Independent Renault Forums banner

Regulação da folga das válvulas clio 1.2 16v

59K views 15 replies 6 participants last post by  StvN  
#1 ·
Olá a todos, esta é a minha primeira vez no fórum, por isso, por favor, vão com calma.
Acabámos de comprar para a nossa filha o seu primeiro carro, nomeadamente o Clio, como acima, e veio de um concessionário de fundo de quintal porcaria, sem qualquer histórico. Mas consegui ver além do exterior áspero e da falta de cuidado e pensei que poderia haver uma joia escondida por baixo. De qualquer forma, acabei de substituir a correia de distribuição e os itens de serviço variados e, ao retirar a tampa da árvore de cames, não consegui acreditar quando vi uma única árvore de cames com tuchos ajustáveis?
De qualquer forma, pensei que a extremidade superior soava um pouco barulhenta, então decidi ajustar as folgas das válvulas, mas como não faço isso há muitos anos, pensei em navegar na net e tentar encontrar o procedimento correto e parece cheio de conjecturas. Posso simplesmente encontrar o PMS em cada cilindro e ajustar a folga nas válvulas de admissão e escape, o que acho mais fácil, ou tenho que fazer "definir o cilindro 1 para o PMS e depois ajustar o cilindro 4 etc...."?
O que não consigo entender é o facto de que, quando você define o cilindro 1 para o PMS e ambas as válvulas estão totalmente fechadas, o cilindro 4 também está na posição em que o pistão está no topo e, claramente, ambas as válvulas também estarão fechadas.
O que decidi fazer é tirar todas as velas e colocar uma extensão longa de 1/4" no orifício da vela do cilindro nº 1 e, quando estiver no PMS, marcar o lado da extensão com um pouco de fita isolante ao redor do eixo. Desta forma, sei a "altura" exata no PMS na câmara do pistão. Agora sei a "altura que a extensão deve estar "saindo do orifício da vela"".
Posso então colocar a extensão no orifício do cilindro seguinte que escolher para ajustar, girar o motor lentamente no cubo da roda e observar a válvula de admissão descer e voltar a subir e estudar a marcação da minha extensão com fita adesiva. Agora sei que este pistão está no PMS e, em seguida, ajusto as válvulas em conformidade. Sinto que este método, se for preciso, é mais fácil de ler visualmente do que olhar para ver se uma válvula está a descer. Alguém pode lançar mais luz sobre isso e me dizer se ajustar as válvulas em cada pistão, uma de cada vez, no PMS está incorreto ou não.

#2 ·
Ambos os conjuntos de válvulas parecerão fechados.

Se o cilindro 1 estiver no final do seu curso de compressão, ambas as válvulas terão sido totalmente fechadas à medida que o pistão sobe e a parte de trás dos lóbulos da came estará perto do balancim, deixando uma folga.

Ao mesmo tempo, o cilindro 4 está no topo do seu curso de escape e estará a iniciar a sua fase de admissão.
Então, a válvula de escape estará quase fechada e a admissão estará apenas a começar a abrir.

Se você girar a manivela e observar este ponto, deverá ver os braços balançarem no cilindro 4. Neste ponto de balanço do PMS, NÃO haverá folga entre a came e o balancim, então você não poderá ajustá-los.

Existem outros métodos, mas eu uso esta tabela.

Válvulas do cilindro 4 balançando - ajuste o cilindro 1
Válvulas do cilindro 2 balançando - ajuste o cilindro 3
Válvulas do cilindro 1 balançando - ajuste o cilindro 4
Válvulas do cilindro 3 balançando - ajuste o cilindro 2

Não entre em pânico se perder o PMS por alguns graus. Não é crítico.

#3 ·
Então...

O carro tem o T/B na extremidade direita do coletor de admissão de plástico?
Image

Pergunto porque ninguém disse como o coletor de admissão sai e volta - estou interessado em saber qual selante pode ser necessário nos parafusos, pois [suspeito] que alguns podem entrar nas partes oleosas da cabeça... não furos cegos.
Após remover o coletor, você pode querer considerar a substituição dos 'anéis de vedação' - na tampa do balancim - que mantêm os 4 tubos de velas de aço à prova de óleo.

Qualquer foto sua montando tudo de volta seria muito apreciada, M8.

knownClone

#4 ·
Obrigado pela resposta, ajudou na minha compreensão do que o cilindro 4 está fazendo enquanto o cilindro 1 está em PMS, então, se eu entendi corretamente, você está dizendo que quando o cilindro 1 (extremidade da caixa de câmbio nos Renaults?) está em seu estágio de balanço, ele está na posição PMS (compressão)? A razão pela qual pergunto é que, quando você diz balançando, não parece ser uma descrição precisa. Em que ponto do ciclo de compressão ocorre o "balanço", é que quando o cilindro 1 está em PMS e os braços estão balançando, o cilindro 4 está muito apertado, sem movimento e não consigo colocar a lâmina de calibre.

#6 ·
obrigado pela resposta, isso ajudou a minha compreensão do que o cilindro 4 está fazendo enquanto o cilindro 1 está no PMS, então, se eu entendi corretamente, você está dizendo que quando o cilindro 1 (extremidade da caixa de câmbio nos Renaults?) está em seu estágio de balanço, ele está na posição PMS (compressão)? A razão pela qual pergunto é que quando você diz balançando, não parece ser uma descrição precisa. Em que ponto do ciclo de compressão está "balançando", é só que quando o cilindro 1 está no PMS e os braços estão balançando, o cilindro 4 está muito apertado, sem movimento e não consigo colocar a lâmina de calibre.
Balançar não está no ciclo de compressão.

