Independent Renault Forums banner

P0101 - Faixa/desempenho do circuito de fluxo de ar em massa ou volume

38K views 9 replies 5 participants last post by  Charlie.D  
#1 ·
Olá,
Eu tenho este código de erro. Eu substituí o meu medidor de massa de ar (MAF) e esse não parece ser o problema, o que mais pode ser? Obrigado pessoal.

#3 ·
Olá,
Poderia por favor fornecer uma referência? Como toda a literatura que li online afirma que é uma questão relacionada com o MAF, nunca mencionou o turbo. Além disso, quando eu desligo o meu MAF, o meu carro funciona quase perfeitamente. Estou confuso sobre o que estes códigos P0 representam, parece levar a todo o tipo de problemas...

#5 ·
A Renault usa um protocolo diferente em suas ECUs, mas seu código de falha é genérico e nem sempre se traduz com precisão em um código de falha Renault comparável. Na verdade, um código genérico pode ser enganoso.

Quando você desconecta o MAF, a ECU entra no modo padrão (não o mesmo que o modo de segurança), pelo qual a ECU ignora muitos sensores e opera em parâmetros padrão. Isso não significa necessariamente que o próprio MAF esteja com defeito. Perdi a conta do número de sensores MAF que foram substituídos desnecessariamente devido a códigos de falha genéricos enganosos ou mal interpretados.

Se soubéssemos como o motor está ou não funcionando corretamente, isso pode ajudar a restringir a possível falha.

#6 ·
Olá,
obrigado pela sua contribuição, o que você diz faz sentido!
É arriscado dirigir meu carro com meu MAF desconectado?

Não faço ideia por onde começar a tentar encontrar o problema.
Você tem alguma área que recomenda verificar que parece ser um problema predominante em relação ao referido código em um megane?
Muito obrigado,
Shane.

#8 ·
Um dia estava a conduzir e tinha a luz da chave inglesa e do motor acesa. Comprei um leitor e mostrou um P0101... apaguei o código e voltou a acender assim que acelerei. O que me irrita é que, uma vez, demorou cerca de 5 meses antes de voltar a acender... mas agora quase que acende quando se acelera.

O meu dpf precisou de ser limpo há cerca de 15.000 milhas e mandei-o ver o código também, lembro-me dele olhar para a EGR e dizer que estava limpa/boa, e ele não conseguiu encontrar a causa do problema. No que diz respeito a fugas de combustível, não tenho a certeza, o carro passou em 2 MOT's e teve 2 revisões neste tempo e eles não tinham detetado fugas.

Com o meu MAF ligado, o carro anda bem, só tem um solavanco ao acelerar às vezes...

Espero que isto seja informação suficiente...

Saudações

#9 ·
Um dia a conduzir e eu tinha a chave e a luz do motor acesas. Comprei um leitor e mostrou um P0101... apaguei o código e voltou a aparecer assim que acelerei. O que me irrita é que, uma vez, demorou cerca de 5 meses antes de voltar a aparecer... mas agora quase que aparece quando se acelera.

O meu dpf precisava de uma limpeza há cerca de 15 mil milhas e eu também o mandei olhar para o código, lembro-me de ele olhar para a EGR e dizer que estava limpa/boa, e ele não conseguiu encontrar a causa do problema. No que diz respeito a fugas de combustível, não tenho a certeza, o carro passou em 2 MOT's e teve 2 revisões neste tempo e eles não tinham detectado fugas.

Com o meu MAF ligado, o carro anda bem, só tem um solavanco ao acelerar às vezes...
Espero que isto seja informação suficiente....
Obrigado
Olá ShaneMegane17.

Só me pergunto se alguma vez resolveu isto, eu tenho um Megane 2011 1.5dci e também tive o mesmo problema, só que recentemente piorou muito, o meu parece perder potência quando chega às 2500 rotações, como se começasse mesmo a tremer, e a perda de potência é quase instantânea. Eu também fui a uma oficina e eles não conseguiram encontrar a causa do problema.
Quando começou, demorava 4 meses a acontecer e eu preciso de o usar para o trabalho, por isso não tive tempo para o fazer, agora tem sido assim constantemente nas últimas semanas.
Estou a receber as luzes "verificar sistema anti-poluição" e "verificar injectores" mas elas não ficam acesas, mas a perda de potência é constante agora, tudo depois das 2-3000 rotações e ele simplesmente perde toda a potência e começa a tremer.
Qualquer ajuda seria muito apreciada.

Obrigado.