Independent Renault Forums banner

Megane 1.5dci Fumo branco após a substituição do turbo

19K views 9 replies 4 participants last post by  Gixie-R  
#1 ·
Na semana passada, o turbo explodiu no meu Megane 1.5dci 80cv. Havia a fumaça branca normal, as rotações do motor disparando. Eu desliguei o motor quase imediatamente e não dei a partida no motor até depois de ser rebocado para casa. Aqui, verifiquei o nível de óleo e estava mostrando no nível mínimo na vareta, então nem todo o óleo do motor foi consumido pelo turbo.

Então, desconectei o tubo de ar do turbo para o motor, enchi o motor com óleo e, em seguida, dei a partida no motor. O motor pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal por alguns minutos antes de eu desligá-lo.

Presumi, com razão ou não, que não houve danos ao motor.

Acabei de instalar um novo turbo com um novo intercooler, novos tubos de alimentação e retorno. Tubos de ar limpos também.

Novamente, ao dar a partida, o carro pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal. A única diferença foi a fumaça branca saindo do escapamento, o que eu esperava devido a um pouco de óleo ainda restante no sistema.

Isso desapareceu rapidamente, deixando o carro em marcha lenta com o escapamento limpo.

Então, acelerei o motor e novamente fumaça branca, mas desta vez parece ser diesel não queimado em vez de óleo. Conforme o motor esquentava, a fumaça diminuía até que, novamente, ao dirigir (1-2 milhas), não aparecia nenhuma. Isso foi ontem.

Ótimo, pensei, isso está resolvido, grande engano.

Hoje, quando dei a partida novamente a frio, tenho a fumaça branca em marcha lenta, mas ela também ainda está lá quando o motor é acelerado a quente. Tenho certeza de que é diesel não queimado em vez de óleo devido ao seu cheiro, também no chão há um resíduo de diesel misturado com fuligem preta. Estou supondo que o motor está ou com excesso de combustível ou não está atingindo a compressão corretamente para permitir uma queima limpa.

Tenho algumas preocupações; a primeira é que o motor, na verdade, sofreu algum dano que está causando isso. Isso é possível?

A segunda diz respeito ao turbo, minha unidade antiga era uma 5435 970 0002, mas quando liguei para a RAM Induction, eles afirmaram que me enviariam um turbo 543 970 0000, que era o mesmo, mas com internos mais fortes. Dando uma olhada rápida na internet, parece que a versão '0000' foi instalada nos modelos de 60cv, enquanto o modelo '0002' foi instalado nos modelos de 80cv (o meu).

No site da Borg Warner, parece que a única diferença nas peças do turbo é o atuador da válvula wastegate (o '0000' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,30 bar e um curso de 1,95 mm, o '0002' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,40 bar e um curso de 4,30 mm)

A minha segunda questão é que, apesar do sujeito da Ram dizer que eram iguais, parece haver uma pequena diferença. Essa queda na pressão de reforço pode afetar tanto o abastecimento de combustível, causando fumaça, ou seja, não entra ar suficiente?

Não há códigos de falha mostrando ou no sistema e o carro anda bem.

Quaisquer sugestões/comentários são muito bem-vindos.

#2 ·
ATUALIZAÇÃO: Recebi uma resposta da empresa sobre as diferenças do turbo e eles foram muito prestativos e afirmaram que fizeram a troca muitas vezes sem problemas. Então, parece que é outra coisa.

Fiz uma viagem de ida e volta de 30 milhas hoje e devo dizer que a fumaça branca não é tão perceptível ao dirigir. Parece voltar em marcha lenta quando parado e quando acelerado novamente parado. Apenas por interesse, o computador de mpg mostrou uma média de 68,1 mpg para a viagem, o que é um aumento de 18 mpg para a mesma viagem antes do turbo ser substituído. Então, estou supondo que, embora seja irritante, não há um problema muito grande com danos ao motor.

Realizei um teste de vazamento nos injetores, apenas no caso de um ter carbonizado devido à queima de óleo do motor, mas todos foram muito semelhantes na quantidade de diesel vazado.

Verifiquei novamente os códigos de falha e encontrei um código armazenado que deve ter acontecido durante a viagem de hoje. A falha foi dada como Accelerometer Circuit DF121.

Não tenho certeza de onde encontrá-lo, muito menos o que ele faz, então farei um pouco de pesquisa na internet.

#3 ·
Bem, depois de pesquisar na net, o acelerômetro está localizado logo abaixo do trilho de combustível. Verifiquei a fiação do circuito e parece estar ok. Tirei a peça nº 7700732262 e, ao pesquisar isso na web, aparece como um sensor de detonação.

Eu limpei tudo bem, então vamos ver.

Não tenho certeza se isso causaria os problemas de fumaça, mas acho que poderia.

#5 ·
Obrigado Madnoel.

Eu sei que é uma pergunta do tipo "e se", mas como o carro não fazia isso antes do turbo ter ido, estou a supor que há danos no motor em vez de um injetor com fugas?

