Independent Renault Forums banner

Pesadelo DPF/FAP no Scenic 2006

11K views 20 replies 7 participants last post by  TTT  
#1 ·
Olá,

Tendo comprado o meu Scenic '06 há quase um ano, e tendo feito principalmente condução em auto-estrada, eu não sabia que tinha um DPF/FAP (comprado em segunda mão a um vendedor privado). Enviei o meu veículo para as Caraíbas há 6 semanas e, em poucas semanas, comecei a receber a mensagem 'limpar filtro de partículas'. Fiz alguma pesquisa neste fórum... xinguei MUITO... e depois procurei uma solução. Onde estou (Granada), NÃO existem auto-estradas/estradas e apenas uma pista de aterragem desativada para fazer o carro andar a 50 mph durante algum tempo (embora eu não consiga manter os 50 mph consistentes). Isto funcionou da primeira vez que a mensagem apareceu, mas voltou a aparecer e desta vez não funcionou e a mensagem 'verificar injeção' apareceu desde então. Isto significa que o carro está limitado a 3000 rpm e não consigo atingir os 50 mph, a menos que esteja em 4ª velocidade e mesmo assim demora uma ETERNIDADE para lá chegar... Basicamente, não consigo fazer o carro aquecer o suficiente para limpar o filtro e agora estou preocupado que precise de ser substituído.

Suponho que estou a fazer duas perguntas aqui:

1. Alguém tem alguma recomendação do que eu poderia tentar. Eu estava a pensar se levantar as rodas da frente e andar até 50 mph funcionaria? Eu provavelmente poderia andar em 3ª, mas obviamente o motor não está a empurrar o peso do veículo, por isso acho que provavelmente não vai aquecer o motor o suficiente.

2. Não sendo isso possível, acho que vou ter de mandar recarregar o filtro ou removê-lo e fazer 'reprogramar' a ECU (depois de fazer a pesquisa, esta parece ser a melhor opção, mas estou aberto a receber outras sugestões).

É possível, mas MUITO caro, obter peças aqui e também é improvável que haja um mecânico na ilha que tenha o equipamento informático necessário para reprogramar a ECU, por isso preciso de algumas sugestões sobre o que fazer sobre essa questão. É possível comprar dispositivos de terceiros para ligar à ECU? Sou relativamente conhecedor de tecnologia, por isso talvez isto seja algo que eu possa tentar? Infelizmente, estou provavelmente no meu limite mecanicamente com 3 chaves no manual Haynes (que curiosamente não menciona o DPF/FAP, tanto quanto posso ver).

Que pesadelo... NUNCA teria trazido o carro para cá se soubesse.

Qualquer ajuda é GRATAMENTE recebida (e não, não posso pagar uma passagem aérea para o trazer para resolver tudo por mim...) embora eu fosse eternamente grato se pudesse ajudar 'remotamente'.

Obrigado

Ed

#2 ·
Olá e bem-vindo.

Eu não tentaria a primeira opção - não funcionou para Ferris Bueller, então também não vai acabar bem para você.

Certamente haverá empresas que fazem remaps e remoção de DPF/FAP, é muito simples, pois envolve apenas remover o filtro, esvaziá-lo e reinstalá-lo, e depois reescrever o software para a ecu.

Eu simpatizo com sua situação e espero que você possa obter os serviços de alguém que possa ajudar.

HTH,

Paul

• Like
Reactions: ebentall
#3 ·
Esqueci-me de mencionar que os únicos veículos a diesel na ilha são camiões e carros dos anos 1900... possivelmente da pré-guerra (parece!). A probabilidade de encontrar uma empresa para fazer a remoção/reprogramação do filtro é baixa... parece que vou passar o resto do dia a consultar as Páginas Amarelas e a telefonar para oficinas!!

#4 ·
Olá ebentall :) e bem-vindo ao fórum.

Já faz algum tempo, lembro-me de ter visto uma publicação de um sujeito chamado Gary, da G.A.D tuning Ltd, um patrocinador de desempenho do fórum, a discutir este assunto.

Eu não poderia colocar a mão no coração e jurar por isso, no entanto, tenho a distinta impressão na minha memória de que ele disse: "Enquanto estacionado, se você conseguir e manter as rotações a 3000 RPM por 20 minutos, o processo de regeneração será iniciado."

Eu tenho tentado encontrar a publicação, infelizmente falhei.

:censored: Maldição sobre a nossa ferramenta de pesquisa :censored:

#5 ·
Acabei de dar uma olhada no ebay.co.uk e existem ferramentas que você pode comprar para fazer isso sozinho e reprogramar a ECU.

Não posso endossar um produto em detrimento de outro, mas sugiro que dê uma olhada no seu site local (mantém os custos de envio no mínimo) e peça ao vendedor para garantir que o produto dele funcione para o seu carro.

Se você não se sentir confiante em fazer isso sozinho, ninguém faz diagnóstico de veículos na ilha?

