Independent Renault Forums banner

clio mk4 medianav atualização do alto-falante frontal

16K views 5 replies 5 participants last post by  Sparki74  
#1 ·
Eu sei que o medianav não é muito bem recebido e a maioria acha que é um pouco uma porcaria, mas eu realmente quero manter o som original como está.

Encontrei estes no ebay https://www.ebay.co.uk/itm/Vibe-SLI...lat_Gen:MK+IV&epid=28026006634&hash=item2abbc6fcdf:g:uJEAAOSw-2hb7rzK:rk:2:pf:0

Eles parecem exatamente o que eu quero como uma atualização barata para meus alto-falantes dianteiros e vêm com os adaptadores de 5,25 para 6,5. O único problema que vejo é que na descrição ele afirma uma entrada mínima de 40w. Estou preocupado que o medianav não consiga lidar com a atualização nos alto-falantes e não consigo descobrir a potência do medianav (liguei para a Renault e eles não puderam me dizer....).

Quais são seus pensamentos? Eu sei que um amplificador externo seria o ideal, mas eu só quero uma solução barata para meus alto-falantes originais ruins, não estou procurando nenhum milagre, só quero que eles soem um pouco melhor.

Obrigado!

#2 ·
Normalmente, as unidades de cabeça dos carros funcionam com cerca de 55 W por canal.
Embora isso possa ser enganoso, pois depende de como os fabricantes testam e especificam, os 55 de um fabricante podem ser o máximo antes de atingir o pico, os de outro podem ser totalmente máximos e os de um terceiro podem ser RMS... tudo pode ser significativamente diferente.
Semelhante com os alto-falantes, embora eles geralmente forneçam RMS, o que dá uma melhor comparação do que eles podem produzir sem distorção.

Eu presumo que a saída do Medianav será de ordem semelhante.

Nesse caso, eu teria cuidado, pois eles podem não funcionar muito bem.
Mesmo sem a potência mínima, a regra geral é que amplificadores de baixa potência não devem ser usados para alimentar alto-falantes de alta potência.
A questão é que, embora, em teoria, um alto-falante com classificação mais alta aceite tudo o que o amplificador emitir, para obter a saída de som, pode ser necessário aumentar o volume do amplificador e é aí que ele pode começar a distorcer... som cr4p ou, pior, picos que podem explodir os alto-falantes.
Uma olhada rápida mostra que a Halfords tem muito poucos 5,25 (costumava ter uma boa variedade), mas, por exemplo, eles têm um conjunto Alpine
https://www.halfords.com/technology...technology/car-audio/car-speakers/alpine-5-25-coaxial-2-way-custom-fit-speakers
35 W RMS parece ser uma combinação melhor para a saída presumida do Medianav.

Como eles soam, não faço ideia e é muito subjetivo de qualquer maneira..... geralmente, qualquer coaxial decente melhorará os alto-falantes genéricos do carro, mas é o seu ouvido e percepção que contam, não o meu.

No meu Scenic, a propósito, descobri que ajustar as configurações fez uma diferença enorme.... para mim, mais para a parte traseira, um pouco menos de agudos e um pouco mais de graves... meio que menos 1 e mais 1 realmente arredondaram até mesmo o sistema do carro. Era muito plano e áspero com as configurações de fábrica e os alto-falantes dianteiros trabalhando duro.

#3 ·
Se você comprar alto-falantes de reposição, você realmente vai precisar comprar um pequeno amplificador, ou você vai ficar desapontado, e acabar comprando um de qualquer maneira :p

Eu não sei se funcionaria no seu, mas no Meg mk3, as pessoas estão usando o amplificador abaixo, e eu acho que ele é pequeno o suficiente para colocar atrás do painel

https://www.amazon.co.uk/dp/B00PAQGYKE/?tag=rsmeg-21

#4 ·
Não espero ficar impressionado, só quero uma pequena atualização por enquanto, minhas caixas de som atuais têm apenas 5,25, então queria algumas 6,5 baratas na esperança de que melhore um pouco o som por enquanto. Eu planejo um subwoofer ativo em um futuro próximo, ou posso ir com tudo com um amplificador de 4 canais e um subwoofer passivo, mas ainda não decidi sobre isso. Obrigado pelas suas respostas!

#6 ·
A intensidade com que qualquer altifalante reproduz, dada a potência de entrada, é medida em dB e é chamada de sensibilidade, quanto mais sensível, melhor o altifalante em transformar a amplificação em som. Estes têm uma sensibilidade de 94dB, o que é bastante bom, e seria muito melhor do que as opções de fábrica. Mas para os fazer realmente funcionar e produzir bons graves médios, então você começa a precisar da amplificação extra. O facto de os altifalantes dianteiros do Clio MK4 virem com as suas próprias caixas e uma porta virada para baixo deve ajudar a produzir graves médios decentes sem serem forçados demais - estes serão mais altos em qualquer configuração de volume, porque são mais eficientes, mas o amplificador será o fator limitante e eles soarão distorcidos muito antes de o fazerem se forem amplificados com um amplificador de 80W RMS, pois você não os estará usando em todo o seu potencial.

89dB de sensibilidade é o meio-termo para altifalantes do mercado secundário e nunca saberemos a sensibilidade das unidades de fábrica.

Portanto, qualquer coisa de 90 a 98 é um bom altifalante para transformar a amplificação em som.

Como exemplo - um altifalante de 92dB alimentado com 20W RMS será tão alto quanto um altifalante de 89dB alimentado com 40W RMS

Para obter um ganho de 3dB na pressão sonora, é necessário o dobro da potência de entrada, por isso, escolher o altifalante correto com base apenas na potência nem sempre é o melhor.

Mas, 20W a 40W não é duas vezes mais alto! - a maioria aceita que um aumento audível no volume percebido como duas vezes mais alto do que antes é um ganho de +10dB e para obter isso, você precisaria de 10 X a potência de entrada. Então, para dobrar o som, você precisaria fornecer 200W em vez de 20W

Espero que isso ajude quem procura atualizar o som do carro?