Independent Renault Forums banner

Luzes de marcha-atrás e sensores não funcionam.

3 reading
16K views 24 replies 3 participants last post by  Dave57  
#1 ·
Master 2014 2.3L 125 mudanças manuais.

Descobri pouco antes do Natal que as luzes de marcha-atrás estavam ambas apagadas, todas as outras luzes traseiras OK, então a terra estava OK. Verifiquei o interruptor de 3 pólos da caixa de velocidades in-situ e removi, ambos os contactos mostravam circuito fechado quando o atuador era pressionado e aberto caso contrário. Verifiquei os volts na extremidade do cabo, as leituras eram de cerca de 4 volts (alimentação central nas tomadas de pinos exteriores). Isto sugere-me que estas eram ligações de mensagens UCH. Por conselho, procurei o fusível F5 na caixa de fusíveis sob o capô, este estava OK - mais tarde verifiquei todos os fusíveis, caso tivesse uma disposição diferente, tudo OK. De seis relés, havia dois pequenos castanhos, dois grandes pretos e 1 amarelo e 1 rosa (amperes altos), pequeno castanho trocado sem alteração, preto trocado sem alteração....

Uma tomada de caravana/reboque de 13 pinos estava em uso com um microinterruptor (desativava os sensores de marcha-atrás ao rebocar) O feixe de 13 pinos foi desligado da tomada de preparação do reboque e o manequim com um laço foi substituído, pelo que o sistema estava 'normal'

Agradeceria qualquer reflexão sobre este enigma.

Um feliz Ano Novo para todos.
David.

#2 ·
Ter a ficha do reboque ligada desativa as luzes de marcha-atrás do veículo? Se sim, eu verificaria em torno da tomada se há um fio partido? Ou é apenas um circuito paralelo?
Que voltagem você está recebendo no suporte da lâmpada?
Você verificou todas as lâmpadas quanto à continuidade (sim, eu sei que é básico e as chances de todas irem ao mesmo tempo são pequenas se 2 lâmpadas para nenhuma se 4 lâmpadas, mas ainda assim...)

#3 ·
Sim, ligar a ficha do reboque desativa os sensores de marcha-atrás, nunca verifiquei a funcionalidade das luzes quando a ficha está ligada - no entanto, como afirmado acima, desliguei o chicote da ficha do reboque para restaurar o circuito ao normal. Lâmpadas verificadas ok. Receio que o circuito seja controlado pela ECU/Canbus.... mas é difícil encontrar um diagrama do circuito, ainda não estou pronto para gastar 50 notas num manual online relacionado com o VIN, mas posso ter que o fazer - antes de ir a um concessionário para diagnóstico.

#4 ·
A substituição do chicote elétrico pode não ter restaurado tudo ao normal. Não estou convencido de que o manual ajudará com a tomada de 13 pinos. Presumivelmente, deve haver algumas interrupções na fiação original se a funcionalidade das luzes do veículo for afetada, e colocar as coisas de volta ao normal apenas repete as conexões originais de volta para onde estavam antes que a tomada fosse instalada? (Estou supondo aqui), mas é aí que eu começaria a procurar continuidade. Você pode identificar os pinos usados para as luzes de marcha à ré?

#5 ·
Pode identificar os pinos usados para as luzes de marcha-atrás?
Isso faz parte do problema - eles fazem parte do conjunto da luz traseira e está um pouco frio lá fora para desmontar o conjunto traseiro; rastreie a trilha RL até o número do pino/soquete e depois o mesmo no plugue do chicote...

Terei que me vestir para as temperaturas do Pólo Norte amanhã e tentar, assumindo que a neve prevista não caia :LOL:

#6 ·
Nããããão..... últimas palavras famosas... Vou sair para consertar o carro. Posso demorar um pouco... Pegar pneumonia não está incluído no conserto, deixe para quando estiver mais quente. Os fios são codificados por cores, espero que alguém possa te dizer a cor do fio (fios) RL? então você não precisará tirar o painel. Eu não gosto de frio, a menos que eu esteja andando, pois não tenho isolamento e sou um banana, então você tem minha simpatia.

#7 ·
Volte ao seu interruptor da caixa de velocidades e veja se a operação manual acende as luzes. Estes interruptores podem ser sensíveis à posição e mesmo meia volta a mais ou a menos pode estragar o sistema. 3 polos sugeririam que ele não só comuta a marcha-atrás, mas também mostra se está engrenado... 3 posições.

