Independent Renault Forums banner

Mudança da correia de distribuição em 1.4 k4j? Scenic

38K views 23 replies 6 participants last post by  Recycled Scenic  
#1 ·
Olá, acabei de comprar um scenic 1.4 16v de 2000 e tenho algumas perguntas, se não se importar de eu perguntar. Em primeiro lugar, o meu é o motor K4J? E também, alguém sabe se existe uma configuração de chave de torque para o parafuso da polia da cambota? Uma última pergunta rápida, alguém sabe qual a largura das ranhuras na extremidade das árvores de cames? Quero fazer a minha própria ferramenta para as bloquear e estou a tentar descobrir qual a espessura da barra chata que preciso de pedir emprestada, desculpe, quero dizer pedir emprestada:d do meu trabalho, pois vou trocar a correia de distribuição em breve, ouvi dizer que elas são um pouco propensas a partir. Obrigado, Jerry

G
#2 · (Edited)
Sim, o 1.4 é o K4J e o K4M é o 1.6, ambos os motores compartilham a mesma correia dentada. Obtenha um kit de correia completo, pois os rolos de plástico podem e entram em colapso, assim como as correias que quebram :eek:

IIRC as ranhuras têm 6 mm de largura e não as use para segurar o motor ao apertar a cambota ou o pino PMS. Pois eles provavelmente serão danificados.

Não estou em casa esta noite, por isso não posso olhar no manual Haynes, o parafuso da polia da cambota é apertado em ângulo e provavelmente é melhor segurar o volante com um destes http://cgi.ebay.co.uk/VS1284-Flywhe...lt-Petrol-Diesel-/390238429077?pt=UK_Measuring_Tools_Levels&hash=item5adc05df95

Eu já os vi mais baratos na internet

G
#5 ·
eu esperava conseguir fazer isso apenas apertando-o ao máximo. jerry
lol nunca fiz isso :d

Se você não tiver uma ferramenta de travamento do volante, é difícil julgar o quanto você girou o parafuso, mesmo com o carro engatado e alguém pisando nos freios, pois há muita elasticidade.

No passado, consegui fazer isso inicialmente apertando o parafuso com o pino de ajuste do PMS e a ferramenta de travamento do eixo de comando no lugar e, após removê-los, "apertando-o ao máximo" com uma chave de impacto pneumática. Também coloquei algumas gotas de trava de rosca no parafuso da polia da manivela para garantir. Nunca tive um que se soltasse ainda. Posso me arrepender de ter dito isso!:eek:

#4 ·
O parafuso da polia da cambota é um parafuso de uso único, por isso é essencial que seja renovado cada vez que é apertado. Se não o fizer, pode resultar em danos graves no motor.
Eu sugiro que compre ou arranje um kit de sincronização - não só as árvores de cames têm de ser mantidas no lugar, mas também existe um pino de bloqueio da cambota. Tenha cuidado, existem dois tipos diferentes de pinos - um de encaixe deslizante, o outro de encaixe por parafuso - precisará do correto para o seu motor.
Eu sugiro que pesquise como fazer o trabalho corretamente, pois qualquer movimento errado pode resultar em danos graves no motor.
Também é recomendado substituir a bomba de água ao mesmo tempo. Além disso, verifique também a correia auxiliar e o seu tensor, etc. Não é incomum que uma correia auxiliar defeituosa leve consigo uma correia de sincronização perfeitamente nova.:)

G
#7 ·
"Parafuso de montagem da polia de acessórios da cambota 40 Nm + 145°± 15°"
Não há razão para não usar o pino de sincronização ao apertar (não ao remover) Mas não com uma chave de impacto!
Chave de impacto útil para remoção.
Desculpe, mas discordo, o pino tem apenas 8 mm de diâmetro e é bastante longo, eu não gostaria de dobrá-lo.

Com o motor livre para girar, não é o mesmo que usar uma chave de impacto em um motor travado.

