Independent Renault Forums banner

Muito óleo no líquido de arrefecimento Renault Clio 1.5Dci

12K views 2 replies 2 participants last post by  Ollie1234  
#1 ·
Olá a todos,

Numa longa viagem de volta para casa (320 milhas), notei que o reservatório do líquido de arrefecimento estava a fumegar e a sair. Também consegui ouvir sons de borbulhas no sistema de arrefecimento. Depois de deixar o motor arrefecer um pouco, abri o reservatório do líquido de arrefecimento e uma massa de lama oleosa castanha saiu a jorrar. Estimei que fosse bem mais de um litro. Depois de obter assistência rodoviária da AA (não assistência de reboque), decidi levar o carro até casa para poupar uma taxa de reboque de £200.

O sujeito da AA mencionou que poderia ser a junta da cabeça ou o radiador de óleo que pode estar rachado.

Sintomas:
  • O carro anda bem e não tenho perda de potência ou aceleração
  • Sem fumo do escape.
  • O nível do óleo não baixou muito: coloquei mais 300 ml na estrada.
  • O aquecedor da cabine já não funciona e não liberta calor, por isso acho que todo o sistema de arrefecimento está entupido.
Tudo isto leva-me a pensar que pode ser o radiador de óleo que está a vazar.

Alguém já teve uma experiência semelhante com um Renault Clio?

Qualquer ajuda seria muito apreciada, porque gostaria de o consertar eu mesmo se não for uma tarefa muito grande

Saudações!

#2 ·
Eu acho que a carcaça do termostato tem uma interface óleo/água e uma junta fina... adicione isso aos lugares para procurar.

O que me incomoda é que o líquido de arrefecimento obviamente caiu de onde deveria estar e estava fervendo.

de onde surge a questão do ovo e da galinha.
Ferveu porque o óleo entrou e entupiu alguma coisa?
Ou a fervura fez com que algo se soltasse e causasse o vazamento de óleo?

Eu acho que o último.

#3 ·
Olá Dancingdad,

Obrigado pela resposta rápida. Desmontei parte do sistema de arrefecimento e fui a uma corretora para obter um novo radiador de óleo.

No entanto, ao ver sua resposta, fui procurar o termostato. Eu o retirei e limpei-o bem com cotonetes e papel. Em seguida, borrifei-o com desengraxante e lavei tudo e sequei. Montei tudo de volta e liguei o carro. Após 2 minutos, óleo preto fresco começou a entrar no reservatório do líquido de arrefecimento. Então, isso pode significar que o termostato está quebrado como você sugeriu.

Há alguma outra rota para o óleo entrar no líquido de arrefecimento nesta região do motor (lado oposto ao radiador de óleo)?

Sinto que estou chegando mais perto de resolver isso.

Então, se for esse o caso, acho que dirigir o carro com força por 3 horas na rodovia pode ter causado o vazamento e então todo o sistema foi emulsificado quando o óleo começou a agir no líquido de arrefecimento...