Tanto eu como os meus pais temos Grand Scenic. O meu é 1.5 e o deles é 1.9. Por isso, já conduzi ambos. Não é uma diferença tão grande como se pode pensar, mas o 1.9 parece ter um pouco mais de força. A relação de transmissão é diferente, o 1.9 tem uma relação mais longa do que o 1.5, na minha experiência. A sexta velocidade quase nunca foi usada no 1.9, mas eu consigo usar a sexta velocidade no meu 1.5.
Tenha em atenção que eu vivo na parte ocidental da Noruega, por isso as estradas aqui são, na sua maioria, de 80 km/h no máximo. A condução em auto-estrada a velocidades mais altas pode ser diferente.
Dito isto, estou satisfeito com o meu 1.5. Tenho três filhos e costumamos fazer viagens mais longas, por isso o carro está totalmente carregado com bagagem para cinco pessoas + caixa de tejadilho. É totalmente capaz, mesmo assim, de acompanhar o trânsito (as colinas mais íngremes exigem, no entanto, a redução de velocidade). Já reboquei até um atrelado de 14-1500 kg e correu bem (mas o carro estava vazio na altura).