
80K era uma boa vida para um motor e era comum ter que soldar alguma coisa em cada inspeção.
E você sempre tinha um kit de ferramentas básico com você, porque podia consertar quase tudo na beira da estrada.

#29 ·
Olá

Tenho vários tubos de LM no meu estoque, ótimos para pinos mestre 'Old Girls', todas as ligações da direção, juntas universais e freio de mão - Ah, os dias em que os carros tinham um ponto de lubrificação em tudo!

Al

#31 ·
lol

Tive que ajustar os freios com aquela unidade quadrada na placa traseira. Após 100 mil km, a ferramenta correta será um alicate de pressão, pois a unidade quadrada sempre girava até então!

Trocas de óleo a cada 3.000 km - motor e caixa de câmbio, a melhor parte de 2 latas de GTX.

Al