Independent Renault Forums banner

Caixa de velocidades EDC - Perda das mudanças 2, 4 e 6

2 reading
104K views 75 replies 37 participants last post by  TKH  
#1 ·
Olá a todos,

Tenho um Grand Scenic 1.5 dci de 11 placas com caixa de velocidades automática EDC. O carro já percorreu 30 mil milhas. Em 3 ocasiões distintas nos últimos 4 meses, tive a mensagem de aviso 'Verificar Caixa de Velocidades Automática' a aparecer no painel de instrumentos e a condução tornou-se lenta com mudanças de velocidade irregulares.

Ao mudar a alavanca de velocidades da posição Auto para a posição Manual, noto que as mudanças 2, 4 e 6 estão em falta e a condução está a ser feita apenas através das mudanças 1, 3 e 5. Daí as mudanças irregulares.

A questão resolveu-se em todas as ocasiões parando e desligando e ligando o motor novamente.

Alguém mais teve o mesmo problema? É um problema com que se deva preocupar? É sintomático de um problema maior?

#4 ·

O carro está atualmente em uma concessionária Renault. Eles estão alegando que a falha não foi capturada pelo registro do sistema no carro. Eles estão tentando fazer com que ela se repita por meio de testes de direção, mas como a falha ocorreu apenas 3 vezes nos últimos 4 meses, a chance de conseguir que ela funcione é muito pequena.

Atualmente, estou sendo avisado que, se eles não conseguirem fazer com que ela se repita e sem registro de falhas, eles não poderão fazer nada sob a provisão de garantia do carro.

Novamente pergunto: alguém mais teve esse problema ou um problema semelhante com a caixa de câmbio automática EDC? Qual foi sua solução?

#5 ·
Acabei de encontrar o seu tópico. Tenho um Grand Scenic 1.5 DCI 2011 com a caixa de velocidades automática EDC. Tive o aviso 'Verificar Função da Caixa de Velocidades Automática' algumas vezes nos últimos meses, geralmente depois de o carro não estar a funcionar bem. Levei-o aos agentes principais locais e eles disseram que não aparecia na máquina de diagnóstico (£85) e para o levar de volta quando estivesse a apresentar o problema. O problema é que, assim que desligo o motor, a falha desaparece. Liguei para a Ajuda Técnica da Renault e eles disseram-me que o meu veículo teve esta falha há 18 meses e que foi corrigida reinstalando o software da Unidade de Gestão do Motor. Estou atualmente a tentar que eles façam isso na garantia estendida da Renault que tenho. O seu problema foi resolvido e, se sim, como? Atenciosamente, Geoff

#7 ·
Olá, tenho o mesmo problema no Scenic 1.5 dCI EDC 2010. Falha e perda de marchas. A atualização do software e a calibração da caixa de câmbio não ajudaram. Qual é a solução para o problema?
Acabei de ter este problema nas marchas 1, 3 e 5. Felizmente, a reinicialização do software e a calibração funcionaram até agora (agora procurando algo feito de madeira para tocar).

O diagnóstico original mostrou que um solenóide estava preso aberto. Disseram-me que, se a reinicialização do software não funcionasse, o solenóide precisaria ser substituído. Não sei, no entanto, quão grande seria esse trabalho.

#12 ·
Teve um problema semelhante no meu RS Clio EDC lux de 2014 na semana passada (16 meses com 16 mil km no relógio). Faltavam as mudanças 2/4/6 e a mensagem "verificar caixa automática". Desliguei o motor e deixei-o por um tempo e parecia OK. Mas levei ao concessionário Renault local para dar uma olhada ontem. Eles disseram que era um "defeito conhecido" e atualizaram o software na caixa de velocidades. Começo, mas tudo bem até agora.

Embora eles tenham dito que era uma "potencial correção de 2 estágios" e se o reflash da caixa de velocidades não resolvesse... então havia outra coisa que eles poderiam tentar (tentar???). Mas eles não foram claros sobre qual seria a tentativa de correção do estágio 2!

