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Problemas com o DPF

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8.4K views 6 replies 6 participants last post by  Wattywattwatt  
#1 ·
Olá pessoal,

Estou procurando ajuda/conselhos com o problema que estou tendo. Tenho tido problemas com minha van há pelo menos um ano. Ela tem ido e voltado para uma oficina independente e para a concessionária inúmeras vezes.

Tive duas luzes de aviso 'verificar injeção' e 'verificar sistema anti-poluição' que apareceram e depois 'falha do motor' e a van entra em modo de emergência. Levada à concessionária que informou que o DPF estava bloqueado e forçou uma regeneração e limpou o filtro. A van estava andando bem por cerca de 3/4 meses, e então a mesma coisa aconteceu. Voltou à concessionária para uma regeneração forçada e voltou a funcionar bem. Mas eles mencionaram que o DPF pode precisar ser retirado para ser limpo/substituído se continuasse acontecendo. E, claro, as luzes de aviso voltaram a acender e decidi colocá-la em uma oficina independente, que tentou substituir o sensor (acredito que um sensor de pressão do DPF) e fez algo no injetor de Adblue para tentar resolver o problema, mas, em última análise, o DPF teve que ser retirado para limpeza. Peguei a van de volta e ela funcionou muito bem por cerca de 3/4 semanas e então as mesmas luzes de aviso voltaram a acender e eu estava essencialmente de volta à estaca zero. A oficina independente finalmente disse que eles estavam praticamente sem saída/sem ideias e para levá-la de volta à concessionária.
A concessionária agora disse que o DPF precisa ser substituído, pois quando eles olharam para o DPF, disseram que podiam ver um pouco de tinta nele de quando foi limpo, e que isso deveria ter queimado quando a van realizou uma regeneração. Atualmente estou esperando um DPF chegar, mas minha van está dirigindo horrivelmente, então a levei de volta à oficina independente para ver se eles poderiam forçar uma regeneração para tentar fazê-la funcionar um pouco melhor enquanto espero. O mecânico tentou, mas disse que a regeneração continuava falhando e que ele não conseguia limpar um valor de um dos sensores que está mostrando 62,5g de fuligem, e me disse que a van deveria regenerar quando esse valor estiver em 4g. Ele acha que esse sensor pode estar com defeito e não permitindo que a van regenere, e disse que teria cautela em substituir o DPF, pois o problema pode não ser com o próprio DPF.
Desculpe se as informações que forneci não são muito claras, não tenho a menor ideia sobre tudo isso e estou tentando transmitir as informações que estou recebendo da melhor maneira possível.

Qualquer ajuda ou orientação na direção certa seria muito apreciada! Obrigado!
 
#4 ·
Olá, recebi minha Renault Master (2020) de volta em setembro de 2024. Estava boa na compra e por alguns meses. A luz de controlo antipoluição acendeu intermitentemente. Depois veio a contagem decrescente para a falha, 500 milhas, que desceria para 400 milhas e depois apagaria. Depois recebemos a verificação da injeção. Meu mecânico tentou limpar as falhas e forçou a regeneração com alguma melhora a curto prazo. Então fui a um especialista em dpf que limpou as falhas e limpou o sistema. Isso limpou tudo por 3 dias. Também substituímos o sensor noc e o sensor de fuligem. Tudo funcionou por um curto período de tempo. Ontem, depois de estar limpo por 3 dias e funcionando bem, foi levado em uma viagem de 600 milhas na autoestrada. Parou nos serviços no meio do caminho e as luzes voltaram a acender. Até agora estamos em cerca de £1600 e sem progresso. Agora estamos diante da substituição do DPF. Parece-me que os mecânicos lutam para diagnosticar e apenas continuam a escanear e limpar falhas, o que não parece funcionar. Se for o DPF, por que a ECU ou a verificação não nos disseram isso no início? O mau design do sistema diria para evitar os motores a diesel modernos, se puder.
 
#5 ·
Qualquer pessoa que tenha este problema precisa verificar as velas de ignição. Se alguma delas estiver com defeito ou a falhar, uma regeneração forçada ou de rotina não funcionará. Tentará, mas simplesmente acelerará por 40 minutos sem fazer nada - as velas de ignição são usadas para aquecer o diesel adicional usado para levar o dpf à temperatura necessária para reduzir o fuligem na matriz.
 
#6 ·
Qualquer pessoa que tenha este problema precisa verificar as velas de ignição. Se alguma delas estiver falhando ou falhando, uma regeneração forçada ou de rotina não funcionará. Ela tentará, mas simplesmente acelerará por 40 minutos sem fazer nada - as velas de ignição são usadas para aquecer o diesel adicional usado para levar o dpf à temperatura necessária para reduzir a fuligem na matriz.
obrigado por essa resposta - estou tendo exatamente o mesmo problema, e as velas de ignição estão surgindo como uma falha potencial. Parece, no entanto, que a van está queimando óleo - isso também pode causar o entupimento do dpf? - o meu entope após cada 150 milhas e entra em modo de segurança...

Eu tive o dpf limpo duas vezes e isso sempre funcionou por um tempo, mas agora o nível de fuligem vai de 9 para 38 após 150 milhas..

Agora não tenho certeza se devo substituir o dpf ou o motor ou ambos?
 
#7 ·
Retire as velas de ignição e teste-as todas. Se estiverem perfeitas, tem outro problema. Se alguma falhou, uma regeneração não pode funcionar, mas custa apenas cerca de £ 70 para substituições. Isso certamente se encaixa nos seus sintomas e é muito mais barato do que um novo DPF (que de qualquer forma só ficaria sujo rapidamente) ou um motor.