Independent Renault Forums banner

Ventoinha do aquecedor Peugeot 306 não funciona.

11K views 4 replies 3 participants last post by  gowmonster  
#1 ·
Olá a todos,

minha tia atualmente dirige um Peugeot 306 1.4 a gasolina de 1998 com ar condicionado que não funciona, mas a ventoinha do aquecedor parou de funcionar para limpar o para-brisa, a ventoinha não opera de forma alguma. Verificarei os fusíveis amanhã, mas se não for o fusível, alguém tem alguma ideia do que mais poderia ser? Estou pensando possivelmente que um rearstat falhou como nos Renault Scenics se ele usar um sistema semelhante.

Harry.

#4 ·
Se o reóstato for, então a ventoinha não funcionará de todo, por isso, se os fusíveis estiverem OK e o motor estiver OK, o reóstato é o principal suspeito. O reóstato está na conduta de ar exterior que desce para o motor, para aceder a ele, abra o capô, retire as guarnições do painel de proteção de plástico (pode ser necessário remover os braços dos limpa para-brisas, não mudo um há muito tempo, por isso terá de perdoar os buracos na minha memória:eek:) e no lado próximo há uma entrada de ar, remova-a e deverá conseguir olhar para baixo para a ventoinha e ver o reóstato. Gira-o 90 graus e ele deve sair, normalmente verá um problema óbvio com os fios na unidade, eles tendem a explodir.:d

Se instalar um novo reóstato, certifique-se de que a ignição está desligada, pois a ventoinha arrancará instantaneamente, mesmo que o controlo esteja definido para desligado, só funcionará a baixa velocidade, mas ainda fará um bom trabalho ao tirar a pele dos dedos!.

Com ar condicionado, espero que não seja uma fuga na tubagem que corre ao longo da lateral/parte traseira do motor, são um #### completo para instalar......se a sua tia alguma vez lhe disser que quer que o ar condicionado funcione e você o reabastecer e as tubagens de alta ou baixa pressão estiverem a vazar, fuja e esconda-se.:rofl:

Espero que isso ajude.:)

EDIT. Na verdade, pensando nisso, partimos um 306 no trabalho não há muito tempo e temos o painel completo fora dele, por isso, se me lembrar, tirarei algumas fotos para lhe mostrar onde tudo está e também verificarei o reóstato nele e verei se é bom. Se não entrar em contacto consigo antes do fim de semana, diga-me.....;)