Independent Renault Forums banner

Renault 2.2 DCI - Tamanho da rosca do parafuso do injetor

19K views 20 replies 11 participants last post by  ours2012  
#1 ·
Estou prestes a remover um injetor com fugas e quero ter todas as peças necessárias à mão antes de retirar o injetor. Alguém trabalhou neste injetor antes de eu ser o dono do carro e um dos parafusos torx foi substituído por um parafuso de cabeça philips. Quero colocar parafusos novos assim que retirar o injetor e o assentar corretamente.

A Renault queria £52,00 pelos dois parafusos Torx T30 que seguram o injetor. :confused: Posso arranjar parafusos torx de alta resistência sem pagar esse tipo de dinheiro......
Não preciso fazer longas distâncias no momento, mas preciso usar o carro de vez em quando. Eu poderia tirar os parafusos para verificar o tamanho, mas estou relutante em fazer isso, caso eu encontre um problema e ele coloque o motor fora de estrada.

A minha pergunta é: alguém sabe a rosca que os parafusos têm para que eu possa obtê-los? Não consigo encontrar nenhuma informação na net relativa ao tamanho da rosca quando faço uma pesquisa.

Obrigado,
R.

#4 ·
Re: 2.2 DCI Tamanho da rosca do parafuso do injetor?

Envie-me o seu endereço por mensagem privada e eu envio-lhe alguns
Eu tenho-os. Obrigado por isso. Foi uma oferta muito generosa. Eu devo-lhe uma. :beer:

O injetor saiu com bastante facilidade, afrouxando os parafusos aos poucos com o motor a funcionar. Gostava de poder relatar um sucesso depois disso..... Quando cheguei ao trabalho, descobri que alguém tinha estado neste injetor antes de mim e tinha estragado o trabalho. Eles tinham danificado uma das roscas do furo do cilindro em que o parafuso entra. Eles tinham montado um parafuso de cabeça chata Philips que era um pouco mais longo para passar pela secção danificada. (A rosca é de 6 mm, a propósito. Parafuso de 50 mm)

Agora vou ter de colocar uma torneira de 7 mm e obter um parafuso de 7 mm para caber. Vou fazer os dois, pois acho que a outra rosca do furo do parafuso também está pronta.

Rastrear parafusos Torx de 7 mm provou ser um ponto de partida. Finalmente encontrei alguns parafusos Allen em 7 mm na net que devem fazer o trabalho.

Eu vou deixar você saber como isso vai em devido tempo.....

Tudo de bom. :d:)

#6 ·

:d Realmente não é uma opção quando o trabalho tem cerca de 5 polegadas de espaço sob a proteção de um Espace 4 e você está trabalhando com um espelho para ver o que está fazendo. :eek: Não pode usar parafusos normais de qualquer maneira. O injetor está em um recesso profundo. Precisa de uma ferramenta fina de 100 mm de comprimento, como um torx ou uma chave Allen, para apertar os parafusos.

#7 ·

OK Trabalho feito..... mas ainda não está certo.

Não há muito espaço para colocar as ferramentas no fundo da tampa da válvula - mas não é muito difícil com as ferramentas corretas. Rosqueei o furo do parafuso do injetor danificado para 7 mm. O outro parafuso estava bom, então deixei assim. Limpei o recesso para o injetor. Limpei cuidadosamente a face de assentamento e o injetor. Coloquei uma nova arruela de fogo, apertei tudo........... E ainda vaza! Apenas um leve vestígio de fumaça quando quente.

Tentei apertar cada parafuso incrementalmente enquanto o motor está funcionando para apenas uma pequena melhora.

Desmontei tudo de novo. Limpei tudo - sem sinais de que o assento do injetor (ou o próprio assento do injetor) esteja danificado ou arranhado. Coloquei uma nova arruela de fogo. O motor funciona bem, mas a vedação ainda está vazando na marcha lenta. Desaparece quando acelerado acima da marcha lenta.

Alguma sugestão sobre como curar este pequeno vazamento?

#8 ·
Re: 2.2 DCI Injector bolt thread size?

Acabei de fazer todos os meus injetores, após uma correia dentada danificada me forçar a tirá-los para tirar a tampa da balanceria! Vou recozer as vedações de cobre antes de as colocar e dar-lhes uma camada de cobre fácil. Espero que isso me dê uma vedação estanque ao gás.... Os seus injetores também têm o kit antivibração - manga de plástico e anel 'O'? Eu teria pensado que se você tivesse apenas um pequeno vazamento em marcha lenta, isso poderia ser suficiente para contê-lo? Também vou usar graxa cerâmica nessas peças.