Esperemos que seja resolvido pelo flash de firmware.

Mais alguém teve algum progresso com seus problemas? ou alguma atualização para passar?

#13 ·
Re: Caixa de velocidades EDC - Perda de mudanças 2, 4 e 6

Obrigado por compartilhar a informação. A minha está muito melhor agora, depois de eu ter desligado o conector da caixa de velocidades e o ter ligado de volta depois de algum tempo. Talvez tenha reiniciado sozinho de alguma forma quando estava sem energia? Também pulverizei o conector com spray condutor, então isso pode ter ajudado?
Agora, ocasionalmente, recebo o erro, mas apenas por alguns segundos.
Alguém já trocou o óleo da caixa de velocidades?

#14 ·
Encontrei este tópico, a experimentar o mesmo problema. O meu também perdeu a marcha-atrás. Lendo o tópico, parece haver uma abordagem de três etapas para corrigi-lo: 1) Flash de software, 2) Verificar as ligações na caixa de velocidades e 3) Mudar o solenóide. O meu incidente foi em tempo frio e húmido ( - onde a maioria dos problemas elétricos ocorrem), por isso talvez seja o segundo problema?

#15 ·
Encontrei este tópico, com o mesmo problema. O meu também perdeu a marcha a ré. Lendo o tópico, parece haver uma abordagem em três etapas para corrigi-lo: 1) Flash do software, 2) Verificar as conexões na caixa de câmbio e 3) Trocar o solenóide. Meu incidente foi em tempo frio e úmido (- onde a maioria dos problemas elétricos ocorrem), então talvez seja o segundo problema?
Investiguei um pouco mais: A marcha a ré está conectada ao mesmo solenóide que as marchas 2, 4 e 6. Então, esse parece ser MEU problema:rant:

#17 ·
Re: Caixa de velocidades EDC - Perda de mudanças 2, 4 e 6

Sim, as mudanças partilham os mesmos componentes. Mas por que funciona às vezes e às vezes não? Por favor, poste aqui quando encontrar uma solução.

Enviado do meu GT-I9195 usando o Tapatalk
Falhas elétricas podem ser ocasionais. Às vezes a conexão está lá, às vezes não. Se fosse um problema mecânico, não funcionaria de forma alguma. ( - e seria muito mais caro para reparar).

#18 ·
Peguei o carro de volta hoje: O log tinha uma marca para a perda de um dos solenóides. Mas quando o mecânico tentou, o carro de repente funcionou OK, então é uma falha temporária. O mecânico disse que poderia ser o solenóide ruim, mas a falha também poderia estar no plugue de conexão na caixa de câmbio, ou uma falha na fiação, ou como última coisa: O computador que controla a caixa de câmbio. Espero que tenha sido apenas um conector ruim. Então, não ficamos muito mais sábios, mas se for apenas o conector, pode ser.

#19 ·
A mesma coisa aqui. Computador ou conexões ou solenóide, mas ninguém sabe ao certo. Quem. deve pagar pelo computador de teste? Na Croácia, o revendedor não tem um sobressalente para fins de teste. O meu está agora com 97% de confiabilidade :) então estou feliz. Mas não sei o que virá a seguir.

#21 ·
Estou aposentado agora, mas trabalhei na indústria mecânica controlada eletronicamente, e muitas falhas ocasionais que se repetiam intermitentemente eram frequentemente devido a um conector ruim, pois com o tempo os pinos oxidavam e causavam uma conexão ruim. Muitas vezes, apenas remover e recolocar o conector limpava os terminais e corrigia a falha, e se não, uma limpeza com limpa contatos resolveria o problema. O problema com a maioria dos engenheiros é que eles acham que o computador de diagnóstico é Deus e agem de acordo, e no comércio de automóveis cobram mais dinheiro de nós, clientes. Tenho esta caixa de câmbio no meu novo Scenic, então poucos quilômetros e ainda sem problemas, no entanto, gostaria de saber o intervalo de troca de óleo da transmissão. Espero que isto ajude.

