Olá,
Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpa pela longa publicação, mas tudo isso tem como objetivo uma melhor explicação.
Este é o problema que estou a ter com o meu carro. O carro em questão é um Grand Scenic de 3ª geração, 1.5dci com 110CV, ano 2012, código do motor K9K 636.
No ano passado, em março, o problema começou, o carro começou a funcionar de forma irregular e a fumegar enquanto andava e o motor em si parecia um trator. Antes disso, não havia sinais de qualquer problema, o motor funcionava corretamente, a quilometragem de gás era normal (como antes), sem fumo de escape. Comprei o carro em 2017 com 46 mil quilómetros e fiz apenas a revisão normal, óleo e filtros a cada 15 mil e aos 60 mil mudámos o filtro de combustível. Quando o problema começou, o carro tinha cerca de 105 mil quilómetros.
Mandei verificar numa oficina Renault oficial e disseram que os quatro injetores estavam avariados e precisavam de ser substituídos. Encomendaram os injetores, não eram novos, mas recondicionados de fábrica. Antes da instalação dos injetores, verificaram todo o sistema de combustível para ver se estava tudo ok, a fim de me darem a garantia de um ano para os injetores após a instalação.
Depois de os injetores serem substituídos, tudo correu bem durante cerca de 3 meses, cerca de 10 mil quilómetros. Depois comecei a ouvir um ruído de batida (como metal contra metal), mas apenas em baixas rotações, cerca de 1400-1600, e apenas na primeira e marcha atrás. Assim que as rotações aumentavam, o som desaparecia. Caso contrário, o motor funcionava sem problemas, sem fumo de escape, sem engasgos e o consumo de combustível não aumentava. O ruído não estava sempre presente, por isso não pensei muito nisso e continuei a conduzir o carro.
Três meses depois, o ruído começou a ser constante até 2100RPM, mas de resto não houve diferença no desempenho do motor.
Como viajo muito e tenho de depender do meu carro, fui à mesma oficina para o mandar verificar, partindo do princípio de que poderiam ser os injetores, o ruído era semelhante ao anterior, mas muito mais silencioso. A oficina diagnosticou o carro e verificou os injetores, mas estava tudo ok.
Pedi ao mecânico para conduzir o carro comigo e ele ouviu o mesmo ruído e verificou que parecia ser injetores defeituosos, mas como estava tudo ok na leitura do computador, ele disse para esperar e deixar o problema desenvolver-se mais para que pudessem ver o que poderia ser, porque, com os dados fornecidos pelo computador, ele não tinha motivos para mudar os injetores que ainda estavam na garantia.
Não fiquei satisfeito com a conclusão deles, por isso fui a outro concessionário Renault que fez o mesmo teste e disse a mesma coisa, que estava tudo bem com os injetores, mas também conduziram o carro e notaram o ruído, mas não me puderam dizer de onde vinha.
Comecei a procurar ajuda de outros mecânicos, não mecânicos Renault oficiais, mas que trabalhavam nos carros Renault toda a vida. Para todos, o ruído parecia ser de injetores defeituosos, mas eles não tinham o sistema de diagnóstico para os verificar. Aconselharam-me a experimentar com os aditivos (limpadores de injetores) para ver se isso ajudava, mas não houve qualquer alteração.
Como não houve qualquer alteração no desempenho do carro e os injetores ainda estavam na garantia, continuei a conduzir o carro. Quase todo o ano passou e o carro estava a funcionar muito bem, mas o ruído ainda lá estava. Antes de a garantia expirar, fui fazer mais uma revisão ao concessionário Renault e, depois de diagnosticar o carro, disseram que estava tudo bem, novamente.
Pesquisei em fóruns Renault na Croácia (de onde sou) e algumas pessoas tiveram o mesmo problema que eu, e também depois de mudar os injetores, o ruído voltou, mas para eles foi muito mais cedo do que para mim. Eles também foram a toneladas de mecânicos que diagnosticaram o carro e tudo parecia bem, mas também disseram que o ruído vindo do motor soava como injetores. Muitas pessoas diziam que era um ruído típico para este tipo de motor, mas todos podíamos jurar que o ruído não estava lá antes.
De qualquer forma, depois de uma busca inútil por ajuda, todos nós meio que paramos de procurar a solução e continuamos a conduzir os carros, pois não houve qualquer outra alteração no desempenho dos carros.
18 meses depois de os injetores terem sido substituídos (setembro de 2020), comecei a sentir a diferença no funcionamento do motor.
Então, essa é a saga que tenho com o carro, espero que não sejam os injetores, uma vez que a garantia acabou e, se for, pergunto-me o que pode ter causado esse desenvolvimento.
Sou muito grato por qualquer e toda a ajuda com isso. Ouvi falar dos mesmos problemas que as pessoas têm com este tipo de motor na Europa de Leste, mas elas ainda não encontraram a solução, por isso, se alguém entre vocês tiver alguma informação, por favor, escreva.
Muito obrigado, Vanja
Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpa pela longa publicação, mas tudo isso tem como objetivo uma melhor explicação.
Este é o problema que estou a ter com o meu carro. O carro em questão é um Grand Scenic de 3ª geração, 1.5dci com 110CV, ano 2012, código do motor K9K 636.
