Olá a todos... Espero que haja alguém que possa ajudar... Ok, desculpem antecipadamente, mas isto pode ser longo... Recentemente comprei um Espace 2.2 DCI Initiale de 2003 que estava fora da estrada há cerca de um ano. Pensei que ia arriscar e comprá-lo, pois custava apenas £300 com a intenção de o pôr a funcionar novamente. Disseram-me que o carro estava em perfeitas condições de funcionamento, apenas sem inspeção. A primeira coisa que fiz foi carregar a bateria (como se faz), depois dar-lhe um arranque... ele pegou e pareceu funcionar bem. Na viagem de volta para casa, apareceu um aviso no painel a indicar que havia uma falha na injeção de combustível com um símbolo de caixa em ziguezague e parecia haver uma falta de potência do motor... muito mais lento do que eu esperava de um turbo diesel 2.2! Uma vez em casa, pesquisei nos fóruns, incluindo este, para tentar chegar ao fundo do problema. Muitas pessoas sugeriram a válvula EGR como o primeiro lugar para começar, então removi a minha e descobri que estava absolutamente coberta de fuligem! Removi todo o carbono e limpei-a com WD40 e uma escova de dentes... o que resultou numa EGR com aspeto impecável. A válvula abria e fechava com um toque do meu dedo, e não havia nada a causar uma má vedação do mecanismo. Depois de reinstalada, fiz um test drive na estrada, mas apareceu a famosa mensagem 'falha na injeção de combustível'! Ok, uma inspeção mais aprofundada encontrou uma fuga na vedação do injetor número 3, que estava a expelir gases de escape para o compartimento do motor. Removi o injetor e descobri que a vedação metálica estava empenada e carbonizada. Substituí-a por uma nova e, depois de ligar o motor, a fuga foi corrigida. No test drive, a mensagem ainda apareceu... então, obviamente, este também não era o problema. Neste ponto, decidi fazer um teste de diagnóstico por um mecânico local. Ele estava relutante em tentar qualquer tipo de reparação neste veículo, pois disse que eles são um 'pesadelo' para consertar, mas ele iria ajudar-me apenas com um teste de diagnóstico. Os códigos foram p1815 e p1814. Estes sugerem EGR??? Em seguida, verifiquei todas as tubagens de vácuo, conforme sugerido nos fóruns... Encontrei uma tubagem de 8 mm muito deteriorada na parte traseira do motor - tinha um buraco e uma enorme fenda. Consegui substituir esta tubagem por algo que encontrei na garagem apenas como reparação temporária, pois não tinha a certeza se iria durar em temperaturas quentes. Fiz um test drive e WOW!!! Ele puxava como um comboio e voava pela estrada como um louco!!! É isto, pensei... eu resolvi e finalmente consegui uma pechincha!! Tudo foi um pouco curto, infelizmente, pois quando virei o carro para voltar para casa, ele não ganhava velocidade e eu rastejei para casa a um máximo de 10 mph. Uma vez na entrada, acelerei o motor, mas ele não passava das 1500 rpm com o pé no chão. Verifiquei a minha tubagem temporária e ela não falhou. Então, é aqui que estou no momento... sem potência, sem rotações e um pedaço enorme de carro sem valor!! Eu consertei três falhas óbvias e agora o carro está em pior estado do que quando o comprei!! Todas as sugestões são muito apreciadas... e sim, eu sei...