Independent Renault Forums banner

Ruído vibratório ao acelerar

14K views 15 replies 5 participants last post by  ren23  
#1 ·
Olá pessoal, a minha carrinha tem um som vibratório há anos, que eu pensava ser um defletor solto no escape. Ele só aparece numa faixa de rotação específica e depois desaparece, no entanto, agora está 1 mais aparente e 2 dura mais tempo em toda a faixa.

SE ao acelerar eu colocar uma ligeira pressão no pedal da embraiagem, ele desaparece - solte a embraiagem, o som volta.

Pensamentos? rolamento de encosto?? (sem som em marcha lenta ou acelerando em marcha lenta) molas do prato da embraiagem?? rolamento do eixo da caixa de velocidades??

Estou prestes a colocar pneus novos, mas não quero realmente fazer isso se o motor estiver planejando cair fora :confused:

Obrigado por quaisquer pensamentos

#3 ·
Obrigado, sempre pensei que fosse um defletor - parece um. Só com a embraiagem a cair, faz-me pensar que é mais a transmissão, por isso estou a olhar para:

disco de embraiagem - mas pensei que molas partidas dariam alguma vibração na tomada??

rolamento de liberação - não muito preocupado se for, mas geralmente são barulhentos em marcha lenta?

caixa de velocidades - mais preocupado se for provavelmente esta!

#7 ·
O protetor de escape é um culpado provável, mas se a sua carrinha tiver uma embraiagem acionada por cabo, o cabo pode vibrar, alguns fazem-no quando pressionados, outros quando libertados.
Se tiver um cabo, verifique o seu encaminhamento para ver se está seguro e se as peças anti-vibração estão no sítio certo.

#8 ·
Ok, conselhos muito apreciados agora! Fiz cerca de 15 mudanças de marcha desde a partida a frio esta manhã e cerca de 3 minutos após o início da viagem... acelerando para a 4ª marcha e a alavanca de câmbio não se movia para a 4ª posição - apenas rangendo como se estivesse tentando mudar sem a embreagem.

Andei pela berma por cerca de 1/2 milha, 3ª/4ª/5ª (não tentei 1ª/2ª devido à velocidade da estrada) ainda não engatava antes de finalmente conseguir engatar a 4ª a cerca de 35 mph.

Agora dirigi no campo (várias mudanças de marcha) por cerca de 30 milhas sem problemas?

Alguma ideia?? Ainda com a embreagem original em 124.000, o rolamento de liberação está silencioso, no entanto, há um ruído metálico presente, como mencionei antes, em torno de 2500 rpm. A 1ª marcha não engata a menos que o veículo esteja parado, não tenho certeza se sempre foi assim, com certeza, às vezes ela engatava a 1ª em movimento

#10 ·
Obrigado pela resposta Ralph, não.. Mas há uma fuga de óleo do lado da caixa de velocidades - é bastante preto, por isso sempre atribuí a fuga ao cárter/cárter ou ao vedante da extremidade da cambota. Vou verificar.

Estava a navegar pelo fórum e encontrei algumas publicações sobre fugas nos Clio/Megane de onde o selector entra na caixa por baixo, pensei que uma fuga na caixa seria um óleo de cor mais clara? - vou tirar as velas amanhã e ver o que sai, provavelmente precisava de uma mudança de qualquer maneira

#11 ·
Descobri que uma troca de óleo da caixa de velocidades faz uma melhoria notável nas caixas Renault, de certeza que não prejudica nada, procure muitos pedaços de metal no óleo

#12 ·
.. mistura de óleos por baixo, entre a caixa de velocidades/motor = preto.

onde o selector de velocidades se liga através da base da caixa de velocidades é óleo castanho claro - definitivamente não óleo do motor... então!, a caixa de velocidades é do tipo JC5, e noutros locais neste fórum algumas pessoas parecem ter moído a solda do braço selector, removido-o da haste de entrada (fez esse componente) e removido/pressionado um novo vedante, remontado e ressoldado o braço selector. Isto parece fácil, no entanto, conselhos contraditórios, pois outra pessoa mencionou que o vedante é uma adaptação interna? Esta opção parece difícil - alguém pode confirmar se um novo vedante pode ser montado externamente? Além disso, pode ser confirmado que a haste de entrada na placa tem um veio estriado para auxiliar o posicionamento quando é soldada ou não?

#13 ·
Não tenho a certeza se isto é relevante para a sua caixa de velocidades, mas é mais barato do que uma desmontagem da caixa e menos prejudicial do que um soldador. http://www.tnd-france.com/notice_e.htm

• Like
Reactions: ren23
#14 ·
Obrigado pelas informações sobre o kit FN10, existe um vídeo de 3 partes no YouTube sobre a sua instalação, caso mais alguém esteja interessado:

https://www.youtube.com/watch?v=zm7ni-5fyeI

Ainda não drenei o óleo, vou ver o que resta na caixa e partir daí - provavelmente apenas completar (espero que isso possa consertar o barulho?) e verificar o nível de vez em quando. Se o problema de mudança de marcha não reaparecer em breve, vou instalar o kit de vedação - ainda não enviei um e-mail para a empresa, mas parece que custa cerca de £40. Alguém tem alguma experiência em instalar um destes? ficou seco?? as conchas rachadas não parecem 100%.

#15 ·
As conchas divididas não precisam ser 100%. Elas servem apenas para comprimir o anel de vedação que é cuidadosamente colocado sobre a coisa plana. Nunca usei o kit, meu vazamento era em outro lugar.