#22 ·
Estou aposentado agora, mas trabalhei na indústria mecânica controlada eletronicamente, e muitas falhas ocasionais que se repetiam intermitentemente eram frequentemente devido a um conector ruim, pois com o tempo os pinos oxidavam e causavam uma má conexão. Muitas vezes, apenas remover e substituir o conector limpava os terminais e corrigia a falha e, caso contrário, uma limpeza com limpador de contatos resolveria o problema. O problema
Quais conectores devem ser verificados? Qual é a sua sugestão?

#24 ·
Olá, também tenho um Grand Scenic de 2011. Juntamente com as "características" normais com as quais precisamos aprender a viver, também tenho uma situação estranha adicional na 2ª marcha. No trânsito, ao passar da 1ª para a 2ª ou reduzir da 3ª marcha, o carro treme por alguns segundos como se tivesse selecionado uma marcha mais alta para a velocidade. A eletrónica da caixa de velocidades já foi alegadamente atualizada pela Renault com o firmware mais recente disponível, mas o problema persiste. Pelo que li aqui, também pode ser um conector elétrico defeituoso ou um atuador. Alguém teve uma experiência semelhante com esta caixa de velocidades?

#25 ·
Parece ser uma peculiaridade desta caixa em particular. Verifico que preciso ser firme e decisivo com a minha para que ela saiba o que eu quero que ela faça. Se estou a acelerar, ela sabe que tem de mudar para cima, se estou a travar, ela sabe que tem de mudar para baixo. Ao passear ou descer lentamente uma encosta, ela pode ficar confusa, começando a reduzir a velocidade, mudando de ideias com o solavanco resultante. O problema é que, se estiver em segunda e o carro reduzir para primeira, é impossível passar para terceira sem voltar à segunda. O que eu acho que ela não gosta é de subir lombas a baixa velocidade.

#27 ·
Olá a todos. Desculpe se não deixo minhas ideias claras (inglês não é meu forte), mas quero que vocês me ajudem e me aconselhem na minha situação. Tenho um renault megane, 1.5 dci com caixa de velocidades edc. Tem 150 mil km. É um carro usado. Também tenho este problema com a perda da marcha a ré, 2ª, 4ª e 6ª marchas. Se eu parar o motor após uma viagem e depois quiser ligá-lo, tenho este tópico no painel "Verificar a caixa de velocidades" e a perda de marchas. Como observei, posso evitar este aviso se pisar no pedal da embreagem antes de inserir a chave na ignição. Se eu fizer isso em uma cronologia inversa (inserir a chave e depois pisar no pedal da embreagem), então tenho este aviso e a perda de marchas. Se eu ligar o motor (sem pisar no pedal da embreagem) e tiver este problema, troco as marchas, paro o motor, tiro a chave e então piso no pedal da embreagem, insiro a chave e diz "Ok". Infelizmente, não há logs registrados no computador. No serviço Renault, me disseram que provavelmente é o computador. Quais são suas sugestões? Onde devo procurar?

#28 ·
Eu tenho quase o mesmo problema. Tenho um Renault Megane 2013, 1.5 dci com edc. Sou o segundo proprietário. O carro tem 153 mil km. Se após uma viagem eu ligar o carro da seguinte forma (inserir a chave e ligar o motor), a mensagem “Verificar Caixa de Câmbio” aparece no painel e, em seguida, a marcha a ré, 2ª, 4ª e 6ª marchas são perdidas. Mas se eu ligar o motor desta forma (primeiro pressionar o pedal da embreagem e só então inserir a chave), então tudo está “Ok”. Se às vezes eu esquecer de pressionar a embreagem primeiro e tiver esta mensagem “Verificar Caixa de Câmbio”, eu mudo de P para D e então paro o motor, tiro a chave da ignição. Depois disso, eu pressiono a embreagem, insiro a chave e novamente tudo está “Ok”. No serviço Renault, eles disseram que não há logs na memória. Eles tentaram trocar algo lá, mas não funcionou (não posso dizer o que exatamente eles fizeram). Eles sugerem que eu substitua a ecu edc (computador). Você pode me aconselhar onde procurar?