#8 ·
O pino é carregado axialmente em compressão, sem flexão, e é o método recomendado pela Renault para travar a cambota ao apertar o parafuso da cambota.

"Posicione a ferramenta de bloqueio da polia da árvore de cames
Verifique se a cambota está em contato com o pino de ajuste PMS
Aperte com torque e ângulo o parafuso de montagem da polia de acessórios (40 Nm +
115° ± 15° ) (cambota em contato com o pino de ajuste PMS)"

G
#9 ·
A melhor maneira de travar o motor é usar uma ferramenta de bloqueio do volante, como eu sugeri em primeiro lugar no post 2

http://cgi.ebay.co.uk/VS1284-Flywhee...item5adc05df95

Não consigo ver como o pino PMS é "axialmente carregado em compressão"? Eu teria dito que o pino PMS está em cisalhamento, o que fará com que o pino dobre se força suficiente for aplicada. O diâmetro do parafuso da polia da cambota é maior do que o do pino PMS, por isso é muito mais forte.

Image

Image

#10 ·
Talvez devesse escrever para a Renault e explicar o erro dos seus métodos:)
O seu diagrama não é representativo da disposição real. Simplificando, você mostra o eixo do pino de sincronização em linha com a linha central da cambota, o pino na verdade engata com a face da cambota e é deslocado (acima) da sua linha central.

G
#14 · (Edited)
Então, como você pode dizer qual é o tipo K e qual é o motor do tipo F?

Os orifícios de ajuste do pino PMS devem estar em lugares diferentes?

Roby afirmou e eu cito
o pino na verdade se encaixa com a bochecha da cambota e é deslocado (acima) de sua linha central.
Então, ele deve estar longe o suficiente acima da linha central da cambota para que a cambota esteja agindo perpendicularmente (ângulos retos) à extremidade do pino de ajuste. Aqui está outro esboço ruim, mas o Microsoft Paint é o melhor que tenho para produzir para fins pictóricos o que imagino?

Image

Hoje, quando cheguei em casa, medi um bloco F4R 2.0 16 V que tenho na garagem. Este motor usa a mesma ferramenta de travamento do eixo de comando que o 1.4 K4J, 1.6 K4M e 1.8 F4P e todos os 4 motores têm o mesmo procedimento de sincronização. O F4R tem um orifício de ajuste PMS na cambota, em oposição à ranhura K4J

Usando a parte inferior do bloco como uma face de referência, a distância até a linha central da cambota era de aproximadamente 60 mm. A distância até a linha central do pino PMS era de aproximadamente 34,25 mm, colocando, portanto, a distância da linha central do pino PMS 25,75 mm abaixo da cambota. Medi o melhor que pude um motor K4J em um Scenic e obtive a figura de aproximadamente 26 mm da linha central do pino PMS abaixo da linha central da cambota. Eu diria que ambos os motores provavelmente compartilham a mesma dimensão?

Desculpe que a qualidade da foto não seja muito boa

Image

Image

Image

G
#11 ·
Quão precisa deve ser uma esboço eletrônico de maço de cigarros? :idunno:

Não tendo atualmente acesso a um pacote CAD ou a um virabrequim e caixa para medir, você está, claro, correto :bowdown: todo o esboço está dimensionalmente incorreto. :d

Assim como na maioria das coisas, geralmente há mais de uma maneira de fazer as coisas e, desde que o resultado final esteja correto, isso realmente importa. :driving:

#12 ·
Nos motores Renault, existem dois métodos para posicionar a cambota.

Um deles é onde um pino simples (haste) é inserido através de um orifício no bloco e se encaixa em uma ranhura usinada na teia da cambota. Quando localizado, a cambota não pode girar em nenhuma direção. Qualquer tentativa de girar a cambota causará tensões de cisalhamento no pino, com o risco de ele dobrar ou quebrar o próprio pino. Existem duas variações deste tipo de pino - um é reto e o outro é escalonado.

