Independent Renault Forums banner

Renault Scenic II 2006 1.6 Automático Erro no Circuito Dephaser DF080

56K views 11 replies 4 participants last post by  jimenezfdo01  
#1 · (Edited)
Olá, sou novo aqui e esta é a minha primeira publicação, mas gostaria de agradecer e expressar minha gratidão de antemão por qualquer ajuda e conselho.

Eu escaneei o Scenic em busca de códigos de falha e continuo recebendo DF0800 Dephaser Circuit.

Nenhuma luz de aviso no painel de instrumentos, nenhum som do motor, nenhum sintoma como partida ou funcionamento ruins, corte, etc... funciona perfeitamente bem, mas esse erro não limpa.

É um sinal de que o De-Phaser está saindo, mas ainda sem sintomas? Ou é o sensor ou atuador com defeito?

Nenhum outro código de falha existe na ECU de injeção.

Mais uma vez, obrigado

#3 ·
Bem, tentei este trabalho hoje... antes de começar, a primeira coisa que fiz foi remover o Solenoide Dephaser, depois liguei-o a uma fonte de 12v... funciona bem, quando energizado ele sobe, quando desenergizado ele desce novamente.

Então coloquei a ignição e testei a fiação, novamente obtive uma voltagem de 12v.

Então parece tudo bem em relação à fiação e ao solenoide.

Então comecei o trabalho da correia dentada, removi a tampa superior, coloquei a ferramenta de sincronização da árvore de cames traseira e o pino da manivela, a primeira coisa que notei foi uma quantidade incrível de folga na correia entre as 2 polias... literalmente podia movê-la para cima e para baixo quase 10 mm... fiquei surpreso que não escorregou a correia... a princípio pensei que talvez não tivesse sido tensionada anteriormente, mas quando coloquei a ferramenta de travamento da polia/engrenagem da árvore de cames na frente, os pinos na placa de travamento passaram pelos orifícios corretamente em cada polia, então eles estavam na posição correta para tensionamento.

Removi a correia, verifiquei a folga na polia Dephaser, nenhuma, completamente rígida... então parece estar tudo bem.

Coloquei a correia nova, usei todas as 3 ferramentas de travamento, tensionei a correia nova e não há folga agora entre as 2 polias como havia antes.

ENTÃO.... Espero que tenha sido apenas a folga que acionou o erro.

Mas isso destaca a importância das trocas regulares da correia dentada, esta correia dentada está entre 11-18 meses atrasada e estou fazendo o trabalho pela primeira vez para um cliente.

Tenho que dizer, no entanto, que este trabalho não é realmente a correia mais fácil do mundo, também tive que drenar o líquido de arrefecimento e renovar a bomba de água, o que também levou tempo extra, mas levei quase um dia inteiro e ainda não terminei porque a escuridão tomou conta.

Demorou muito tempo apenas para tirar as tampas por causa da inacessibilidade dos parafusos da tampa.

Então o sensor TDC também é um pouco complicado para tirar os parafusos.

Como eu disse, correia nova colocada, todas as 3 ferramentas de travamento engatam perfeitamente, então atualizarei se isso corrigir o erro DF080.

#4 ·
Outra atualização,

Tudo junto novamente, funciona bem.

Verificado os códigos, DF080 ainda estava presente de antes de eu fazer a correia dentada, então limpei isso.

Liguei o motor, desliguei o motor e verifiquei os códigos novamente... nada mostrando agora.

Então parece que a correia frouxa foi a causa do erro DF080. Vou voltar em alguns dias e verificar novamente.

#6 ·
Devia ter esticado, não conseguia acreditar que não tinha escorregado. Com tudo travado entre as 2 polias, pressionou para baixo uns bons 10 mm.

Mas não estava mal tensionado porque com a ferramenta de travamento da came na traseira. Placa de travamento da came na frente e pino da manivela em tudo se alinham corretamente. Então, todas as 3 ferramentas de sincronização usadas.

A correia era uma correia Gates com o logotipo da Renault.
Provavelmente a correia original, e vencida, pois o carro tem 7 anos agora, pois está em uma placa 56.

Tenho um novo problema agora, quando o deixei, nenhum código apareceu, rodei por mais de 30 minutos, sem códigos, tudo bem.
Continuando a funcionar bem, mas agora apareceu verificar emissões. Então, voltando para verificar, será interessante ver se o erro do defasador permaneceu claro, provando que era a correia.

#7 ·
Voltei novamente, o DF080 estava causando o acendimento da luz de emissões e da luz de serviço.

Da última vez, eu estava confiante de que era a correia frouxa, pois você podia limpar o código e no momento em que o motor era ligado, o código voltava instantaneamente.

Não faz mais isso, então consertei isso, eles disseram que dirigiram cerca de 15 milhas na estrada, então na viagem de volta ele acendeu.

Então, conectei o Can Clip novamente, encontrei o DF080, sei que o Dephaser não está fazendo barulho/batendo e parecia sólido o suficiente quando o desmontei... e também sei que o solenóide funciona bem.

Então, removi o conector elétrico do solenóide, borrifei um pouco de limpador elétrico nele, depois montei novamente... também criei alguma folga na fiação, pois estava bem apertada sem folga... então é possível que eles tenham passado por um solavanco ou algo assim e o movimento puxou o conector criando o erro.

Limpei o código, então liguei o motor por bons 20 minutos novamente e monitorei o Dephaser, tudo parece estar funcionando bem, estava avançando bem em marcha lenta e em marcha lenta rápida sem códigos de retorno.

Espero que esteja curado agora, disse a eles para tentar dirigir por alguns dias e ver se volta.

#8 ·
Aparentemente, depois de 10 milhas de condução, apareceu.

Verifique as emissões e presumivelmente o erro df080 novamente.

Então, de df080 que não conseguia ser limpo sem mensagens de aviso. Para DF080 que limpa e reaparece após 10-15 milhas com a mensagem exibida.

Tenho certeza de que o tempo está correto, ele liga bem, ele marcha lenta bem, ele acelera bem e dirige bem. Todas as 3 ferramentas também não teriam travado se o tempo estivesse errado.

Então, o próximo passo é verificar novamente o número def mostrando para o erro df080. Estou supondo que é isso que mudou, e é por isso que a mensagem de erro aparece agora e não antes.

Estou pensando que pode ser que, se você tiver uma correia frouxa, com o dephaser avançado, é plausível que ainda esteja dentro da faixa de tolerância, mesmo que o dephaser esteja desgastado.

Mas agora, com uma correia devidamente tensionada, o desgaste significa que, quando totalmente avançado, pode estar fora da tolerância.

Também vou registrar os dados para poder ver o que está acontecendo na tomada quando o erro é acionado.