Olá a todos, esta é a minha primeira vez no fórum, por isso, por favor, vão com calma.
Acabámos de comprar para a nossa filha o seu primeiro carro, nomeadamente o Clio, como acima, e veio de um concessionário de fundo de quintal porcaria, sem qualquer histórico. Mas consegui ver além do exterior áspero e da falta de cuidado e pensei que poderia haver uma joia escondida por baixo. De qualquer forma, acabei de substituir a correia de distribuição e os itens de serviço variados e, ao retirar a tampa da árvore de cames, não consegui acreditar quando vi uma única árvore de cames com tuchos ajustáveis?
De qualquer forma, pensei que a extremidade superior soava um pouco barulhenta, então decidi ajustar as folgas das válvulas, mas como não faço isso há muitos anos, pensei em navegar na net e tentar encontrar o procedimento correto e parece cheio de conjecturas. Posso simplesmente encontrar o PMS em cada cilindro e ajustar a folga nas válvulas de admissão e escape, o que acho mais fácil, ou tenho que fazer "definir o cilindro 1 para o PMS e depois ajustar o cilindro 4 etc...."?
O que não consigo entender é o facto de que, quando você define o cilindro 1 para o PMS e ambas as válvulas estão totalmente fechadas, o cilindro 4 também está na posição em que o pistão está no topo e, claramente, ambas as válvulas também estarão fechadas.
O que decidi fazer é tirar todas as velas e colocar uma extensão longa de 1/4" no orifício da vela do cilindro nº 1 e, quando estiver no PMS, marcar o lado da extensão com um pouco de fita isolante ao redor do eixo. Desta forma, sei a "altura" exata no PMS na câmara do pistão. Agora sei a "altura que a extensão deve estar "saindo do orifício da vela"".
Posso então colocar a extensão no orifício do cilindro seguinte que escolher para ajustar, girar o motor lentamente no cubo da roda e observar a válvula de admissão descer e voltar a subir e estudar a marcação da minha extensão com fita adesiva. Agora sei que este pistão está no PMS e, em seguida, ajusto as válvulas em conformidade. Sinto que este método, se for preciso, é mais fácil de ler visualmente do que olhar para ver se uma válvula está a descer. Alguém pode lançar mais luz sobre isso e me dizer se ajustar as válvulas em cada pistão, uma de cada vez, no PMS está incorreto ou não.
Acabámos de comprar para a nossa filha o seu primeiro carro, nomeadamente o Clio, como acima, e veio de um concessionário de fundo de quintal porcaria, sem qualquer histórico. Mas consegui ver além do exterior áspero e da falta de cuidado e pensei que poderia haver uma joia escondida por baixo. De qualquer forma, acabei de substituir a correia de distribuição e os itens de serviço variados e, ao retirar a tampa da árvore de cames, não consegui acreditar quando vi uma única árvore de cames com tuchos ajustáveis?
De qualquer forma, pensei que a extremidade superior soava um pouco barulhenta, então decidi ajustar as folgas das válvulas, mas como não faço isso há muitos anos, pensei em navegar na net e tentar encontrar o procedimento correto e parece cheio de conjecturas. Posso simplesmente encontrar o PMS em cada cilindro e ajustar a folga nas válvulas de admissão e escape, o que acho mais fácil, ou tenho que fazer "definir o cilindro 1 para o PMS e depois ajustar o cilindro 4 etc...."?
O que não consigo entender é o facto de que, quando você define o cilindro 1 para o PMS e ambas as válvulas estão totalmente fechadas, o cilindro 4 também está na posição em que o pistão está no topo e, claramente, ambas as válvulas também estarão fechadas.
O que decidi fazer é tirar todas as velas e colocar uma extensão longa de 1/4" no orifício da vela do cilindro nº 1 e, quando estiver no PMS, marcar o lado da extensão com um pouco de fita isolante ao redor do eixo. Desta forma, sei a "altura" exata no PMS na câmara do pistão. Agora sei a "altura que a extensão deve estar "saindo do orifício da vela"".
Posso então colocar a extensão no orifício do cilindro seguinte que escolher para ajustar, girar o motor lentamente no cubo da roda e observar a válvula de admissão descer e voltar a subir e estudar a marcação da minha extensão com fita adesiva. Agora sei que este pistão está no PMS e, em seguida, ajusto as válvulas em conformidade. Sinto que este método, se for preciso, é mais fácil de ler visualmente do que olhar para ver se uma válvula está a descer. Alguém pode lançar mais luz sobre isso e me dizer se ajustar as válvulas em cada pistão, uma de cada vez, no PMS está incorreto ou não.