#29 ·
Eu tenho quase o mesmo problema. Tenho um Renault Megane 2013, 1.5 dci com edc. Sou o segundo proprietário. O carro tem 153 mil km.

Se depois de uma viagem eu ligar o carro da seguinte forma (inserir a chave e ligar o motor) a rosca aparece no painel “Check Gearbox” e então a marcha a ré, 2ª, 4ª e 6ª marchas são perdidas. Mas se eu ligar o motor desta forma (primeiro pressionar o pedal da embreagem e só então inserir a chave) então tudo está “Ok”. Se às vezes eu esquecer de pressionar a embreagem primeiro e tiver esta mensagem “Check Gearbox” eu mudo de P para D e então paro o motor, tiro a chave da fechadura. Depois disso, eu pressiono a embreagem, insiro a chave e novamente tudo está “Ok”. No serviço Renault eles disseram que não há logs na memória. Eles tentaram trocar os lugares de algo lá, mas não funcionou (não posso dizer o que exatamente eles fizeram). Eles sugerem que eu substitua a edc ecu (computador). Você pode me aconselhar onde procurar?

Para começar, amigo, um EDC não tem embreagem, você está se referindo ao pedal do freio?
Se você está achando que o carro faz coisas estranhas se for pressionado, talvez queira verificar a chave inibidora no pedal do freio que diz ao veículo para ligar e também quando reduzir durante a frenagem.
Certifique-se também de que sua bateria seja de boa qualidade e bem carregada. Sem uma bateria totalmente carregada, esses carros são propensos a lançar muitos erros errôneos na tela.
Sempre ligue seu carro no estacionamento, com o pé firme no freio até que o motor esteja funcionando, caso contrário, ele dirá para você selecionar o estacionamento ou exibirá uma falha na caixa de câmbio.

#30 ·
Obrigado Davegayle pelo seu conselho. Desculpe pelo uso incorreto de alguns termos. Mas o interessante é que isso só acontece depois de algumas viagens. Se eu ligar o motor de manhã, não importa se eu aperto os freios primeiro ou insiro a chave. Tentarei verificar tudo o que você aconselhou e escreverei sobre o resultado. Obrigado novamente.

#31 ·
Olá.
Saudações da Lituânia! Tenho um problema semelhante com o meu Grand Scenic 1.5 dci. No visor aparece verificar caixa de velocidades e a caixa de velocidades perde as mudanças 1;3;5... Há seis meses, esta mensagem aparecia apenas uma vez por mês, agora duas vezes por semana. Quando desligo e volto a ligar o carro, tudo fica bem por um tempo. Talvez alguém possa adicionar uma imagem de onde está o cabo de ligação da caixa de velocidades? Vou tentar desligá-lo e voltar a ligá-lo. Talvez ajude.

#32 ·
Olá, estou em East London. Tenho um Megane coupé 2010 edc 1.5D. O carro tem a mensagem de verificação da caixa de velocidades automática. Ela aparece e desaparece diariamente. As mudanças estavam saltando de 2 para 4 para 6 em altas rotações. Fui informado por um técnico automotivo que preciso de uma embreagem nova. Custou-me mais de £1000 pela embreagem dupla. Foi instalado, mas agora precisa de programação. O técnico automotivo e até a Renault não conseguiram programá-lo, pois não está sendo concluído. Eles aconselharam que o motor de partida e a unidade de controle da bateria precisem ser substituídos. A garagem está com o carro desde novembro. Agora eles querem que eu venha buscar o carro e leve-o para outro lugar e esperam o pagamento. Alguma ideia sobre possíveis falhas? Tenho lido os fóruns e visto problemas relacionados a solenóides e a ecu também pode precisar de reprogramação. Qualquer ajuda é muito apreciada, pois estou acumulando contas sem alegria.