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Espace 2.2 DCI sem potência AJUDA! **Resolvido**

7.9K views 12 replies 5 participants last post by  monty1947  
#1 ·
Olá a todos... Espero que haja alguém que possa ajudar... Ok, desculpem antecipadamente, mas isto pode ser longo... Recentemente comprei um Espace 2.2 DCI Initiale de 2003 que estava fora da estrada há cerca de um ano. Pensei que ia arriscar e comprá-lo, pois custava apenas £300 com a intenção de o pôr a funcionar novamente. Disseram-me que o carro estava em perfeitas condições de funcionamento, apenas sem inspeção. A primeira coisa que fiz foi carregar a bateria (como se faz), depois dar-lhe um arranque... ele pegou e pareceu funcionar bem. Na viagem de volta para casa, apareceu um aviso no painel a indicar que havia uma falha na injeção de combustível com um símbolo de caixa em ziguezague e parecia haver uma falta de potência do motor... muito mais lento do que eu esperava de um turbo diesel 2.2! Uma vez em casa, pesquisei nos fóruns, incluindo este, para tentar chegar ao fundo do problema. Muitas pessoas sugeriram a válvula EGR como o primeiro lugar para começar, então removi a minha e descobri que estava absolutamente coberta de fuligem! Removi todo o carbono e limpei-a com WD40 e uma escova de dentes... o que resultou numa EGR com aspeto impecável. A válvula abria e fechava com um toque do meu dedo, e não havia nada a causar uma má vedação do mecanismo. Depois de reinstalada, fiz um test drive na estrada, mas apareceu a famosa mensagem 'falha na injeção de combustível'! Ok, uma inspeção mais aprofundada encontrou uma fuga na vedação do injetor número 3, que estava a expelir gases de escape para o compartimento do motor. Removi o injetor e descobri que a vedação metálica estava empenada e carbonizada. Substituí-a por uma nova e, depois de ligar o motor, a fuga foi corrigida. No test drive, a mensagem ainda apareceu... então, obviamente, este também não era o problema. Neste ponto, decidi fazer um teste de diagnóstico por um mecânico local. Ele estava relutante em tentar qualquer tipo de reparação neste veículo, pois disse que eles são um 'pesadelo' para consertar, mas ele iria ajudar-me apenas com um teste de diagnóstico. Os códigos foram p1815 e p1814. Estes sugerem EGR??? Em seguida, verifiquei todas as tubagens de vácuo, conforme sugerido nos fóruns... Encontrei uma tubagem de 8 mm muito deteriorada na parte traseira do motor - tinha um buraco e uma enorme fenda. Consegui substituir esta tubagem por algo que encontrei na garagem apenas como reparação temporária, pois não tinha a certeza se iria durar em temperaturas quentes. Fiz um test drive e WOW!!! Ele puxava como um comboio e voava pela estrada como um louco!!! É isto, pensei... eu resolvi e finalmente consegui uma pechincha!! Tudo foi um pouco curto, infelizmente, pois quando virei o carro para voltar para casa, ele não ganhava velocidade e eu rastejei para casa a um máximo de 10 mph. Uma vez na entrada, acelerei o motor, mas ele não passava das 1500 rpm com o pé no chão. Verifiquei a minha tubagem temporária e ela não falhou. Então, é aqui que estou no momento... sem potência, sem rotações e um pedaço enorme de carro sem valor!! Eu consertei três falhas óbvias e agora o carro está em pior estado do que quando o comprei!! Todas as sugestões são muito apreciadas... e sim, eu sei...
 
#2 ·
Foi definitivamente P, depois o código, não apenas um código, e você está assumindo que é um código P, como 1815 é Circuito de entrada de ar = furo no tubo. 1814 é Função de recirculação de gases de escape = egr quando bloqueado... Estes teriam sido armazenados na ecu,,,, como NÃO um código eobd, por isso SÓ pode ser limpo por diagnóstico, não autoextinguível. Você verificou se estes já foram limpos e se não é um problema de sensor de mapa (pressão do turbo) que está causando este problema agora?
 