Também pode não haver danos, mas a má compressão deve-se à acumulação de carbono depois do turbo ter funcionado com óleo do motor?

Parece que o carro funciona demasiado bem e eficientemente para ser um motor danificado.

#6 ·
O motor 1.5 Dci tem um histórico de sofrer com anéis de pistão presos sem sofrer falha no turbo, então suas suspeitas podem estar corretas. Pode ser a combustão do óleo do motor que pode ter causado o acúmulo de carbono.

Eu estava olhando para um motor semelhante na semana passada - queimando óleo, mas funcionando como um trem e econômico em combustível.

As concessionárias Renault estão cientes do problema dos anéis de pistão presos e recomendam uma dupla lavagem do motor, embora não haja garantia de que seja uma cura.

Um teste de compressão a seco seguido de um teste de compressão a úmido pode revelar se é um problema de pistão, embora eu tenha visto danos no injetor como resultado do modo runaway.

#7 ·
Obrigado novamente pela resposta rápida.

Como a fumaça é muito menor agora, acho que vou dirigi-lo um pouco mais na esperança de que seja apenas carbono e uma viagem mais longa possa ajudar a limpar um pouco do carbono acumulado.

Não tenho certeza se vai ajudar, mas vou colocar uma dose de Redex no tanque, nunca se sabe, pode ajudar a liberar um pouco de carbono.

Se ainda estiver lá, vou tentar uma lavagem do motor e ver o que acontece.

Carros malditos!

#8 ·
Há outra consideração.
Seus testes do motor após a falha não foram feitos com ele totalmente aquecido.
Quando o motor fica muito quente e o óleo fica muito fino / as folgas estão no máximo, as coisas podem ser diferentes de quando ele está apenas "quente".

Quero dizer que quando você fez seu teste original após a falha do turbo foi um "Graças a Deus, parece ok"
Agora, ao rodar um motor muito quente com óleo fino e mm, quem sabe qual pressão de óleo para seu turbo de 100.000 rpm, talvez nem tudo esteja dentro dos parâmetros.

Eu não sou um raio de sol?

#9 ·
Coup

Obrigado pelos seus comentários.

Em relação ao teste do motor, o turbo explodiu após uma viagem de 40 minutos na autoestrada, então o motor estaria quente. Eu estava a aproximadamente 2 milhas de casa também quando explodiu! Tive que esperar aproximadamente 30-40 minutos para a assistência vir, me carregar e me levar para casa. Assim que cheguei em casa, testei o motor imediatamente, pois precisava saber! Então, estou supondo que levou cerca de uma hora a uma hora e meia desde o momento em que o turbo explodiu até quando eu o testei, então o motor não estava quente, mas eu certamente diria que ainda estava aquecido.

Ainda tenho quase certeza de que é diesel não queimado em vez de óleo que está sendo queimado, daí a teoria da má compressão. Vou verificar novamente amanhã quanto ao cheiro/cor, etc.

O carro rodou apenas 30 - 35 milhas desde o novo turbo, então não posso dizer se o nível de óleo está caindo. Amanhã tenho uma viagem de 50 milhas, então espero que isso mostre alguma coisa.

A coisa intrigante é que, além da fumaça, o motor parece estar funcionando bem e, como dito anteriormente, parece estar funcionando de forma mais econômica também, eu só o liguei duas vezes a frio e, novamente, ambas as vezes ele ligou imediatamente.

#10 ·
Coup

Obrigado pelos seus comentários.

Quanto ao teste do motor, o turbo explodiu após uma viagem de 40 minutos em autoestrada, pelo que o motor estaria quente. Eu também estava a cerca de 2 milhas de casa quando explodiu! Tive de esperar cerca de 30-40 minutos pela chegada do reboque, carregamento e transporte para casa. Assim que cheguei a casa, testei o motor imediatamente porque precisava de saber! Por isso, suponho que teria sido cerca de uma hora a uma hora e meia desde o momento em que o turbo explodiu até ao momento em que o testei, pelo que o motor não estava quente, mas certamente diria que ainda estava aquecido.

Tenho a certeza de que se trata de diesel não queimado em vez de óleo a ser queimado, daí a teoria da má compressão. Verificarei novamente amanhã quanto a cheiro/cor, etc.

O carro fez apenas 30-35 milhas desde o novo turbo, pelo que não consigo dizer se o nível de óleo está a descer. Amanhã tenho uma viagem de 50 milhas, pelo que espero que isto mostre alguma coisa.

A coisa intrigante é que, para além da fumaça, o motor parece estar a funcionar bem, e como dito anteriormente, parece também estar a funcionar de forma mais económica. Só o liguei duas vezes a frio e em ambas as vezes ligou imediatamente.
A minha Mégane Scenic 1.5Dci fez o que descreveu no início do tópico. Primeiro um assobio, depois silêncio, perda de potência, fumaça branca espessa e depois uma fuga que rapidamente desliguei. Estou a pensar que a junta da cabeça pode ser parte do meu problema também.