No ano passado, em março, o problema começou, o carro começou a funcionar de forma irregular e a fumegar enquanto andava e o motor em si parecia um trator. Antes disso, não havia sinais de qualquer problema, o motor funcionava corretamente, a quilometragem de gás era normal (como antes), sem fumo de escape. Comprei o carro em 2017 com 46 mil quilómetros e fiz apenas a revisão normal, óleo e filtros a cada 15 mil e aos 60 mil mudámos o filtro de combustível. Quando o problema começou, o carro tinha cerca de 105 mil quilómetros.
Mandei verificar numa oficina Renault oficial e disseram que os quatro injetores estavam avariados e precisavam de ser substituídos. Encomendaram os injetores, não eram novos, mas recondicionados de fábrica. Antes da instalação dos injetores, verificaram todo o sistema de combustível para ver se estava tudo ok, a fim de me darem a garantia de um ano para os injetores após a instalação.
Depois de os injetores serem substituídos, tudo correu bem durante cerca de 3 meses, cerca de 10 mil quilómetros. Depois comecei a ouvir um ruído de batida (como metal contra metal), mas apenas em baixas rotações, cerca de 1400-1600, e apenas na primeira e marcha atrás. Assim que as rotações aumentavam, o som desaparecia. Caso contrário, o motor funcionava sem problemas, sem fumo de escape, sem engasgos e o consumo de combustível não aumentava. O ruído não estava sempre presente, por isso não pensei muito nisso e continuei a conduzir o carro.
Três meses depois, o ruído começou a ser constante até 2100RPM, mas de resto não houve diferença no desempenho do motor.
Como viajo muito e tenho de depender do meu carro, fui à mesma oficina para o mandar verificar, partindo do princípio de que poderiam ser os injetores, o ruído era semelhante ao anterior, mas muito mais silencioso. A oficina diagnosticou o carro e verificou os injetores, mas estava tudo ok.
Pedi ao mecânico para conduzir o carro comigo e ele ouviu o mesmo ruído e verificou que parecia ser injetores defeituosos, mas como estava tudo ok na leitura do computador, ele disse para esperar e deixar o problema desenvolver-se mais para que pudessem ver o que poderia ser, porque, com os dados fornecidos pelo computador, ele não tinha motivos para mudar os injetores que ainda estavam na garantia.
Não fiquei satisfeito com a conclusão deles, por isso fui a outro concessionário Renault que fez o mesmo teste e disse a mesma coisa, que estava tudo bem com os injetores, mas também conduziram o carro e notaram o ruído, mas não me puderam dizer de onde vinha.
Comecei a procurar ajuda de outros mecânicos, não mecânicos Renault oficiais, mas que trabalhavam nos carros Renault toda a vida. Para todos, o ruído parecia ser de injetores defeituosos, mas eles não tinham o sistema de diagnóstico para os verificar. Aconselharam-me a experimentar com os aditivos (limpadores de injetores) para ver se isso ajudava, mas não houve qualquer alteração.
Como não houve qualquer alteração no desempenho do carro e os injetores ainda estavam na garantia, continuei a conduzir o carro. Quase todo o ano passou e o carro estava a funcionar muito bem, mas o ruído ainda lá estava. Antes de a garantia expirar, fui fazer mais uma revisão ao concessionário Renault e, depois de diagnosticar o carro, disseram que estava tudo bem, novamente.
Pesquisei em fóruns Renault na Croácia (de onde sou) e algumas pessoas tiveram o mesmo problema que eu, e também depois de mudar os injetores, o ruído voltou, mas para eles foi muito mais cedo do que para mim. Eles também foram a toneladas de mecânicos que diagnosticaram o carro e tudo parecia bem, mas também disseram que o ruído vindo do motor soava como injetores. Muitas pessoas diziam que era um ruído típico para este tipo de motor, mas todos podíamos jurar que o ruído não estava lá antes.
De qualquer forma, depois de uma busca inútil por ajuda, todos nós meio que paramos de procurar a solução e continuamos a conduzir os carros, pois não houve qualquer outra alteração no desempenho dos carros.
18 meses depois de os injetores terem sido substituídos (setembro de 2020), comecei a sentir a diferença no funcionamento do motor.
- A primeira coisa que notei é que o carro, por vezes, perdia potência a alta velocidade, por volta das 2200RPM, isso não era uma coisa contínua, não havia um padrão para esse problema
- Um problema diferente que ocorreu com algum padrão, se eu estivesse a conduzir em 1ª, 2ª ou 3ª velocidade por volta das 2000RPM por um curto período de tempo, o carro começava a soluçar, assim que eu adicionava algumas rotações, ele parava. Isto também não acontecia o tempo todo.
- Por vezes, de manhã, quando ligo o carro, ele tremia e as rotações saltavam de 800 a 100 durante alguns minutos. Isso durava talvez um ou dois minutos e tudo ficava bem novamente
- Também logo após o arranque, quando conduzo o carro e espero pelas rotações certas para mudar da 1ª para a 2ª velocidade, o pedal do acelerador não reage imediatamente.
- Também notei que o consumo era maior, não muito, 1l
Então, essa é a saga que tenho com o carro, espero que não sejam os injetores, uma vez que a garantia acabou e, se for, pergunto-me o que pode ter causado esse desenvolvimento.
Sou muito grato por qualquer e toda a ajuda com isso. Ouvi falar dos mesmos problemas que as pessoas têm com este tipo de motor na Europa de Leste, mas elas ainda não encontraram a solução, por isso, se alguém entre vocês tiver alguma informação, por favor, escreva.
Muito obrigado, Vanja