Independent Renault Forums banner

Motor 1.5 dci ou 1.9 dci, qual é o melhor?

Tags
dci engine
19K views 19 replies 12 participants last post by  Nottnoc  
#1 ·
Olá a todos,
Acabei de ter o meu scenic 1.9dci de 2003 destruído e estava a perguntar-me se o motor 1.5 dci é bom, pois estou a ponderar comprar um 1.5 dci em vez de outro 1.9

Alguma opinião?

#3 ·
Depende do tamanho do carro, um 1.5 num clio é bom, coloque-o num scenic puxando até duas vezes o peso, ele vai trabalhar duas vezes mais e desgastar duas vezes mais rápido
Ron
sim, eu estava pensando nisso, eu tive esse tipo de discussão com minha esposa quando pegamos nosso scenic, ela queria pegar um 1.4 a gasolina, mas eu fui de 1.9 dci

#5 ·
Estou agora no meu 3º Scenic, um 57 reg 1.6vvt, sendo os dois anteriores um 06 reg 1.5dci e um 53 reg 1.9dci. Fui até Espanha no 1.9, 4 pessoas totalmente carregadas e com uma média de 54 mpg, mas o 1.5 em viagens longas só fazia cerca de 46 mpg. Sempre achei que o motor menor tinha que trabalhar um pouco mais (também descobri isso num Laguna 1.5dci que tive e que só fazia uma média de cerca de 40 mpg). Eu acho que você estaria melhor com o 1.9dci com aquele pouco de potência em reserva.

#6 ·
Estou agora no meu 3º scenic, um 57 reg 1.6vvt, sendo os dois anteriores um 06 reg 1.5dci e um 53 reg 1.9dci. Fui até Espanha no 1.9 com 4 pessoas totalmente carregadas e com uma média de 54 mpg, mas o 1.5 em viagens longas só fazia cerca de 46 mpg. Sempre achei que o motor menor tinha que trabalhar um pouco mais (também descobri isso num laguna 1.5dci que tive e que só fazia uma média de cerca de 40 mpg). Acho que seria melhor para si com o 1.9dci com aquela pequena reserva de potência.
Estou a inclinar-me para ficar com um 1.9, mas acabei de olhar no ebay e notei que em alguns dos scenic 1.5 dci diz 1.5 dci (80) ou 1.5 dci (105) o que significam os números entre parênteses?

#9 ·
Os motores 1.5 Dci são propensos a prender os anéis do pistão.

Pessoalmente, eu optaria pelo 1.9 Dci, simplesmente porque ele não trabalhará tão duro quanto o motor menor, mesmo que a potência seja semelhante.

O imposto rodoviário sobre o motor menor provavelmente será menor, mas no custo geral de funcionamento de um carro, não é o aspecto mais caro do custo de condução. O carro depreciará mais a cada ano.

#13 ·
Olá,
Tenho uma Megane ST 1.5 dci 106 facelift de 2006 - sei que é menor e mais leve que uma Scenic, mas acho-a boa tanto na cidade como na auto-estrada. Teve uma média de cerca de 56 mpg na viagem de 2 semanas (1500 milhas) do ano passado para, de e à volta de Hamburgo, 4 pessoas com bagagem. Quanto a problemas de motor? Não tive nenhum (shh......!) acabei de passar os 172 K na embraiagem, bateria e escape originais, mas perdi a conta dos discos de travão e das lâmpadas dos faróis!
Sugiro que faça um test drive tanto ao 1.5 como ao 1.9 e os compare, a maioria dos concessionários terá ambos no parque.
Al

• Like
Reactions: batfink5
#15 ·
Tanto eu como os meus pais temos Grand Scenic. O meu é 1.5 e o deles é 1.9. Por isso, já conduzi ambos. Não é uma diferença tão grande como se pode pensar, mas o 1.9 parece ter um pouco mais de força. A relação de transmissão é diferente, o 1.9 tem uma relação mais longa do que o 1.5, na minha experiência. A sexta velocidade quase nunca foi usada no 1.9, mas eu consigo usar a sexta velocidade no meu 1.5.

Tenha em atenção que eu vivo na parte ocidental da Noruega, por isso as estradas aqui são, na sua maioria, de 80 km/h no máximo. A condução em auto-estrada a velocidades mais altas pode ser diferente.

Dito isto, estou satisfeito com o meu 1.5. Tenho três filhos e costumamos fazer viagens mais longas, por isso o carro está totalmente carregado com bagagem para cinco pessoas + caixa de tejadilho. É totalmente capaz, mesmo assim, de acompanhar o trânsito (as colinas mais íngremes exigem, no entanto, a redução de velocidade). Já reboquei até um atrelado de 14-1500 kg e correu bem (mas o carro estava vazio na altura).

#17 ·
A única diferença que posso dar, pois tive a carrinha 1.5dci e a básica sem turbo 1.9 kangoo
90% das vezes estava carregada com ferramentas pesadas, incluindo uma betoneira, novamente 90% era condução em autoestrada, a 1.9 era muito melhor na autoestrada, a 1.5 era ok, mas faltava aquela potência extra às vezes e as rotações mais altas à mesma velocidade, você continua procurando outra marcha
Ron

#20 ·
AFAIK, Shiny é como os furos 1.5 acabam.
Fora de tópico, tivemos um Scenic 1.4 e depois um 1.6, o 1.6 MUITO melhor. Especialmente quando se tratava de economia.
Como dizem os americanos, "Não há substituto para os Cubos".