Independent Renault Forums banner

Renault Trafic 2012 2.0dci df070 (falha de diluição do óleo) não desaparece

1 reading
55K views 32 replies 9 participants last post by  LvR  
#1 ·
Olá,
Há alguns meses, o meu Trafic começou a piscar com 'verificar injeção' e 'verificar emissões'. Levei-o à oficina que costumo usar e eles fizeram uma regeneração do DPF e as falhas desapareceram. Umas semanas depois, as falhas voltaram. Desta vez, disseram que estavam perplexos, pois não acreditavam que houvesse algo errado com o DPF, mas tinham algumas falhas - diluição do óleo, uma com as velas de incandescência e gestão do motor. Disseram que eu devia levá-lo à Renault e ver o que eles achavam. A Renault disse-me que o DPF estava estragado e precisava de ser substituído, assim como as velas de incandescência, e que a falha de diluição do óleo era devido ao uso de óleo errado. Voltei à minha oficina e eles substituíram as velas de incandescência (sem problemas), mas disseram que não conseguiam entender como o DPF precisaria ser substituído quando estava longe de estar entupido. Eles fizeram outra regeneração para levar a fuligem a 0g e, embora tivesse sido feita a revisão apenas alguns meses antes e tivesse uma troca de óleo na altura, substituíram o óleo e o filtro novamente e conseguiram limpar os erros.
Umas semanas depois, numa viagem de 40 milhas na autoestrada, o erro 'verificar injeção' voltou a desaparecer 15 minutos depois.... E exatamente o mesmo uns dias depois numa outra viagem mais longa. Uns dias depois, voltou para ficar e levei-o de volta à oficina. O único código de falha que restava agora era a diluição do óleo df070. Eles então concluíram que acreditavam que era uma falha na ECU. Eles então enviaram-no para uma empresa que disse que o iria consertar, só para voltar e dizer que não conseguiam reparar aquele tipo de ECU. A oficina não acredita que haja mais nada que eles possam fazer e me encaminharam de volta para a Renault. De quem eles só vão me dizer que preciso trocar o óleo e talvez precise de um novo DPF de novo! Estou no meu limite aqui e não sei para onde me virar com este problema. Eu tinha procurado em outro fórum que dizia que existem 2 sensores no DPF, um antes e outro depois, para medir a pressão e, se estiverem com defeito, estarão enviando leituras falsas para a ECU. Pensando que talvez seja isso, pois tive a falha que aparecia e desaparecia em algumas viagens...... Não sei se minha ECU é reparável ou se foi apenas aquela empresa em particular... Talvez eu precise de uma nova.... Não sei!!!! Qualquer conselho seria muito apreciado, pois estou perdendo a cabeça por aqui!
Obrigado,
Abi

#2 ·
Olá AbiBuck e Bem-vindo:)

O que está acontecendo com o nível de óleo?
Que carro e motor você tem?
Uma possível explicação é que, se o DPF continuar pedindo regeneração, você pode acabar com muito combustível no cárter.
Normalmente, o nível do cárter sobe e talvez seja isso que aciona a sinalização de diluição do óleo.
Quando os DPFs eram novos, alguns construtores resolveram isso com alterações de software.
Eu tenderia a seguir a ideia do sensor, incluindo os tubos associados.
Oh, é um 2.0 Trafic dci!
Se não me engano, df070 é uma falha do sensor de manivela.

#6 ·
Olá AbiBuck e Bem-vindo:)

O que está acontecendo com o nível de óleo?
Que carro e motor você tem?
Uma possível explicação é que, se o DPF continuar pedindo regeneração, você pode acabar com muito combustível no cárter.
Normalmente, o nível do cárter sobe e talvez seja isso que aciona a sinalização de diluição do óleo.
Quando os DPFs eram novos, alguns construtores resolveram isso com alterações de software.
Eu tenderia a seguir a ideia do sensor, incluindo os tubos associados.
Oh, é um 2.0 Trafic dci !
Se não me engano, df070 é uma falha do sensor de manivela.
Olá Brendan!
Uma falha no sensor de manivela! Eu nunca ouvi isso antes. Vou dar uma olhada nisso então. Obrigado pela resposta, realmente aprecio 😁
Abi

#3 ·
Eu só .................

Eu vou trocar o óleo e ver se ele fica mais feliz.

ITO ECU - a ECU recusa-se a fazer uma regeneração (automática) do DPF sempre que houver algum código de falha presente na ECU - e em particular o valor de diluição do óleo. Se você agora forçar uma regeneração, você só vai estragar tudo adicionando ainda mais combustível ao óleo................. e se uma regeneração forçada for "bem-sucedida", a diluição do seu óleo ainda está muito próxima da percepção da ECU de óleo contaminado/diluído - da próxima vez que você estiver em uma viagem e uma regeneração automática for acionada porque é necessária, a ECU pode iniciar o processo e então descobrir que você tem óleo diluído - daí o aviso recorrente.