O outro método usa um pino de um comprimento predeterminado que rosqueia no bloco e sua extremidade repousa contra um degrau usinado na teia da cambota. Quando localizado, ele impede que a cambota gire no sentido horário (visto da frente do motor), mas ainda pode ser girada no sentido anti-horário. Usando este tipo, qualquer pressão da cambota age em compressão, então, na verdade, ele pode ser usado como uma parada durante o processo de aperto.

Então, antes de começar o trabalho, você precisa determinar qual tipo de pino (3 possibilidades) é adequado, caso contrário, o tempo estará incorreto.:)

#13 ·
De certa forma, todos estão certos :cool:

Os dois tipos de motor 16V desta época - o 'tipo K' e o 'tipo F' - são muito semelhantes em muitos aspectos, mas têm algumas diferenças importantes.

Como mencionado, o motor 'F' usa uma ranhura na manivela e um pino de ajuste deslizante. A Renault afirma explicitamente que o pino de ajuste não deve ser usado para remoção do parafuso da polia, e apenas para o aperto inicial de baixo torque ao reinstalar - e não para o aperto angular final.

No motor 'K', o pino de ajuste aparafusado encosta em um plano usinado na manivela - que está de fato viajando ao longo do eixo do pino quando entra em contato. Consequentemente (como diz roby), a Renault afirma que o pino de ajuste pode ser usado para restringir a manivela - tanto durante o aperto inicial, quanto o aperto angular final. Uma ferramenta de travamento do volante é necessária para a remoção do parafuso da polia porque o plano da manivela está livre para se afastar do pino de ajuste. O manual da Renault mostra o pino de ajuste ainda no lugar com a ferramenta de travamento do volante conectada, porque não será danificado.

Apenas uma pergunta para roby sobre o torque de ajuste do parafuso: o manual K4M (1.6) afirma 20 Nm + 135° (±15°). É diferente no K4J?

#15 ·
Obrigado a todos pela ajuda, achei muito útil. Vou trocar a correia no próximo fim de semana e decidi fazer a bomba de água e a correia auxiliar ao mesmo tempo, conforme aconselhado. Fiquei espantado com o preço baixo das peças! O kit da correia de distribuição, a bomba de água e a correia auxiliar ficam todos em pouco menos de £100, estou muito satisfeito com isso. Obrigado novamente, Jerry

#18 ·
Apenas uma pergunta para Roby sobre o torque de aperto do parafuso: o manual do K4M (1.6) indica 20 Nm + 135° (±15°). É diferente no K4J?
Isso levanta algumas questões. Parece que depende da folha de hinos que estamos cantando! :)
Para o K4M Scenic 40Nm+115° ±15° para K4M Megane 40Nm+145° ±15°
Possivelmente as variações se devem a diferentes parafusos da polia da cambota, o meu Scenic de 100 cv tem um parafuso de 14 mm, enquanto os dci de 80 cv usam um parafuso de 12 mm.
O motor F4R no Megane não usa o pino de sincronização para o aperto do parafuso da cambota. Parece que onde o pino de sincronização é usado para apertar o parafuso da cambota, o pino de sincronização é rosqueado e parafusado no cárter, onde não é usado para apertar, o pino de sincronização não é rosqueado e é apenas um encaixe de pressão. Além disso, o pino roscado trava a cambota unidirecionalmente e o pino simples trava a cambota em uma posição.

#19 ·
Quando foram usados os motores com os pinos de ajuste do PMS acima das linhas centrais da cambota? Pois ainda não vi nenhum?
Se a cambota estiver bloqueada numa direção pelo pino de sincronização, a cambota é colocada em contacto com a cambota rodando no sentido horário (extremidade de sincronização), portanto, o pino de sincronização deve estar acima da linha central da cambota, uma vez que o pino de sincronização está localizado horizontalmente na frente do motor. Essa é certamente a situação com o motor K9K.