Paul

#7 ·
Eu começaria a procurar no eBay agora se fosse você, porque mesmo que as 3000 rpm no elevador funcionem, eu não gostaria de fazer isso o tempo todo.... Eu não acho que rodar a transmissão sem carga fará bem.

É muito melhor ler um pouco sobre o assunto e obter as ferramentas para desativar o DPF, na minha opinião.

Boa sorte.

Saudações.

#8 · (Edited)
Eu tive alguns problemas de dpf.
Um mecânico com uma unidade de diagnóstico pode fazê-lo num 1.5dci (no chão com o carro sem vigilância), o motor não precisa estar sob carga ou o carro em movimento no meu pelo menos.
Também (no meu) apenas 2500 rpm eram necessários (o que seria cerca de 70 mph em 5ª, mas não parece precisar de qualquer carga através da transmissão).
A coisa crítica, se for para ser bem-sucedido, é que o processo deve ser concluído.
A queima tem que passar por toda a unidade. Se for interrompida, só vai piorar na próxima vez.

Talvez você possa simular a técnica você mesmo:
Eu detalhei a maneira como o meu foi feito neste post. (O meu teve que ser lavado de antemão porque não conseguia ficar acima da marcha lenta).

editar obviamente se fizer isso manualmente seria difícil manter um rpm contínuo exato por 5 minutos ou mais, talvez você devesse apontar para 2700 rpm, então se sua atenção vagar e cair um pouco, você pode diminuí-lo um pouco.
Outra ideia pode ser fechar as janelas e ajustar o ar para recircular o ar interno, pois havia uma névoa de fumaça quando o meu foi feito (pode ter sido só porque estava tão ruim).

http://www.renaultforums.co.uk/showpost.php?p=1191337&postcount=11

#9 ·
:iagree: Pensando nisso, Coup está certo, 3000 RPM no meu Lag 2 anterior teriam sido equivalentes a 110 MPH :eek: não legal aqui.

Mesmo 2k RPM em 6ª era = 70 MPH, o ponto importante é não parar assim que você iniciar o processo, só até ter certeza de que a regeneração foi ativada e a regeneração está completa.

Aliás, eu não recomendaria que você fizesse isso em casa na sua garagem iirc um técnico da Renault que costumava postar aqui disse. "O processo de regeneração pode e vai derreter o asfalto"

#11 ·
Saudações.

#12 ·
Olá TTT, obrigado pela resposta rápida e desculpe a LONGA demora para responder. As coisas progrediram, então vou dar uma atualização.

Depois de fazer uma troca de óleo e dirigir em segunda marcha com o pé no chão por um tempo, a mensagem 'verificar injeção' e 'limpar filtro' desapareceu e eu tive meu carro velho de volta por um tempo - incrível! No entanto, foi de curta duração. A mensagem 'verificar injeção' voltou e o desempenho caiu de volta para a história de 3000 RPM. Então, tendo encontrado alguém com não uma, mas DUAS máquinas de diagnóstico, eu o levei a ele. Voltou com dois códigos de erro, um relacionado às velas de incandescência (que, tanto quanto eu sei, estão relacionadas apenas à ignição, e ele liga bem, então estou ignorando isso) e o outro estava relacionado ao sistema de injeção. Desmontamos o carro e limpamos o filtro de combustível (voltando ao Reino Unido em breve, então vou pegar alguns novos, pois o diesel aqui não é muito limpo) e também removemos a 'coisa' sob os bancos traseiros no tanque de combustível que também tem algum tipo de filtro. Depois disso, aquecemos o DPF com um maçarico de oxicetileno e aceleramos a 3000 rpm. Um pouco de fumaça saiu pela parte de trás e agora consigo chegar a 4000 RPM em ponto morto e tenho uma aceleração melhor até atingir 3000 RPM quando as marchas estão engatadas. Ainda não está certo, mas está melhor do que estava. Vou atualizar novamente assim que instalar o novo filtro de combustível (será em meados de fevereiro). Infelizmente, também há um problema com o ar condicionado (nunca funcionou por pouco mais de um ano) e parece que a ECU está impedindo-o de funcionar.

ENTÃO... não querendo essa situação maluca novamente, precisarei remover o DPF e também adicionarei algum tipo de tratamento ao tanque de combustível (alguma recomendação? Redex?) e ainda posso precisar substituir o filtro de combustível a cada 6 meses (recomendado pelo mecânico). Tenho algumas perguntas:

1. É melhor remover o DPF (substituído por um pedaço de cano) ou cortar um buraco nele e cavá-lo e depois soldar o buraco?

2. Depois que a pergunta 1 estiver concluída, precisarei definitivamente reprogramar a ECU e, se sim, alguém pode recomendar uma maneira de fazer isso? A pesquisa no ebay não encontrou nada abaixo de £ 395 e eu tenho cerca de £ 39,50 :)

3. Alguma outra ideia de por que a mensagem 'verificar injeção' pode estar aparecendo? Algo que eu não tentei na descrição acima?

