Independent Renault Forums banner

Sensores de estacionamento do Megane 2009 não funcionam

36K views 11 replies 7 participants last post by  helen4paul17  
#1 ·
Olá a todos,

Espero alguma ajuda, tenho um Megane de 2009, os sensores de marcha-atrás não funcionam de todo, verifiquei a caixa de fusíveis na gaveta do porta-luvas, mas não consigo ver o fusível relevante nesta localização, não me aprofundei na caixa de fusíveis sob o capô, pois a) é um pesadelo entrar e não quero tentar a menos que seja necessário e b) não consegui obter um diagrama do conteúdo, por isso não tenho a certeza do que vou procurar...

Também verifiquei os fóruns neste site (informações muito boas aqui!) e notei que pode estar ligado ao sensor de marcha-atrás na caixa de velocidades, normalmente isto significa que as luzes de marcha-atrás não funcionam, no entanto, neste caso funcionam...

Algumas dicas possíveis?

muito obrigado

Sean

#2 ·
Olá e bem-vindo,
Meus sensores de marcha-atrás de 2011 ainda funcionam, Hurra!

1. Eles pararam de funcionar recentemente, ou você o comprou em segunda mão?
2. Quanto tempo desde que a garantia acabou? ... se não for muito tempo, pode haver (ou não) descontos se você conseguir que a Renault o conserte.
3. Tudo ainda faz bipe?
Engrenando a marcha-atrás, aviso de cinto de segurança não conectado acima de 12 mph, porta aberta/luzes acesas ao sair do carro, etc. etc.?
Eu só pergunto porque você pode diminuir o volume do bipe para inaudível no meu.
4.
Sim, eles só operam se a marcha-atrás estiver engatada. Eu não sei se o bipe da marcha-atrás, as luzes de ré e os sensores de estacionamento traseiros funcionam todos com o mesmo interruptor, mas parece lógico.

5. Se não houver possibilidade de a Renault fazer "reparação" gratuitamente ou "apenas peças": verifique se os sensores estão totalmente livres de sujeira da estrada e devidamente instalados,
Verifique as conexões com as unidades (elas são muito difíceis de alcançar com o para-choque no lugar).
Se você verificou todos os fusíveis/relés da caixa de luvas... então os fusíveis estão lá por uma razão, não é como se tivéssemos disjuntores diferenciais em carros, então substituir um fusível... pode simplesmente queimar novamente.

Há, eu acredito, uma unidade de controle e os sensores. Testá-los, eu não tenho ideia.

Os fusíveis dianteiros, tudo o que eu sei é que os dos faróis estão lá (porque eles não estão na caixa de luvas de acordo com o manual).
Eu não vou ficar procurando sob a ecu para ver quais outros itens estão lá enquanto a garantia antiga ainda está em andamento :). Se não fosse, eu daria uma olhada.

Se você puder rastrear os fios do sensor de volta para a unidade de controle... verifique se há entrada de água ao longo do caminho.

Os sensores/unidade de controle devem ser ajustáveis/para alcance/frequência do bipe, pode-se pensar, talvez isso possa ser redefinido para 0 se houver uma falha.
Eu também não tenho ideia se o sistema falhará se uma unidade das 4 estiver com defeito e ou funcionaria se apenas 1-3 estivessem conectados e funcionando.
Ou seja, talvez desconectar cada sensor um por um possa fazer o sistema funcionar.

Estou apenas especulando o que eu poderia fazer se a garantia tivesse acabado. Muito provavelmente, se nada simples funcionasse, eu o levaria ao meu mecânico local (não Renault).

#3 ·
Olá Coup

obrigado pela resposta

em resposta às suas perguntas:-

não funcionam desde que tenho o carro
a garantia não está mais no carro, pois comprei-o num leilão há 2 anos
outras coisas apitam - o aviso do cinto de segurança, etc...
as luzes acendem quando a porta abre - intrigante, como aumentar o som no volume do bipe?
Descobri numa publicação aqui que as luzes de marcha-atrás e os sensores de marcha-atrás funcionam com o mesmo dispositivo que se engata ao colocar o carro em marcha-atrás

os sensores estão limpos, tive problemas com sensores de marcha-atrás num bmw, no entanto o oposto era verdade, eles apitavam o tempo todo e isso foi corrigido borrifando com WD40, pois a água tinha entrado nas engrenagens

Pode aconselhar onde estão os sensores/unidades de controlo dentro do carro? Também não consigo entender os diagramas da caixa de fusíveis sob o capô - suspeito que seja aqui que pode estar um problema, mas não gosto de mexer a menos que tenha a certeza de que vale a pena

obrigado pelo feedback... muito útil...!

Atenciosamente

Sean

#6 ·
Os meus sensores de estacionamento também não funcionam no meu Megane hatchback de 07.
É o modelo GT, por isso vem de fábrica.

Como o Sr. Pointy, olhei na caixa de fusíveis do painel, mas não consegui ver nada relacionado com quaisquer sensores de estacionamento e não consegui ver nenhum fusível que tivesse ido.

Suponho que a minha próxima tarefa seja olhar para a caixa de fusíveis do motor, o que é uma chatice para chegar.

Pergunto-me, no entanto, se a caixa de controlo do sensor de estacionamento está ligada ou não à caixa de fusíveis do motor?

Além disso, alguém sabe que, nos Renault, se um sensor falhar, ele desliga todo o sistema? Nos BMW, se houver um sensor com falha, o tom de aviso continua continuamente.

#7 ·
O sensor de marcha-atrás retira a energia, creio eu, do conjunto da luz traseira direita. Verifique o conjunto da luz traseira, quer a direita quer a esquerda terão uma ligação extra.
Algumas instalações de pós-venda podem ter retirado a energia diretamente da ligação das luzes de marcha-atrás. Então, se as luzes queimarem, o sensor de marcha-atrás também falha. Tudo isto desde que o seu interruptor de marcha-atrás esteja em condições (automático ou manual?).

#8 ·
O sensor de marcha-atrás retira a energia, creio eu, da montagem da luz traseira direita. Verifique a montagem da luz traseira, ou a direita ou a esquerda terá uma conexão extra.
Algumas instalações de reposição podem ter retirado a energia diretamente da conexão das luzes de marcha-atrás. Então, se as luzes queimarem, o sensor de marcha-atrás também falha. Tudo isso, desde que o seu interruptor de marcha-atrás esteja bom (automático ou manual?).
Obrigado, eu tirei a tampa do painel do lado direito na bagageira e encontrei o módulo do sensor de estacionamento, também o alarme estava lá. Energia indo para o alarme, mas não consegui ver onde a energia estava pegando o módulo na bagageira, então vou tentar o lado esquerdo.

Também encontrei estes na caixa de fusíveis do motor

Image

Image

Isso foi encontrado quando eu removi a caixa de fusíveis do motor!

Também esta ficha estava ao lado

Image

Novamente, ambos não estão conectados.

Um, eu acho, pode ser para os sensores de pressão dos pneus, o outro?!

Também não consegui ver onde eles se conectariam...

#9 ·
Ainda não encontrei o computador Rev, mas encontrei um conector sob a luz NSR com os cabos da cor certa e WD'd. Encontrei a UCH, mas não me apetecia tirar o banco e tudo o que isso implica. Eles estão a trabalhar neste momento, o tempo dirá. Alguém pode me dizer onde está o módulo Rev num Scenic 2, sem ter que tirar toda a parte de trás neste calor? Haynes (como de costume) nem sequer reconhece a sua existência.