Leia todo o tópico do qual este post em particular faz parte - há muita explicação lá...............

#4 ·
Pelo que parece, todos se concentraram no DPF, mas não no sensor..
Há apenas um, mas está conectado ao DPF antes e depois, ele mede a pressão diferencial.
Problemas comuns com estes são tubos de conexão bloqueados ou rachados, a falha do próprio sensor parece muito menos comum do que se pode acreditar, uma falha aparece e as pessoas os trocam, muitas vezes são apenas os tubos.

#7 ·
Obrigado pessoal, eu levantei a possibilidade de um sensor de manivela defeituoso. A garagem diz que eles investigaram isso, mas acreditam que não é para a minha van em particular, mas sim para as mais antigas ou mais novas? Eles me cobraram £ 100 para trocar isso, mas disseram que era altamente improvável que esse fosse o problema?

Eu vou dar uma olhada no nível do óleo.

Dancingdad: Vou ver se eles investigaram possíveis canos bloqueados ou rachaduras.

Quando o levei de volta à garagem da última vez, eles disseram que a máquina fez uma regeneração bem-sucedida nos últimos 300 milhas. Mas sim, parece que pode estar falhando nas regenerações, daí a adição de combustível. Também me preocupa que, por haver uma falha, ele não fará a regeneração e, em seguida, acumulará fuligem e causará danos... Preocupado em dirigi-lo até que seja consertado agora!

#8 ·
Além disso, eles trocaram o óleo recentemente e isso só consertou por algumas semanas, para depois voltar algumas semanas depois. Se estivesse colocando combustível e não estivesse completando as regenerações. Por que as regenerações falhariam?

Desculpe por todas as perguntas, só estou tentando entender!

#9 ·
Semanas depois, seu estilo de condução/distâncias causou uma ou mais regenerações falhadas (são necessários 20-200km)................ toda vez que a regeneração começa e falha, o óleo é mais contaminado - depois que contaminação suficiente entra no óleo, a ECU simplesmente diz chega.

Falha é possivelmente um nome impróprio neste caso - eu diria que a melhor palavra é não completar durante suas viagens típicas

#10 ·
Obrigado LvR. Fiz algumas viagens longas nas 2 semanas desde que o óleo foi trocado. Embora eu tenha uma viagem curta para o trabalho... mas também nunca foi um problema antes. Parece um pouco estranho que esteja falhando.
Talvez eu troque o óleo novamente e veja o que acontece. 🤔
De qualquer forma, verifiquei o nível do óleo e estava bastante alto. Embora eu não tenha nada para comparar, não tenho certeza se aumentou.

#11 ·
Eu? - Eu mudaria o óleo e iniciaria um regime de monitoramento diário rigoroso.

Apenas para que conste - injetores com vazamento podem e também causam exatamente os mesmos problemas de diluição de combustível com níveis de cárter mais altos do que os originalmente preenchidos

Se você mudar o óleo agora, eu acho que uma regeneração manual/forçada imediata é necessária apenas para evitar a distorção dos resultados

#12 ·
Eu? - Eu mudaria o óleo e iniciaria um regime rigoroso de monitoramento diário.

Só para constar - injetores com vazamento podem e também causam exatamente os mesmos problemas de diluição de combustível com níveis de cárter mais altos do que o originalmente preenchido

Se você mudar o óleo agora, eu acho que uma regeneração manual/forçada imediata é necessária apenas para evitar a distorção dos resultados
Ok, obrigado pelo feedback. Acho que vou trocar o óleo e fazer uma regeneração e pedir para darem uma olhada nos canos e nos sensores, só para eliminar isso como um possível problema.

Eu sei que a oficina que eu vou tem sido muito útil para lidar com esses problemas até agora e, devido a eles terem trocado o óleo e regenerado antes, ficaram perplexos e concluíram que era um erro da ECU. Percebo que ninguém mencionou isso como um possível problema. Você acha que se eu fizer tudo o que mencionei acima (troca de óleo e verificação dos canos, etc.) e o erro ainda persistir, a ECU precisará ser analisada, reparada ou substituída?

Obrigado pela ajuda ☺

#14 ·
A ECU é a última coisa a culpar na minha opinião ..................

