Na semana passada, o turbo explodiu no meu Megane 1.5dci 80cv. Havia a fumaça branca normal, as rotações do motor disparando. Eu desliguei o motor quase imediatamente e não dei a partida no motor até depois de ser rebocado para casa. Aqui, verifiquei o nível de óleo e estava mostrando no nível mínimo na vareta, então nem todo o óleo do motor foi consumido pelo turbo.
Então, desconectei o tubo de ar do turbo para o motor, enchi o motor com óleo e, em seguida, dei a partida no motor. O motor pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal por alguns minutos antes de eu desligá-lo.
Presumi, com razão ou não, que não houve danos ao motor.
Acabei de instalar um novo turbo com um novo intercooler, novos tubos de alimentação e retorno. Tubos de ar limpos também.
Novamente, ao dar a partida, o carro pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal. A única diferença foi a fumaça branca saindo do escapamento, o que eu esperava devido a um pouco de óleo ainda restante no sistema.
Isso desapareceu rapidamente, deixando o carro em marcha lenta com o escapamento limpo.
Então, acelerei o motor e novamente fumaça branca, mas desta vez parece ser diesel não queimado em vez de óleo. Conforme o motor esquentava, a fumaça diminuía até que, novamente, ao dirigir (1-2 milhas), não aparecia nenhuma. Isso foi ontem.
Ótimo, pensei, isso está resolvido, grande engano.
Hoje, quando dei a partida novamente a frio, tenho a fumaça branca em marcha lenta, mas ela também ainda está lá quando o motor é acelerado a quente. Tenho certeza de que é diesel não queimado em vez de óleo devido ao seu cheiro, também no chão há um resíduo de diesel misturado com fuligem preta. Estou supondo que o motor está ou com excesso de combustível ou não está atingindo a compressão corretamente para permitir uma queima limpa.
Tenho algumas preocupações; a primeira é que o motor, na verdade, sofreu algum dano que está causando isso. Isso é possível?
A segunda diz respeito ao turbo, minha unidade antiga era uma 5435 970 0002, mas quando liguei para a RAM Induction, eles afirmaram que me enviariam um turbo 543 970 0000, que era o mesmo, mas com internos mais fortes. Dando uma olhada rápida na internet, parece que a versão '0000' foi instalada nos modelos de 60cv, enquanto o modelo '0002' foi instalado nos modelos de 80cv (o meu).
No site da Borg Warner, parece que a única diferença nas peças do turbo é o atuador da válvula wastegate (o '0000' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,30 bar e um curso de 1,95 mm, o '0002' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,40 bar e um curso de 4,30 mm)
A minha segunda questão é que, apesar do sujeito da Ram dizer que eram iguais, parece haver uma pequena diferença. Essa queda na pressão de reforço pode afetar tanto o abastecimento de combustível, causando fumaça, ou seja, não entra ar suficiente?
Não há códigos de falha mostrando ou no sistema e o carro anda bem.
Quaisquer sugestões/comentários são muito bem-vindos.
Então, desconectei o tubo de ar do turbo para o motor, enchi o motor com óleo e, em seguida, dei a partida no motor. O motor pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal por alguns minutos antes de eu desligá-lo.
Presumi, com razão ou não, que não houve danos ao motor.
Acabei de instalar um novo turbo com um novo intercooler, novos tubos de alimentação e retorno. Tubos de ar limpos também.
Novamente, ao dar a partida, o carro pegou na primeira vez e ficou em marcha lenta como normal. A única diferença foi a fumaça branca saindo do escapamento, o que eu esperava devido a um pouco de óleo ainda restante no sistema.
Isso desapareceu rapidamente, deixando o carro em marcha lenta com o escapamento limpo.
Então, acelerei o motor e novamente fumaça branca, mas desta vez parece ser diesel não queimado em vez de óleo. Conforme o motor esquentava, a fumaça diminuía até que, novamente, ao dirigir (1-2 milhas), não aparecia nenhuma. Isso foi ontem.
Ótimo, pensei, isso está resolvido, grande engano.
Hoje, quando dei a partida novamente a frio, tenho a fumaça branca em marcha lenta, mas ela também ainda está lá quando o motor é acelerado a quente. Tenho certeza de que é diesel não queimado em vez de óleo devido ao seu cheiro, também no chão há um resíduo de diesel misturado com fuligem preta. Estou supondo que o motor está ou com excesso de combustível ou não está atingindo a compressão corretamente para permitir uma queima limpa.
Tenho algumas preocupações; a primeira é que o motor, na verdade, sofreu algum dano que está causando isso. Isso é possível?
A segunda diz respeito ao turbo, minha unidade antiga era uma 5435 970 0002, mas quando liguei para a RAM Induction, eles afirmaram que me enviariam um turbo 543 970 0000, que era o mesmo, mas com internos mais fortes. Dando uma olhada rápida na internet, parece que a versão '0000' foi instalada nos modelos de 60cv, enquanto o modelo '0002' foi instalado nos modelos de 80cv (o meu).
No site da Borg Warner, parece que a única diferença nas peças do turbo é o atuador da válvula wastegate (o '0000' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,30 bar e um curso de 1,95 mm, o '0002' tem uma pressão da válvula wastegate de 1,40 bar e um curso de 4,30 mm)
A minha segunda questão é que, apesar do sujeito da Ram dizer que eram iguais, parece haver uma pequena diferença. Essa queda na pressão de reforço pode afetar tanto o abastecimento de combustível, causando fumaça, ou seja, não entra ar suficiente?
Não há códigos de falha mostrando ou no sistema e o carro anda bem.
Quaisquer sugestões/comentários são muito bem-vindos.