#3 ·
Olá, obrigado pela resposta rápida! Sim, os códigos eram códigos P. Esqueci-me de mencionar que tenho um leitor de código bluetooth elm327 e lembro-me de ler algo num fórum sobre uma aplicação Android que pode usar estes leitores para limpar mensagens de 'verificar travão de estacionamento'. Uma pesquisa rápida no Google Play encontrou-a... chama-se 'ohno! Renault'. Estava um pouco céptico, pois pensei que o único diagnóstico que funciona com Renaults é o 'clip', mas fiquei bastante surpreendido por ver que realmente funciona. Depois de lido, apareceu P1814. Limpei este código, depois voltei a verificar se havia erros e descobri que estavam limpos. Depois disso, liguei o carro e tentei acelerá-lo... só atingiu 1500 rotações e não acelerava mais... então a mensagem 'falha no injetor de combustível' apareceu no painel com a caixa em ziguezague. Desliguei o motor e li os códigos novamente... novamente, p1814 foi mostrado.

Este sensor de mapa que você menciona parece interessante... acabei de pesquisar sobre isso neste fórum e parece que pode ser o culpado por este tipo de problema. Vou investigar isso e entrar em contato com você.

Obrigado novamente...
 
#7 ·
OHNO cobre espace,,, só perguntando?
Um dos rapazes que escreveu o programa é membro aqui,,,,
Não me lembro dele mencionar Espace, quando o estava projetando.. Achei que fosse para a gama Megane/Scenic...
Oh No faz:-
Clio 2
Meg2
Scenic 2
lag2
Espace 4
Modus 1
Kangoo1
Logan1
Clio3 Ph 1
HTH
 
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Reactions: kirkbyman
#10 ·
**Atualização** Fui arrastado para a beira-mar ontem, pois são as férias escolares, então não tive a chance de mexer no espace. Mas, esta manhã, removi o sensor MAP para inspecioná-lo. Ao fazer uma pesquisa de imagens no Google, eu esperava ver um sensor coberto de sujeira e entupido. Este não foi o caso, e ele acabou sendo impecável! Para quem está pensando em limpar este sensor, ele está localizado no tubo grande do intercooler que está preso na parte inferior da carcaça da EGR. O sensor em si pode ser encontrado sob o alternador e sai assim que você remove um clipe. Você pode brilhar uma lanterna sobre ele de cima (só) e colocar sua mão nele do lado direito. Eu borrifei um pouco de wd40 dentro da parte que entra no tubo, depois o reinstalei. Após um teste rápido de inicialização, isso não fez nenhuma diferença. Ok, o próximo passo foi tentar outra área... nomeadamente o sensor MAF (a unidade presa ao lado esquerdo da caixa do filtro de ar). Eu procedi a remover a parte superior da caixa do filtro de ar apenas para descobrir que algo estava faltando.... um filtro de ar!?!? Alguém em sua infinita sabedoria o havia removido, o que, por sua vez, deixou o MAF sugar toda a sujeira da caixa do filtro de ar e grudar na malha que protege os sensores. Usei mais um pouco de wd40 e dei uma borrifada com um compressor de ar até que eu pudesse realmente ver um pouco de luz do dia através dele. Uma vez limpo, inseri-o de volta no tubo de indução, conectei o chicote de volta e fiz um teste. Ela ligou e funcionou como um sonho!! Uma corrida rápida pela estrada confirmou que este era o problema, e agora está resolvido!! Nenhuma mensagem de aviso... nada!

Só para pedir novamente a vocês, pessoal... vale a pena bloquear a EGR nesses veículos ou apenas limpar a EGR uma vez a cada 3-4 meses?

Enquanto isso, espero que isso ajude alguém e um grande obrigado a ours2012!

Saúde..