A maneira correta de lidar com isso é registrar todos os parâmetros do motor após a troca de óleo para cada viagem e ter alguém que saiba o que está fazendo para inspecionar e analisar os registros
Eles acreditavam que haviam analisado todas as possibilidades, então foi aí que eles colocaram a culpa.
Suponho que perguntar o que 'alguém que sabe o que está fazendo' estaria procurando estaria fora da minha liga!? 😅😂

Obrigado LvR 😁

#17 ·
Ah - progresso do mundo real:

Quando for para os caras, peça e faça com que eles emitam um registro dos valores de todos os parâmetros do motor que eles viram por um período de 5 minutos enquanto o motor estava em marcha lenta em suas instalações.

Se você puder postá-lo aqui, você já pode aprender muito sobre a ECU e a saúde geral do sistema de controle

#18 ·
Ah - progresso do mundo real:

Quando for para os caras, peça e peça que eles emitam um registro dos valores de todos os parâmetros do motor que eles viram por um período de 5 minutos enquanto o motor estava em marcha lenta em suas instalações.

Se você puder postá-lo aqui, já poderá aprender muito sobre a ECU e a saúde geral do sistema de controle
Farei isso! Obrigado!!!

#21 ·
Olá KEV
Obrigado pela resposta rápida
Já passou por 4 diagnósticos. Snap on, Delphi, Bosch e o último não me lembro.
A Bosch foi a última. Tenho a certeza que eles fazem tudo isso. Vou perguntar na sexta-feira, mas sei que eles informam a ecu de qualquer trabalho que façam
Cumprimentos
Les

#23 ·
Olá KEV
Obrigado pela resposta rápida
Já passou por 4 diagnósticos. Snap on, Delphi, Bosch e o último não me lembro.
A Bosch foi a última. Tenho a certeza que eles fazem tudo isso. Vou perguntar na sexta-feira, mas sei que eles informam a ecu de qualquer trabalho que façam
Cumprimentos
Les
Não precisa de um scanner para limpar esses contadores de serviço/óleo ............ é feito no painel com a ajuda dos botões na haste.

Pode verificar agora (ver o manual do proprietário sobre como ver quando o próximo serviço de óleo é devido e como repor exatamente)

Tenho a sensação de que precisa de um novo mecânico, pois, na minha opinião, com quase todos esses scanners, ele deveria ter sido capaz de motivar e parar de adivinhar o que está a acontecer.

Se ele tentou e seguiu o conteúdo/sugestões neste tópico, uma regeneração deve certamente ser acionada ou uma explicação/motivação decente deve ser apresentada sobre o desperdício do seu dinheiro

Não consigo acreditar nos custos em que incorreu ao perseguir tudo isto. :eek:

Eu insistiria num registo de todos os parâmetros do motor durante uma viagem curta com o seu motor usando um scanner Renault adequado - o nome da marca do scanner é irrelevante, desde que ele possa produzir as informações corretas e completas

#24 ·
Olá LVR
Entendido. Já esteve em 4 oficinas e esqueci-me de mencionar também uma concessionária Renault, totalizando 5. A Renault fez a leitura e forçou uma regeneração e nada mais. Tentei remover as luzes sozinho ontem à noite, mas sem sucesso. Tentarei novamente hoje.
Obrigado pela resposta

#25 ·
Olá LVR
Entendido. Já esteve em 4 oficinas e esqueci-me de mencionar também uma concessionária Renault, totalizando 5. A Renault fez a leitura e forçou uma regeneração e mais nada. Tentei remover as luzes eu mesmo ontem à noite, mas sem sucesso. Tentarei novamente hoje.
Obrigado pela resposta
Você não poderá limpar as reclamações do painel sozinho - tudo o que você pode realizar sozinho é redefinir o contador de serviço/óleo - ESSA ação deve permitir que uma regeneração automática aconteça SE as condições ambientais forem adequadas e somente depois que uma regeneração automática for concluída com sucesso E o DPF não tiver nenhuma outra reclamação a fazer, então as reclamações do painel serão limpas automaticamente

Seu painel tem um indicador de serviço embutido - qual é o valor dele agora? ................. deve ser algo como 15.000 km ou 1 ano

#29 ·
Este problema pode ser causado por uma regeneração do dpf sendo realizada antes de redefinir o lembrete de serviço - o pid de diluição do óleo deve ler 0% antes que a regeneração seja feita. Se a diluição do seu óleo for superior a 10%, um erro é registrado. Este cálculo agora é armazenado na ecu. Seu dpf continuará a bloquear, pois a regeneração não ocorrerá mais. Uma nova ecu corrigirá isso se for instalada corretamente sem que nenhum dos dados da ecu antiga seja transferido para a nova ecu. Se alguém souber como redefinir a ecu, estou à disposição.