#8 ·
Volte ao interruptor da caixa de velocidades e veja se operá-lo manualmente liga as luzes.
Estes interruptores podem ser sensíveis à posição e até meia volta a mais ou a menos pode estragar o sistema.
Sim, fiz isso, tanto ligado como desligado com um medidor. A operação do interruptor passou de aberto para fechado ao pressionar o botão, mas as luzes não acenderam.

De outro tópico com uma falha na inspeção devido à falha da luz de nevoeiro traseira, pareceu consertar-se sozinho após desconectar a bateria e reconectá-la. Posso tentar isso em breve.

#9 ·
Talvez eu não tenha explicado muito bem.
Se eu estiver certo, o interruptor atua não apenas como um interruptor de marcha-atrás, mas também como um sensor de posição neutra.
Como tal, tem 3 posições, não acionado, parcialmente acionado e totalmente em casa.
Você deve ser capaz de verificar, ou seja, polos abertos, um fechado, o outro (ou ambos) fechados.

#10 ·
Talvez eu não tenha explicado muito bem.
Se eu estiver certo, o interruptor atua não apenas como um interruptor de marcha-atrás, mas também como um sensor de posição neutra.
Como tal, ele tem 3 posições, não acionado, parcialmente acionado e totalmente em casa.
Você deve ser capaz de verificar, ou seja, polos abertos, um fechado, o outro (ou ambos) fechados
Mmmm...
Um diagrama de circuito de interruptor em um anúncio do ebay. colocou ambos os polos de saída no mesmo nível. Eu entendi que a segunda saída é para os sensores u-sonic. Nenhum dos dois está funcionando.

Da próxima vez que eu tirar o interruptor, vou investigar...

#14 ·
Há um interruptor de cancelamento do sinal sonoro (redefinição automática com a ignição desligada) no painel. Os sensores precisariam de sua própria alimentação em caso de queima de ambas as lâmpadas.
Tudo o que o veículo precisa saber é se está em marcha a ré (ou neutro ou em marcha para frente), qualquer seleção, como o cancelamento do sensor, pode ocorrer em outro lugar (UCH?)

Não consigo encontrar um diagrama ATM, mas 3 polos geralmente significam 3 posições e a falha do interruptor é mais provável do que a falha do sistema (sem garantias).

#16 · (Edited)
O diagrama não mostra se é um make before make, a chave só conhece uma ou outra posição, não existe uma terceira posição? Suponho que todas as conexões acontecem ao mesmo tempo? Você não precisa remover a chave para verificá-la, seu medidor deve lhe dizer, presumivelmente todos os pinos entram em curto quando operados? (A menos que tenha 2 posições o que duvido?) (mudança de ideia, veja mais tarde)

#17 ·
O diagrama não mostra se é um "make before make", a chave só conhece uma ou outra posição, não existe uma terceira posição?
Eu acho que existem três posições, mas estou com dificuldades para confirmar.
Não é como se o êmbolo começasse na posição 1 e depois clicasse na posição 2 e depois clicasse na posição 3, é um movimento suave.
Cada polo faz em diferentes comprimentos de curso (mantenha limpo).
Se eu estiver certo, ele não apenas sinaliza a marcha a ré, mas também quando está na marcha à frente.

#19 ·
Parou de chover, então saí, desconectei a bateria e reiniciei, sem alterações.

Então removi o interruptor...

Agora segurando o interruptor como no diagrama acima, botão pressionado - RHS para o pino do meio fechado 0,006
LHS para o pino do meio aberto, soltei-o lentamente para ver se fazia contato em uma posição diferente - permaneceu aberto, ao contrário do fim de semana, quando ambos estavam fechados 🤔. Removi o interruptor para encomendar o correto e, depois de verificar o tamanho, receberei um pelo correio e manterei os dedos cruzados... 🤞

Reportarei na próxima semana assim que estiver instalado.

Obrigado a todos pela discussão -

#21 ·
Agora tenho luzes e sensores de marcha-atrás a funcionar. O trabalho demorou um pouco, pois o primeiro interruptor de marcha-atrás de substituição para a caixa de velocidades emitiu um único bipe quando testado e foi só isso, - sem luzes e os sensores não respondiam. Como era um barato do eBay, peguei numa Dremel e retirei a cobertura de plástico superior para descobrir que um dos contactos de mola estava torto. A fotografia em anexo mostra os 2 contactos, à esquerda a mola faz um contacto momentâneo a meio do curso do interruptor. À direita, o contacto da mola deve permanecer fechado enquanto o atuador é empurrado até ao fim. Obtive um 3º interruptor da Amazon que parecia mais com o original.