#10 ·
Re: Tamanho da rosca do parafuso do injetor 2.2 DCI?

A fazer todos os meus injetores, na sequência de uma correia de distribuição danificada que me obrigou a tirá-los para tirar a tampa das válvulas! Vou recozer as vedações de cobre antes de as colocar e dar-lhes uma camada de cobre. Espero que isso me dê uma vedação estanque ao gás....
Os seus injetores também têm o kit anti-vibração - manga de plástico e anel 'O'? Eu teria pensado que se tivesse apenas uma pequena fuga em marcha lenta, isso poderia ser suficiente para o impedir? Também vou usar massa cerâmica nessas peças.
Eu duvido que o cobre faça algum bem. Só é útil até 1150 c. Acima dessa temperatura não serve para nada. Não há menção ao uso de quaisquer selantes no manual para este motor nos injetores. O anel O e a manga servem apenas para manter o injetor quadrado na cabeça. A anilha de fogo de cobre é a vedação de gás. Uma vez que passa por isso, o anel O não vai reter os gases extremamente quentes. Eu usaria novas anilhas se fosse você, elas custam apenas alguns £'s

Eu acho que madnoel oferece a única solução, infelizmente.

#9 ·
Re: Tamanho da rosca do parafuso do injetor 2.2 DCI?

A recozedura das arruelas não significa que elas voltarão à sua condição, forma ou tamanho originais.
Além disso, nenhum composto de vedação ou graxa deve ser usado nas faces de vedação da cabeça ou do injetor, pois é provável que carbonize e/ou crie pontos quentes, levando a mais falhas.

Se, após a limpeza e reinstalação do injetor, ele ainda vazar, então algo está errado com as faces de união. Embora possam parecer perfeitamente limpas, podem não ser verdadeiras. A maioria dos instaladores de diesel usa um alargador especial para limpar os assentos antes da montagem. Sabe-se que os gases em fuga dobram os injetores devido às altas temperaturas.
Se um injetor continuar a soprar, há um alto risco de danificar tanto o injetor quanto a cabeça do cilindro e, como nenhuma das duas é um reparo barato, é melhor resolver isso corretamente.
A temperatura e as pressões dentro e ao redor dos injetores são extremas, para dizer o mínimo, então basta a menor quantidade de erro para levar a problemas.:)

#12 ·

Bem, bem... Liguei o motor hoje e dei uma boa e longa volta para aquecê-lo antes de remover o injetor e o injetor parece ter se acomodado. Sem vazamento... Só posso supor que a pressão dos parafusos por mais de 24 horas finalmente esmagou a arruela de cobre e ela se selou corretamente. Acabei de fazer uma boa e rápida volta e parece estar tudo bem. No entanto, vou ficar de olho nisso até ter certeza.

#13 ·

Boas notícias, rodmaker, espero que continue bom.
Comprei vedações novas hoje, depois do conselho de madnoel! Espero que os novos injetores cheguem amanhã. Também comprei os novos pinos do injetor que substituem os antigos parafusos torx....

#14 ·

Boas notícias, rodmaker, espero que continue bom.
Comprei vedações novas hoje, seguindo o conselho de madnoel! Espero que os novos injetores cheguem amanhã. Também comprei os novos pinos do injetor que substituem os antigos parafusos torx....
Isso vai explicar porque não consigo mais obter os parafusos. Eu olhei para um diagrama de peças na Renault e ele mostrava pinos com um espaçador e depois uma porca em cima. Estou supondo que isso substituiu os parafusos, pois estou com o mesmo problema que você?

#15 ·
Também com problemas. Existem outros parafusos que posso usar? Acho que £54 mais IVA é uma piada, só preciso de 2 parafusos :( Também preciso refazer a rosca dos furos, qual o tamanho deles? Só quero ter certeza de que está certo.

#17 ·
Ressurreição do tópico!

Só a minha opinião, e as descobertas.