#20 ·
Tenho K4m em pedaços agora, correia partida. As cames ainda têm polias presas, ainda não removi a polia da cambota, pois estou à espera de colocar as válvulas na cabeça quando chegarem. Posso perguntar se posso apenas colocar as cames de volta com as polias presas, também, o que acontece se não tiver um pino PMS ?, e pode colocar a correia de distribuição com a polia da cambota até ser montada, e a tampa inferior da distribuição afastada ?

G
#21 ·
Tenho K4m em pedaços agora, correia partida. As cames ainda têm polias, ainda não removi a polia da cambota, pois estou à espera de montar as válvulas na cabeça quando chegarem. Posso perguntar se posso apenas colocar as cames de volta com as polias presas, também, o que acontece se não tiver um pino PMS ?, e pode colocar a correia de distribuição com a polia da cambota até ser montada, e a tampa inferior da distribuição afastada ? Estou a pensar no que pode correr mal aqui ?
Se as árvores de cames foram removidas sem ter que desfazer as rodas dentadas? Então você deve ser capaz de remontá-las assim. Você ainda vai precisar de uma ferramenta de bloqueio da árvore de cames para segurar as árvores para cronometrá-las corretamente. Você pode comprar um conjunto de pinos PMS por cerca de £ 15 e precisará da cambota travada no lugar para o aperto inicial do parafuso da polia da cambota e, conforme a discussão mais acima no tópico, possivelmente para o aperto total. Eu acho altamente improvável que você possa “alavancar” a tampa inferior da correia de distribuição sem quebrá-la! Vai apenas atrapalhar, mesmo que seja possível trocar a correia com a tampa ligada?? Na minha opinião, você deve removê-la. Você vai ter que desapertar e remover o parafuso da polia da cambota para remover a polia auxiliar para colocar a correia de distribuição na roda dentada da cambota atrás dela.

G
#22 ·
Eu não achava que fosse possível remover a cabeça do cilindro superior com as engrenagens da árvore de cames ainda no lugar? Reparei dois motores F4R com roletes guia colapsados e tive que remover as engrenagens da árvore de cames para poder remover as cabeças dos cilindros superiores, o 2º estava meio desmontado quando peguei o carro e novamente não consegui ver como remover a cabeça do cilindro superior com as engrenagens da árvore de cames no lugar? Então, prendi o cilindro superior de volta para manter as árvores de cames no lugar enquanto removia as engrenagens.

Quando comprei meu Scenic 1.4 com uma correia dentada rompida, presumi que não seria capaz de remover a cabeça do cilindro superior do motor K4J sem remover as engrenagens da árvore de cames? Mas talvez eu estivesse errado, esse não é o caso com este motor?

As cabeças dos cilindros K4J e K4M são as mesmas? Eu sei que ambos usam as mesmas juntas da cabeça e usam as mesmas válvulas de tamanho. Vejo no manual Haynes que ambos compartilham o mesmo tamanho de furo.

#23 ·
Desculpe, estive desaparecido por uma semana, planejando as férias de bicicleta na Áustria.

AFAIK as cabeças K4J e K4M são as mesmas, a diferença de CC é de um curso mais longo no 1.6.
As ranhuras de sincronização da came têm 5 mm de largura, consulte este tópico para as dimensões da ferramenta de sincronização: - http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?p=699106#post699106
Mesmo que você pudesse colocar a correia sem remover a polia da manivela, IMHO o tempo não seria preciso.
FWIW, apertei a porca da polia contra o pino TDC, sem danos, mas talvez a manivela K4M dobrasse o pino, pois a manivela é obviamente diferente devido ao seu curso diferente.
Quanto a "passar castanhas" pensei nisso por uma quinzena, pois o tempo estava NBG. No dia, correu como um relógio, seja metódico e pense nas consequências, antes de fazer qualquer coisa que possa fazer com que as válvulas se aproximem novamente dos pistões.
Só meus 4d
Tim