Image

Nota: Pintei o verde no atuador de contacto para clarificar a sua forma. Na minha opinião, espero que o contacto momentâneo esquerdo diga ao sistema de controlo de velocidade para desligar quando uma mudança de velocidade é feita.

Em testes manuais antes da instalação, não houve atividade. Decidindo verificar novamente os fusíveis sob o capô - desapertar e colocar de lado o depósito do radiador, desapertar e remover a tampa da caixa de fusíveis, soltar e virar a unidade de cabeça para baixo com múltiplas ligações de soquete e uma quantidade de fusíveis não identificados. Repeti a verificação de todos os fusíveis, encontrando finalmente uma falha com o mais difícil de alcançar no meio de todas as fichas e cabos. Era um de 10 amperes e tinha queimado, substituí-o usando um alicate de pontas longas. E tudo funcionou novamente. Viva!

Re-montada a caixa de fusíveis e a tampa, arrumado, trabalho feito.

Para referência futura;- se as suas luzes de marcha-atrás Renault Master falharem, verifique a caixa de fusíveis sob o capô, o fusível F12 – um fusível vermelho de 10 amperes perto do centro do painel de fusíveis e ligação de cabeça para baixo. O painel é de plástico creme e as identidades dos fusíveis têm cerca de 6pt de tamanho e, claro, creme sobre creme, apontar uma lanterna para o lado pode ajudar.

Obrigado pelas respostas acima, cheguei lá no final...
David

#22 ·
Ótimo resultado e eu admiro sua tenacidade.
Não é pressionar a embreagem que diz ao CC para parar?
Então, em uso normal de condução, a chave está como mostrado, relaxada?
A chave tem 2 posições de trabalho dependendo da marcha em que você está ou é momentânea? (Estou perguntando por causa de um comentário anterior sobre a dificuldade em configurá-lo).
Na foto parece que um pino deve estar sempre conectado ao chassi? (o esquerdo como mostrado).

#24 ·
Ótimo resultado e eu admiro sua tenacidade.
A pressão da embreagem faz o CC parar?
Então, em uso normal de condução, a chave está como mostrado, relaxada?
A chave tem 2 posições de trabalho dependendo da marcha em que você está ou é momentânea? (Estou perguntando por causa de um comentário anterior sobre a dificuldade de configurá-lo).
Na foto parece que um pino deve estar sempre conectado ao chassi? (o LH como mostrado).
1. O CC irá parar se os pedais da embreagem ou do freio forem pressionados, mas se a tração for desconectada apenas mudando para o neutro, o motor pode acelerar demais. O contato momentâneo LH daria um sinal ao CC em tais circunstâncias, se essa for sua função - não que eu já tenha tentado :unsure: ou o_O
2. O interruptor LH na foto está aberto - ele fecha quando cai no entalhe em V do atuador, desculpe, a lacuna não está muito clara na foto devido ao ângulo ligeiro (visão).
O interruptor RH fecha assim que o atuador é empurrado mais para dentro. Ele também possui pontos de contato adequados, indicando que (para mim) provavelmente carrega alguma carga. Semelhante aos contatos em um distribuidor de motor a gasolina - lembra deles??

David

#23 ·
Boa, Dave, muito bem feito.
Image

E obrigado pela foto do interruptor.
Era isso que eu estava tentando explicar.
Quando o interruptor é pressionado, um contato é feito e, se pressionado mais, o outro.
Dentro da caixa de engrenagens estão seletores que empurrarão o interruptor X quantidade quando em marcha a ré e Y quando em marcha à frente.
Então, ele pode mostrar três estados, neutro, ré ou para frente.
Nada a ver com o controle de cruzeiro, mas sim com as condições de partida e a luz de ré.

#25 ·
Boa Dave, bem feito.
View attachment 195452

E obrigado pela foto do interruptor.
Era isso que eu estava tentando explicar.
Quando o interruptor é pressionado, um contato é feito e, se pressionado mais, o outro.
Dentro da caixa de câmbio estão seletores que empurrarão o interruptor X quantidade quando em marcha à ré e Y quando em marcha à frente.
Então, ele pode mostrar três estados, neutro, ré ou frente.
Nada a ver com o controle de cruzeiro, mas sim com as condições de partida e a luz de ré.
Eu li o que você estava querendo dizer, o LH só faz contato no ponto intermediário e abre novamente na posição de ré - totalmente pressionada. Como em 2. acima, não vou tentar um teste 'ao vivo'....