Independent Renault Forums banner

Problema com o sensor de estacionamento traseiro no Grand Scenic

1 reading
54K views 16 replies 5 participants last post by  salkeld  
#1 ·
Tenho uma falha intermitente e, por vezes, uma falha completa dos sensores de estacionamento traseiros. Já mandei trocar a caixa de controlo pela Renault e o problema voltou a acontecer.
Este é um problema comum e pode ser resolvido?

#2 ·
Normalmente não são sensores defeituosos, se você ouvir um tom longo ao selecionar a marcha a ré, o tom longo normalmente indica que um ou mais sensores não estão funcionando. Isso tende a acontecer quase sempre após neve ou geada severa. Descobri que limpar o sal da frente e sob o para-choque resolveu o problema. Ou você pode esperar até que o tempo melhore e a chuva lave qualquer acúmulo de sal. Funciona para mim todos os anos e certamente não vale a pena pagar por novos sensores que resolverão o problema até a próxima onda de frio.

#5 ·
Tive o problema duas vezes este ano, ambas as vezes após uma geada forte. Eu apenas levo o carro a uma lavagem de carros ARC (aqueles que ainda usam os rolos) e se você mandar pulverizar e limpar a parte inferior ao mesmo tempo, isso resolve o problema quase que imediatamente, se não, espere até secar tudo e todos os sensores funcionarão novamente. Por uma lavagem de carro de £ 2,70, é certamente mais barato do que trocar seus sensores todos os anos.

#7 ·
Os sensores podem parecer limpos e secos, mas qualquer sal ou sujeira das estradas pode grudar na parte de trás de um deles e isso pode fazer com que ele funcione mal, basta uma ou duas partículas na parte do sensor e ele pensa que estão com defeito. A geada ou o clima frio podem abrir a vedação de borracha e deixar entrar sujeira. Tenho tido esse problema nos últimos dois anos e toda vez a Renault tenta me vender novos sensores, mas toda vez que os limpo, eles funcionam até a próxima onda de frio.
O bipe vem continuamente imediatamente ou após alguns segundos? E se você estacionar a cerca de 10 centímetros de um objeto e, em seguida, selecionar a marcha a ré, você recebe algum tom de bipe ou apenas um tom contínuo único? Descobri que, se você tirar da marcha a ré quando ouvir o tom contínuo e, em seguida, colocá-la de volta na marcha a ré, você pode ter 3 segundos de funcionamento adequado antes que ele se torne contínuo, tempo suficiente para estacioná-lo se você tentar isso algumas vezes.

#10 ·
Parece que você está com o mesmo problema que eu tive. Durante os poucos segundos do bipe inicial e do bipe longo, os sensores estão funcionando. Você pode tentar fazer com que alguém passe por eles e ouvirá o bipe antes de ouvir o tom longo. Normalmente não mais do que dois segundos, mas isso pode ser o suficiente para estacionar perto de algo se você continuar tirando da marcha a ré e voltando para a marcha a ré, o que é uma chatice, mas depois de um bom dia de chuva com os respingos das estradas, eles eventualmente estarão limpos e continuarão funcionando por muitos meses. Os sensores estarão bem, mas um ou dois podem ter algo neles, como sujeira ou poeira. Se você limpou a frente deles, provavelmente está na parte de trás do sensor.

#12 ·
Se você conseguir que alguém passe por cada um deles, talvez consiga descobrir qual deles pode precisar de uma boa limpeza. Acho que os meus sempre foram os dois do meio e a lavagem do carro parece resolver isso toda vez.

Também tive problemas semelhantes com os sensores de porta infravermelhos, tive três conjuntos deles trocados na garantia, ainda falham depois de um dia frio, mas novamente uma boa lavagem e eles funcionam bem.

Tenho certeza de que as vedações de borracha são de qualidade realmente barata, por isso certifiquei-me de que este não tinha teto solar. Meu último Scenic tinha dois e ambas as vedações de borracha foram, causando a inundação dos poços dos pés.

#15 ·
A lavagem com jato deve resolver, mas mantenha-a a uma distância para que não haja muita pressão nos sensores.

No fim de semana, os meus estavam a funcionar perfeitamente, mas depois de deixar o carro num parque de estacionamento poeirento, pararam novamente esta manhã, desde então lavei o carro e estão bem novamente.

#17 ·
Olá
Eu mandei instalar um engate no meu Scenic de 2010 e quando dou marcha a ré, os sensores soam continuamente. Eu tirei a barra e eles ainda continuam a soar no máximo. A oficina local da Renault está tentando me vender um conjunto completo. Isso só começou depois que eles instalaram o engate e eles disseram que era por causa da bola do engate, o que obviamente não era verdade.
Eu vi suas outras respostas para limpar os sensores, mas como você os tira e os sensores são embutidos nas peças de plástico?