Os parafusos Torx padrão são TTY (Torque To Yield) e só devem ser usados duas vezes. O meu espace 2.2 DCi precisava de uma reconstrução do motor. As bronzes de biela estavam totalmente destruídas (pistões a bater na cabeça!!), também o injetor nº 4 a soprar como uma locomotiva a vapor. Enquanto lá estive com a cabeça fora, verifiquei os assentos dos injetores e vi que o 4 estava estragado, então voltei a cortá-los todos. Também coloquei helicóides nos orifícios dos parafusos e substituí os parafusos de injetor padrão por parafusos de cabeça (allen) M6 x 50 12.9. Um cálculo mostrou que para replicar o binário de aperto do parafuso TTY, seriam necessários 16 Nm de binário no parafuso do lado do volante (apenas um tem binário elevado). Bastante alto para as roscas na cabeça?!

De qualquer forma, depois de muito apertar e soprar e relaxar os parafusos e voltar a apertar... cheguei à fase em que os injetores sopravam semanalmente, mas estava a recear tirar as roscas da cabeça ao chegar aos binários elevados! Finalmente descobri que apertar os parafusos até 15 Nm a quente inicialmente, e depois voltar a apertar quando frios, funcionou bem e o sopro acabou.

Pode parecer que as roscas vão ceder, mas para replicar as cargas de aperto TTY, é preciso ser corajoso e chegar aos 15 Nm. Mas uma chave de torque precisa e pequena é essencial.

#18 ·
Hmmmm
O torque de escoamento em um M6 12.9 seria superior a 20nm.
95% do limite de escoamento em um parafuso de cabeça M6 é 19,1nm
Parafusos TTY só devem ser usados ​​uma vez. Eles estão sendo esticados até o ponto de escoamento e, se esticados novamente, podem muito bem exceder
Além disso, sim, 15nm é um torque razoável para esse tamanho de parafuso, mas não no reino do Torque to Yield.

Se você pegar uma chave Allen padrão (5 mm ??) e der uma boa força, isso é cerca de 15nm.
Onde as pessoas cometem erros, é usar uma catraca de 1/2 com uma ponta sextavada na extremidade e dar uma boa força. Bem acima do torque recomendado e as roscas em alumínio muito mais fraco sofrem.

Arruelas de cobre novas e faces de assentamento limpas são a outra chave para uma condução livre de chuff chuff.

#19 ·
A força de aperto de um parafuso Renault padrão é equivalente a 16 Nm em um parafuso 12,9 com roscas oleadas (ou Loctite?? Pode ajudar a não soltar).

Sim, um parafuso de cabeça (chave Allen) tem 5 mm, mas um bom esforço é difícil de medir. Descobri que é muito difícil 'sentir' o torque, pois as roscas realmente parecem estar cedendo quando você ultrapassa 14 Nm. Felizmente, 15 Nm resolvem o problema.

Concordo que, se você for usar parafusos diferentes dos padrões, usar apenas uma catraca com um hexágono e puxar até FT só levará a mais problemas.

Meu ponto de aprendizado, uma chave de torque de 1/4 de polegada muito precisa (0-20 Nm) e testar em incrementos até o valor calculado de 16 Nm...... Também saber quando parar!

Eu não gostaria de deformar um 12,9..... Não no meu motor de qualquer maneira lol

#20 ·
Aceite totalmente que é difícil calibrar um bom grunhido :grin2: É por isso que as chaves de torque foram inventadas.

E é também a razão pela qual as chaves e chaves Allen têm comprimentos diferentes, supostamente para que o sujeito "médio" acerte mais ou menos usando o "dê um bom grunhido"

É claro que o que o sujeito fraco de 8 pedras que luta para abrir um novo pote de geleia considera um grunhido será muito diferente do que o sujeito forte que passa metade do tempo empurrando pesos acha que é.
E as pessoas colocam um pedaço de cano na chave ou chave e depois dão outro grunhido para garantir.

A questão é que 15nm é muito menor do que as pessoas pensam que é necessário ou pode ser facilmente alcançado com muita alavancagem.

Nesse sentido, uma chave de torque decente é uma ideia muito boa.

As pessoas fazem o mesmo com outras conexões que entram nas cabeças dos cilindros...... Velas de incandescência e velas de ignição são dois suspeitos principais que são frequentemente apertados em excesso.

Devo admitir que parafusos de alongamento (tensão até o limite de escoamento), como parafusos da cabeça do cilindro, me assustam.
Eu sei que se eu seguir o torque predefinido e o aperto angular, é tudo o que posso fazer, mas eles sempre me fazem sentir woah, demais.