Novamente, mil agradecimentos por qualquer ajuda recebida!

#14 ·
@ ebentall,

Aah....Eu pensei que você ia fazer uma regeneração manual no carro, levantá-lo e fazê-lo funcionar na marcha, estava apenas interessado em saber se você conseguiu fazê-lo funcionar, mas parece que você seguiu um caminho diferente.

As regras da MOT no Reino Unido estão mudando, se o veículo foi originalmente equipado com um DPF, ele precisa ser pré-definido, acho que isso significa apenas uma inspeção visual, então, se você pretende trazer o veículo de volta para o Reino Unido, você gostaria de manter o DPF e apenas remover o interior dele. Acredito que um buraco de 2 polegadas no meio dele resolve o problema.

Quanto ao remapeamento, não tenho ideia sobre esse assunto, talvez outros membros possam aconselhar sobre isso.

Sim, eu li sobre as velas de incandescência causando a falha de injeção.

Saudações.

• Like
Reactions: VelSatisfied
#15 ·
Embora não esteja funcionando tão bem, há um certo aspecto de "não consigo viver com eles, não consigo viver sem eles" em relação ao dpf.
O carro/motor pode ter que ser reprogramado especificamente para a remoção do dpf.
Algumas das empresas de reprogramação anunciam um remap com remoção do dpf como um custo extra, não apenas para Renaults.
As razões mencionadas incluem: contrapressão de exaustão (diferente) para operação do turbo... e erros de dpf.
Outra razão no meu 1.5dci (para o qual nenhum dos remappers do Reino Unido oferece um serviço de remoção de dpf) é que o catalisador e o dpf estão todos em uma unidade, como uma grande caixa de silenciador.
Isso pode/pode não afetá-lo também.

#16 ·
Tenho a certeza que li algures que é possível esvaziar o DPF (fazer um buraco de 2 polegadas) sem ter de remover o DPF do sistema.
Penso que tem de haver um resistor ou algo semelhante ligado ao 2º sensor de pressão diferencial para enganar o sistema e fazê-lo acreditar que o filtro ainda está intacto. O depósito que contém o fluido DPF Eolys é então simplesmente enchido com gasóleo.

O veículo não deve fazer uma regeneração, pois penso que isso só acontece quando o 2º sensor de pressão diferencial dá uma leitura que é uma certa quantidade abaixo da do 1º sensor.

Tenho procurado onde posso ter lido a informação, mas simplesmente não consigo encontrá-la novamente :crazy:

Saudações.

• Like
Reactions: ebentall
#18 ·
Tenho a certeza que li algures que é possível esvaziar o DPF (fazer um buraco de 2 polegadas) sem ter que tirar o DPF do sistema.
Penso que tem de haver um resistor ou algo parecido ligado ao 2º sensor de pressão diferencial para enganar o sistema de que o filtro ainda está intacto. O depósito que contém o fluido Eolys DPF é então apenas enchido com gasóleo.

O veículo não deve fazer uma regeneração, pois penso que isto só acontece quando o 2º sensor de pressão diferencial dá uma leitura que é uma certa quantidade abaixo da do 1º sensor.

Tenho procurado onde posso ter lido a informação, mas não consigo encontrá-la novamente :crazy:

Cheers.
Bem, tudo isso parece muito excitante TTT... mas pergunto-me como tudo isto seria feito! Eu, com alguma ajuda, poderia tirar o DPF, mas a coisa do resistor/sensor estaria muito além de mim. Isso precisaria de alguma explicação detalhada sobre o que comprar e como instalar, penso.

Alguém tem conhecimento sobre isso, pergunto-me?!

Ed
(A chegar lá... lentamente a 3000RPM :D)

#19 ·
Eu não acho que este seja o artigo exato que eu li, mas dá-lhe a ideia... talvez haja uma maneira de contornar o DPF facilmente....

http://www.volvoforums.org.uk/showthread.php?t=101173

@ Big Dav,
Eu sei que os Pug's & Citroen's usam o fluido, mas não tenho certeza se algum outro o faz.

Saudações.

#21 ·
Segure firme naquele copo de cerveja....:d

Como você lerá no link que postei, verá que a maioria das pessoas optou por remover o DPF do sistema.... Não tenho certeza se isso é necessário, mas não sou o mais entendido no assunto!

O que sei é que muitos locais de ajuste / remapeamento que afirmam ser capazes de remover os componentes internos do DPF e reconfigurar a ECU para corresponder estão muito aquém de suas alegações.
Existem inúmeras postagens em fóruns afirmando isso, por isso aconselho qualquer pessoa que esteja considerando a remoção / remapeamento do DPF a ler sobre o assunto e, especialmente, sobre o sintonizador escolhido para ver quais são os resultados a longo prazo.

Saudações.