Olá,
Tendo comprado o meu Scenic '06 há quase um ano, e tendo feito principalmente condução em auto-estrada, eu não sabia que tinha um DPF/FAP (comprado em segunda mão a um vendedor privado). Enviei o meu veículo para as Caraíbas há 6 semanas e, em poucas semanas, comecei a receber a mensagem 'limpar filtro de partículas'. Fiz alguma pesquisa neste fórum... xinguei MUITO... e depois procurei uma solução. Onde estou (Granada), NÃO existem auto-estradas/estradas e apenas uma pista de aterragem desativada para fazer o carro andar a 50 mph durante algum tempo (embora eu não consiga manter os 50 mph consistentes). Isto funcionou da primeira vez que a mensagem apareceu, mas voltou a aparecer e desta vez não funcionou e a mensagem 'verificar injeção' apareceu desde então. Isto significa que o carro está limitado a 3000 rpm e não consigo atingir os 50 mph, a menos que esteja em 4ª velocidade e mesmo assim demora uma ETERNIDADE para lá chegar... Basicamente, não consigo fazer o carro aquecer o suficiente para limpar o filtro e agora estou preocupado que precise de ser substituído.
Suponho que estou a fazer duas perguntas aqui:
1. Alguém tem alguma recomendação do que eu poderia tentar. Eu estava a pensar se levantar as rodas da frente e andar até 50 mph funcionaria? Eu provavelmente poderia andar em 3ª, mas obviamente o motor não está a empurrar o peso do veículo, por isso acho que provavelmente não vai aquecer o motor o suficiente.
2. Não sendo isso possível, acho que vou ter de mandar recarregar o filtro ou removê-lo e fazer 'reprogramar' a ECU (depois de fazer a pesquisa, esta parece ser a melhor opção, mas estou aberto a receber outras sugestões).
É possível, mas MUITO caro, obter peças aqui e também é improvável que haja um mecânico na ilha que tenha o equipamento informático necessário para reprogramar a ECU, por isso preciso de algumas sugestões sobre o que fazer sobre essa questão. É possível comprar dispositivos de terceiros para ligar à ECU? Sou relativamente conhecedor de tecnologia, por isso talvez isto seja algo que eu possa tentar? Infelizmente, estou provavelmente no meu limite mecanicamente com 3 chaves no manual Haynes (que curiosamente não menciona o DPF/FAP, tanto quanto posso ver).
Que pesadelo... NUNCA teria trazido o carro para cá se soubesse.
Qualquer ajuda é GRATAMENTE recebida (e não, não posso pagar uma passagem aérea para o trazer para resolver tudo por mim...) embora eu fosse eternamente grato se pudesse ajudar 'remotamente'.
Obrigado
Ed
Tendo comprado o meu Scenic '06 há quase um ano, e tendo feito principalmente condução em auto-estrada, eu não sabia que tinha um DPF/FAP (comprado em segunda mão a um vendedor privado). Enviei o meu veículo para as Caraíbas há 6 semanas e, em poucas semanas, comecei a receber a mensagem 'limpar filtro de partículas'. Fiz alguma pesquisa neste fórum... xinguei MUITO... e depois procurei uma solução. Onde estou (Granada), NÃO existem auto-estradas/estradas e apenas uma pista de aterragem desativada para fazer o carro andar a 50 mph durante algum tempo (embora eu não consiga manter os 50 mph consistentes). Isto funcionou da primeira vez que a mensagem apareceu, mas voltou a aparecer e desta vez não funcionou e a mensagem 'verificar injeção' apareceu desde então. Isto significa que o carro está limitado a 3000 rpm e não consigo atingir os 50 mph, a menos que esteja em 4ª velocidade e mesmo assim demora uma ETERNIDADE para lá chegar... Basicamente, não consigo fazer o carro aquecer o suficiente para limpar o filtro e agora estou preocupado que precise de ser substituído.
Suponho que estou a fazer duas perguntas aqui:
1. Alguém tem alguma recomendação do que eu poderia tentar. Eu estava a pensar se levantar as rodas da frente e andar até 50 mph funcionaria? Eu provavelmente poderia andar em 3ª, mas obviamente o motor não está a empurrar o peso do veículo, por isso acho que provavelmente não vai aquecer o motor o suficiente.
2. Não sendo isso possível, acho que vou ter de mandar recarregar o filtro ou removê-lo e fazer 'reprogramar' a ECU (depois de fazer a pesquisa, esta parece ser a melhor opção, mas estou aberto a receber outras sugestões).
É possível, mas MUITO caro, obter peças aqui e também é improvável que haja um mecânico na ilha que tenha o equipamento informático necessário para reprogramar a ECU, por isso preciso de algumas sugestões sobre o que fazer sobre essa questão. É possível comprar dispositivos de terceiros para ligar à ECU? Sou relativamente conhecedor de tecnologia, por isso talvez isto seja algo que eu possa tentar? Infelizmente, estou provavelmente no meu limite mecanicamente com 3 chaves no manual Haynes (que curiosamente não menciona o DPF/FAP, tanto quanto posso ver).
Que pesadelo... NUNCA teria trazido o carro para cá se soubesse.
Qualquer ajuda é GRATAMENTE recebida (e não, não posso pagar uma passagem aérea para o trazer para resolver tudo por mim...) embora eu fosse eternamente grato se pudesse ajudar 'remotamente'.
Obrigado
Ed