#30 ·
É agora novembro de 2023. O problema que você está tendo, ou qualquer pessoa que esteja lendo isso agora, é... seu 'tubo do turbo upstream' está BLOQUEADO! Se você olhar para a parte de trás do motor (o meu é um 1.6L de 2018), verá que existem dois sensores. O da esquerda é o que você precisa remover, atrás dele há uma curva de borracha de 90° que se encaixa em um pequeno tubo de metal. Pegue um cabo de freio de bicicleta / cabo de guitarra / similar e empurre-o para dentro do tubo de metal. Primeiro, você deve usar uma bomba de medição manual e, quando bombeada, ela deve ler ZERO! SE houver alguma pressão na pistola, então você tem um bloqueio e esse é o seu único problema! Pegue uma furadeira manual a bateria, conecte o cabo à furadeira e empurre cuidadosamente o cabo para dentro do pequeno tubo de metal (este desce até o vaporizador), e então remova o cabo e verifique novamente, com o manômetro. Se voltar com uma leitura de ZERO, tudo está limpo, MAS, o pequeno tubo de metal deve estar limpo. Você pode então borrifar um pouco de limpador de freio lá dentro. Depois disso, você precisa fazer uma limpeza do DPF. Pegue um tipo de lata de espuma de limpador de DPF, remova o tubo, sob a van, que vem do sensor, existem dois tubos que vêm dele... um vai para a parte de trás do DPF e o outro vai para a frente do DPF... esse é o que você precisa puxar do DPF, então leia as instruções da lata de espuma e bombeie tudo para dentro do DPF, então ligue o motor e acelere para cerca de 3000 RPM. Limpe o sensor upstream e coloque tudo de volta e sua van funcionará bem! ESPERO que isso ajude alguém hoje, pois este é um tópico antigo... boa sorte! Tom

#32 ·
Olá a todos, tenho um Renault Traffic 3 1.6 motor 104 mil quilómetros e no início tive problemas, o filtro DPF estava entupido, fui à oficina, disseram-me para fazer uma regeneração forçada e mudar o óleo, fiz isso, primeiro fiz a regeneração, depois mudei o óleo, a regeneração não foi bem sucedida, restaram 9 gramas de fuligem e o erro com o óleo fino não desaparece, eu apago-o e ele ainda aparece. E também 30 regenerações malsucedidas, quando fiz a primeira regeneração, então 67 gramas de fuligem e ainda a regeneração não foi bem sucedida, a segunda regeneração foi 26, também malsucedida, o que impede que ela faça a regeneração, por favor ajude.

#33 ·
Olá a todos, tenho um Renault Traffic 3 1.6 motor com 104 mil quilómetros e no início tive problemas o filtro DPF estava entupido fui à oficina disseram-me para fazer uma regeneração forçada e mudar o óleo fiz isso, primeiro fiz a regeneração, depois mudei o óleo, a regeneração não foi bem sucedida, restaram 9 gramas de fuligem e o erro com o óleo fino não desaparece, eu apago-o e ele ainda aparece E também 30 regenerações malsucedidas quando fiz a primeira regeneração então 67 gramas de fuligem e ainda a regeneração não foi bem sucedida a segunda regeneração foi 26 também não bem sucedida o que impede de fazer a regeneração por favor ajude
Bando de idiotas a contar-te mentiras.

A regeneração e a diluição do óleo estão intimamente relacionadas - se a diluição do óleo já for um problema, QUALQUER regeneração NUNCA irá limpar todas as reclamações, mesmo que o DPF contenha ZERO fuligem.

CERTIFIQUE-SE DE QUE NÃO TEM QUAISQUER ERROS RELACIONADOS COM A PRESSÃO OU TEMPERATURA DO ESCAPE OU DO MOTOR (EXCLUIR MENSAGEM DE REGENERAÇÃO DPF NECESSÁRIA)
Ligue o motor até ficar quente.
Mude o óleo e o filtro.
Limpe o indicador de serviço de óleo e confirme que a ECU está a fazer isso (a distância devida ao serviço de óleo retornará a algo como 15000 km ou 1 ano) - NÃO CONTINUE ATÉ QUE ESTA ETAPA SEJA CONCLUÍDA
Agora, deixe o motor em marcha lenta até que as pré-condições de regeneração forçada sejam atendidas (temperaturas de escape, líquido de arrefecimento e óleo).
Permita que uma regeneração forçada comece e não interfira - deixe-a terminar no seu próprio tempo e ritmo.

Se seguiu a receita, o DFP estará muito próximo de 0 gramas (NÃO 0) e não terá erros sobre DPF ou qualidade do óleo.

Estou a adivinhar que não se deu ao trabalho de ler o conteúdo de todo o tópico aqui e, como de costume, está a desperdiçar uma tonelada de dinheiro.