Qualquer cilindro que tenha válvulas balançando - é o cilindro oposto que está em compressão.

Se você fizer as válvulas balançarem no cilindro 1 (extremidade da caixa de câmbio neste caso), levante e abaixe o balancim no cilindro 4.

Você consegue sentir alguma folga?
Qual o tamanho da lâmina de calibre que você está usando?

#7 ·
Meu motor é ligeiramente diferente do seu, pois a tampa da árvore de cames contém a borboleta por baixo, dentro da carcaça. Pensamento interessante sobre as juntas das velas de ignição. Elas provavelmente vazarão, pois os motores percorreram 139.000 milhas. Aposto que são apenas do concessionário principal.

#15 ·
meu motor é ligeiramente diferente do seu, pois a minha tampa da câmara contém a borboleta por baixo, dentro da carcaça. Pensamento interessante sobre as juntas das velas de ignição. Elas provavelmente vazarão, pois os motores cobriram 139.000 milhas. Aposto que eles são apenas do revendedor principal.
As juntas das velas de ignição estão no ebay 17,50 ou um conjunto. os revendedores querem 80 libras por conjunto

#8 ·
Porra! Quanto mais leio, mais confuso fico.
Eu tinha entendido que logo após a válvula de admissão do cilindro 1 ter caído e subido e o pistão chegar ao topo, isso era compressão e também PMS, ou não é o caso? E se eu colocar o cilindro nº 1 no PMS e a engrenagem da árvore de cames estiver alinhada, esta é uma posição para ajustar o nº 4?
Eu tenho usado 0,10 na admissão e 0,20 no escape.

#9 ·
Sim, você está certo.

Isso é compressão e PMS no cilindro 1.
Quando o cilindro 1 sobe para PMS, observe cuidadosamente os balancins no cilindro 4.
O que eles estão fazendo quando o pistão sobe para o topo?
A exaustão deve estar fechando e a admissão abrindo.
Isso é 'balançando'

Então - cilindro 4 balançando, ajuste a folga no cilindro 1

A Haynes tem a folga como
admissão 0,05-0,12
exaustão 0,15-0,22
motor frio.

Eles podem nunca ter sido ajustados antes e as folgas têm a tendência de se fechar em vez de aumentar.

#10 ·
É isso que me confunde, ao definir o cil. 1. para o PMS, faz com que o cil. 4. "balance", o que significa que posso definir as folgas no cil. 1.

Então, em teoria, se eu colocar cada cilindro individual em um estado de compressão PMS, posso definir as folgas para esse cilindro?

A razão pela qual eu digo isso é porque acho fácil e preciso colocar cada cilindro na compressão PMS colocando um tubo no orifício da vela de ignição e observando-o subir com o pistão e observando a válvula de admissão cair e subir. Se os outros estão realmente balançando, então não importa porque eu sei que cada cilindro que eu ajustar estará no "estado perfeito". Certamente os balancins estarão em sua "posição mais solta" prontos para a folga.

#12 ·
Por Júpiter, acho que finalmente consegui. Ajustei todas as folgas para .10 na admissão e .20 no escape e só posso dizer que, embora o carro funcionasse bem antes, as folgas eram facilmente o dobro da configuração que têm agora. A única coisa a notar foi que quando coloquei cada cilindro no ponto morto superior, o outro cilindro correspondente estava apenas no tempo de escape, quase nenhum movimento, foi só quando continuei a girar o motor um pouco mais que as válvulas de escape tiveram um pouco mais de folga.

#16 ·
Olá, fiz o ajuste da folga das válvulas no meu mk3 d4f 740. Não sou mecânico, mas sou mecanicamente experiente e fiz muitas coisas, incluindo ajustes de folga com meu pai anos atrás, então não é estranho para mim, no entanto, não tinha certeza de quanta resistência deveria sentir. Mirei em uma resistência decente no meio da especificação (0,25-0,32 para admissão e 0,35-0,42 para escape, pois meu eixo de comando tem um sulco), então 0,33 não coube, 0,28 teve resistência. O mesmo no escape, mas 0,38 teve resistência e 0,43 não passou. Resumindo, o carro soa muito melhor, sem mais batidas quando o motor está frio. Às vezes, leva um pouco mais para dar a partida. Eu diria 3 rotações a mais pelo som. Quando pressiono o acelerador em marcha lenta (em ponto morto), primeiro ele desce por um segundo para cerca de 500 rpm, depois sobe bem. A marcha lenta é de cerca de 600, eu diria que é como antes, mas ainda parece um pouco baixa. A marcha lenta é estável, caso contrário. Vocês acham que estraguei a configuração da folga, ajustando-a muito apertada? Ou é o corpo da borboleta se eu acidentalmente bati nele ao manuseá-lo, talvez o sistema de combustível? Devo verificar novamente as configurações apenas para garantir que as válvulas estejam configuradas corretamente?
Não há fumaça no escapamento, sem cheiro de gasolina. Não consigo ouvir nenhuma falha de ignição, nenhuma luz no painel. Quando removo a tampa de enchimento de óleo com o motor funcionando, saem sopros rítmicos, mas nada muito excessivo ou pressurizado. Preciso mencionar que coloquei combustível de 99 octanas e um aditivo de limpeza de injetores no tanque logo após o trabalho.

Obrigado pela ajuda de todos.